UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sábado, 1 de setembro de 2012

NA RELIGIÃO

RAZÃO PELA QUAL POÇO VERDE É SERGIPANO


O início da história de Poço Verde se dá a partir de 1609, quando Antonio Guedes adquiriu uma sesmaria. Estas terras, provavelmente abrangem todos os limites, desse município.
A origem do nome Poço Verde está relacionada a um poço, situado na fazenda do Sr. Sebastião da Fonseca Dória, conhecida como Fazenda Poço do Rio Real. Após um período de estiagem (seca), permanecendo a sua superfície com uma vegetação verde, mudou-se o nome para "Fazenda Poço Verde", e mais tarde o povoado recebeu este nome. Sebastião da Fonseca Dória, é considerado um dos fundadores de Poço Verde, pois as terras para a fundação de Poço Verde, foram doadas por ele.
Em 1863, a povoação de Poço Verde começou a formar-se primitivamente à margem direita do RIO REAL, no ESTADO DA BAHIA, daí sendo, depois, transferida para o lado esquerdo do rio, no ESTADO DE SERGIPE devido a questão religiosa pois, pertencia quando na Bahia à Diocese de Jeremoabo, muito distante do povoado e com pouca assistência por parte dos párocos. Ao se transferir para Sergipe, ficou pertencendo a Diocese de Tobias Barreto, bem mais perto e, portanto com muito mais assistência de párocos.
Por volta de 1923, foi criado o distrito de Poço Verde, passando a sua sede à categoria de Vila, em 1938 segundo as disposições da Lei Federal nº 311 de 2 de março de 1938. Pertencia o referido distrito ao município de Campos (hoje, TOBIAS BARRETO). Finalmente em 25 de novembro de 1953, foi criado o município de Poço Verde, desmembrado de Tobias Barreto passando automaticamente à categoria de cidade por força da Lei Federal nº 525 - A, de 25 de novembro de 1953.
Hoje Poço Verde é o maio produtor de Feijão do Estado de Sergipe e o 12º do país sendo o 2º de milho no Estado.Também subsiste da pecuária existentes em várias zonas rurais.
Vamos rimar?
------------------

Falarmos de Poço Verde
Terra boa de feijão
É pensar bem positivo
No Padroeiro S. Sebastião.

Aqui no mês de janeiro
Em pleno sol de verão
Os católicos festejam
Nosso São sebastião.

É ele que faz lembrar
Da bravura do Nordeste
também faz repensar
No bondoso pai Celeste.

Poço Verde tem seu povo
Devotos como ninguém
Por isso é que confiamos
Em dias melhores que vem.

Pensando no nosso povo
E no bondoso Jesus
Queremos lembrar também
Da festa de Santa Cruz.

Em todo meio que vem
Dia 03 é consagrado
É ela que tá também
Defendendo nosso lado.

Vou ficando por aqui
Pedindo paz a Jesus
Viva o nosso Poço Verde
De S. Sebastião e Sta Cruz.
-------------------------------
Poço Verde - SE
01 de set de 2012
Hermano Alves



Nenhum comentário: