UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

JOSA - O VAQUEIRO DO SERTÃO



JOSA - O VAQUEIRO DO SERTÃO
Foto: Divulgação



Como diz o ditado, "quem descobre a vocação, não precisa de carreira". Assim é a história de Josa, o Vaqueiro do Sertão, com a música. Tudo começou na Cavalaria do Rio de Janeiro onde Josa aprendeu a tocar. Diante da insistência de seu superior para que ele se dedicasse aos instrumentos de palheta, saxofone e clarinete, Josa resolveu pedir dispensa e seguir por outro caminho.

----------------------------------------------------------
SANFONEIRO – Depois de comprar a primeira sanfona, ainda no Rio de Janeiro, Josa, resolveu "voltar para o norte" e passou a gerenciar uma fazenda na cidade de Simão Dias. Em 1961, o Vaqueiro do Sertão veio para a capital sergipana e, na Antiga Rádio Difusora, participou do programa Manhã Sertaneja, com Carlito Melo, mais conhecido como Caboclo Jeremias. Um ano depois surgiu a oportunidade de apresentar seu próprio programa. E foi ali que Josa foi descoberto, em 1965, por Luiz Gonzaga.

EMOÇÃO – Josa contou ao Portal InfoNet que, embora tenha colecionado muitas alegrias ao longo de todo este tempo, nenhuma foi maior que a de conhecer o Rei do Baião. Principalmente, porque foi de Gonzagão a iniciativa de procurar o "vaqueiro" que apresentava o programa "Festa na Casa Grande".
Depois disto, Luiz Gonzaga levou Josa para São Paulo para gravar seu primeiro disco. O compacto com duas músicas, "No pátio da fazenda" e "Há boi no mourão", foi lançado em 1965. Três anos depois, o Vaqueiro do Sertão apresentou ao público seu primeiro LP "Na sombra da jaqueira".

SHOWS - A decisão de não gravar novos discos veio como conseqüência de uma postura assumida, em 1968, por Josa: não cantaria música de duplo sentido. A partir de então, o Vaqueiro do Sertão começou a se apresentar em touradas, vaquejadas e circos de diversos tamanhos nos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe. Ao seu lado, nos shows, estava sempre a filha Josinete.
Com o casamento de sua parceira nos shows, Josa ficou sem companhia nas apresentações e o destino mais uma vez lhe surpreendeu. Joseane, sua filha mais nova, que segundo Josa, "não cantava nem no banheiro", vendo a tristeza do pai, resolveu substituir a irmã.

JOSEANE – Cumprindo um outro ditado popular, "quem puxa aos seus, não degenera", Joseane, a filha mais nova, tornou-se a nova parceira de Josa nos shows realizados nos circos, touradas, vaquejadas, em cima de caminhões...
Depois de 11 anos acompanhando o pai, Joseane conquistou, em 1993, em um festival de teatro, o prêmio de cantora revelação. No ano seguinte, deu início à sua carreira solo, gravou seu primeiro disco, "Chamego de Menina" e recebeu o título de Musa do Forró. Joseane disse ao Portal InfoNet que entre os momentos marcantes de sua carreira, está "o convite de Zinho, o Mestre do Forró, para gravar o CD "Amigos" e fazer com ele uma temporada de shows em Maceió (AL)".

INESQUECÍVEL - Em relação a Josa, ela conta ao Portal InfoNet sobre a emoção de ter o pai sempre presente na sua carreira: "no início, era eu que ia para os shows dele, depois eu o trazia para participar dos meus". Há oito anos afastada dos palcos, Joseane, ouviu este ano, um pedido emocionado do pai: "Minha filha, a última coisa que lhe peço é que você não deixe de cantar".

Josa

José Grigório Ribeiro, Josa, nascido na cidade de Simão Dias, se tornou um vaqueiro muito famoso na região devido à habilidade na arte de amansar animais. Ele também foi vendedor de frutas na feira da cidade, amansador de burro brabo, militar e costureiro. Mas foi a arte de compor, cantar e tocar sanfona que projetou Josa para o universo artístico e o transformou em um dos principais nomes da cultura sergipana.


Por Silvia Lemos


Fonte: http://www.infonet.com.br


Vamos rimar?
--------------------
Agradeço ao infonet
Pelo registro que fez
De um homem sergipano
Porém senso bom fregues.

Sanfoneiro das antigas
Que animou nosso sertão
Cantando pra todo mundo
Do roceiro ao barão.

É um moço sergipano
Que começou lá no Rio
Conheceu Luiz Gonzada
O Rei-baião do Brasil.

A historia desse Josa
Que viveu em Simão Dias
Fez alegra todo o povo
De Sergipe, Alagoas e Bahia.

Devemos valorizar
Aos artista do sertão
Gente que fez alegra
A todo nosso povão.

O Josa foi esse homem
Que cantou a natureza
Falando da nossa fauna
E demonstrando presteza.

Falou bem do bem-te-vi
Do famoso beija-flor
La na sombra da jaqueira
Que preserva com amor.

Hoje descansa feliz
Num cantinho sergipano
Lá na sombra da jaqueira
Onde está há muitos anos.

Viva o nosso forrozeiro
Salve o nosso forrozão
Agradecemos bastante
Ao vaqueiro do sertão.

Homem simples, dedicado
Como a luz de uma lanterna
Mostrou como foi possível
Ter um boi com cinco pernas.

Vou ficando por aqui
agradecendo a você
Por ser nosso forrozeiro
Do jeito que deve ser...

_____________________
Hermano Alves
Poço Verde - SE
28.08.2012



Nenhum comentário: