UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quarta-feira, 28 de novembro de 2018






Árvore de porte elevado, 20-35m, com tronco de 80-160cm de diâmetro. Folha composta bipinada, fruto legume de cor quase preta e em forma de orelha, com semente envoltas em uma polpa branca meio seca, ficando presas ao fruto.  Ocorre em quase todo o Brasil, do Pará até o Rio Grande do Sul, passando pelo Nordeste na Mata Atlântica e no Cerrado (Lorenzi, 2002).
Trata-se, também de uma árvore seletiva higrófita, portanto indicada para plantio em áreas de solo húmido.
Pesquisas realizadas pela Unifesp indicaram que existe uma proteína extraída da semente de tamboril que demonstrou em ensaios pré-clínicos uma potente ação antitumoral, anti-inflamatória, anticoagulante e antitrombótica (Oliva,2013).
Sua copa é bastante frondosa e ampla, madeira durável, embora pouco resistente, utilizada para fabricação de canoas de tronco inteiro, espécie de rápido crescimento e indicada para recuperação de áreas degradadas e arborização de praças e parques na área urbana, pela beleza da sua copa e abundante sombra.

Nome Popular: tamboril, orelha-de-negro, timbaúva
Nome Cientifíco: Enterolobium contortisiquuum (Vell.) Morong
Família: Fabaceae, Ex- Leguminosae-Mimosoideae


Fonte:   http://curiosidadesvegetais.blogspot.com

Nenhum comentário: