UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

domingo, 30 de setembro de 2012

NIM - UMA PLANTA MULTIUSO OU ÁRVORE DA VIDA

QUEM BRIGA COM A NATUREZA, ENVENENA A PRÓPRIA MESA.



É bom trabalharmos sempre pensando no bem estar da população. Esta planta resolve problemas que só os produtos industrializados resolverias no tocante a saúde vegetal e animal. Ou em certos casos, até para nós humanos. 

----------------------------------------------------------
O NIM (Pertence a Família das Meliáceas, A Mesma do Mogno, do Cedro,
da Andiroba e do cinamomo).

 É uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10 metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre 3 e 5 anos depois do plantio. Nas condições do Nordeste chega a produzir frutos 2 vezes por ano.
Ela se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistentes à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. As substâncias encontradas no NIM funcionam como repelentes e, quando aplicadas diretamente no inseto podem matar ou provocar alterações genéticas. Insetos atingidos pelo NIM, ao se reproduzirem, geram insetos com o corpo defeituoso, de menor tamanho, com baixa capacidade de alimentação e de reprodução, diminuído assim a produção da pragas.

DEFENSIVO NATURAL

O NIM traz grandes benefícios para o agricultor ou agricultora. Suas folhas e sementes podem ser usadas na defesa natural contra muitas pragas e doenças de plantas e também de animais. Controla lagartas, gafanhoto, besouros, pulgões, ácaros, mosca branca, bicudo do algodoeiro e pragas de grãos armazenados. Também controla nematóide e algumas doenças de fungos. No tratamento de animais é usado como carrapaticida e como vermífugo. Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes.
PRODUÇÃO DE MADEIRA

As plantas de NIM quando adultas dão sombra, fornecem madeira de grande qualidade para moveis, mourões e estacas, por serem resistentes ao cupim. Também são usados na recuperação de solos degradados.

INDUSTRIALIZAÇÃO

Das sementes do NIM, extrai-se um óleo, que atualmente é muito procurado pelas indústrias, para a fabricação de defensivos de plantas e de diversos medicamentos de uso humano e animal. É também utilizado para produção de cremes para pele, xampus, sabonetes e creme dental.

PREPARAÇÃO CASEIRA DE DEFENSIVOS

Os defensivos à base de NIM podem ser obtidos tanto das folhas quanto das sementes e são de fácil preparo. As folhas devem ser secadas à sombra e depois trituradas em uma máquina forrageira, para a obtenção do pó. Este pó é colocado de molho de um dia para o outro, depois coado em um pano, resulta em uma calda que pode ser aplicada contra pragas de plantas e animais. As sementes devem ser pisadas em um pilão para retirada de casca. Em seguida deve-se acrescentar um pouco d'água e continuar pisando até obter uma pasta. Continuando-se a pisar começa a escorrer um azeite. É esse azeite que, misturando com água, é usado no controle de pragas de plantas e animais. 
ALGUMAS RECEITAS COM O USO DO NIM
Receita 01
5 kg de sementes secas e moídas
5 litros de água
10g de sabão.
             Modo de preparo:
     Colocar as sementes de Nim moídas em um saco de pano, amarrar e colocar em 5 litros de água. 12 horas depois, espremer e dissolver as 10g de sabão neste extrato, misturar bem, e acrescentar a água para obter 500 litros do produto. Aplicar sobre as plantas infestadas imediatamente após o preparo.
Receita 02
25 a 50g de sementes
1 litro de água
             Modo de preparo:
O procedimento é o mesmo da receita anterior, mas o saco de sementes moídas deve ficar imersa na água por 24 horas. Coar a solução antes de pulverizar as plantas.
Receita 03
2 kg de folhas verdes ou frutas inteiras
15 litros de água.
               Modo de preparo:
      Bater as folhas ou frutos de Nim no liquidificador com um pouco de água e deixar descansar por uma noite, com mais um pouco de água. No dia seguinte, filtrar e diluir a moagem em 15 litros de água para pulverizar as plantas. Esse preparo pode ser armazenado por apenas 3 dias em fracos e locais escuros.




Nenhum comentário: