UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sábado, 3 de junho de 2017

Árvores da caatinga: CATINGA-DE-PORCO, PAU DE RATO OU CATINGUEIRA

Árvores da caatinga: CATINGA-DE-PORCOPAU-DE-RATO OU CATINGUEIRA



Resultado de imagem para pau de rato


Familia - Fabáceas

A Catinga-de-porco, também conhecida como "Catingueira" tem esse nome em função do cheiro desagradável de suas folhas verdes. Com o nome botânico de Caesalpinia pyramidalis Tul, é uma árvore de porte médio, sem espinhos com 4 a 6 metros de altura, copa aberta, ramos verdes, com abundantes lenticelas esbranquiçadas.
É uma espécie típica da caatinga com ampla faixa de tolerância. Prefere  solos  grossos mas adapta-se até aos mais pobres.
Sua madeira é utilizada como lenha, carvão, estacas, podendo ser utilizada, também, para  produção de álcool combustível e coque metalúrgico.
As folhas, flores e cascas são usada no tratamento de infecções catarrais, nas diarreias e disenterias. O chá da casca é usado para tratamento de hepatite e anemia.
Também é usado no tratamento de verminoses dos animais domésticos.
O gado bovino, caprino e ovino alimenta-se das folhas novas logo depois que brotaram no início das chuvas. Depois de 8 a 10 dias as folhas  adquirem cheiro desagradável e não são mais comidas pelos animais. As folhas fenadas perdem esse cheiro e constituem  boa forragem na estação seca.  A casca é comida por caprinos.
A cinza da madeira  tem elevado teor de potássio e é usada para fabricação de sabão.
Levando em consideração suas utilidades forrageiras, medicinais, para fins energéticos e de construção rural, sua importância para as abelhas nativas e para a recuperação florestal de áreas degradadas, a conservação e multiplicação dessa espécie é importante tanto para fins ecológicos quanto para fins econômicos.

Fonte: "Caatinga - árvores e arbustos e suas utilidades" 

.

Nenhum comentário: