UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

PALMA - UTILIZAÇÃO COMO ALIMENTO HUMANO


Palma








   


Nome Cientifico: Opuntia ficus - indica 


Nome Popular: Palma, urumbeta; palma-de-engorda; palma-miúda; palma-doce; nopal; cardo-de-cochonilha, figo-da-Índia.

Estudos sobre os componentes nutricionais da palma forrageira indica tratar-se de um vegetal mais nutritivo do que os comumente encontrados na culinária vegetariana, como a couve, a beterraba e a banana, com a vantagem de ter baixo custo, sem pesar no orçamento da população. 

Vale reforçar que em países como o México, Estados Unidos e Japão este vegetal é um alimento nobre, tradicionalmente servido em restaurantes e hotéis de luxo, em preparos como sucos, saladas, pratos guisados, cozidos e doces.

No Brasil, o preconceito impede o consumo humano da palma em maior escala, sobretudo pelo nordestino que vive no campo. 

Este aceita, no máximo, a planta para ração animal, Enquanto no México, a palma é considerada a terceira hortaliça mais consumida pela população, segundo dados pesquisados.

Utilidades 

Pesquisas recente descobriram que a palma pode ser considerada uma planta medicinal, pois auxilia na redução da taxa de glicose no sangue, efeito importante para pessoas diabéticas.

Seu alto teor de fibras também auxilia no tratamento da prisão de ventre, além de ser rica em Vitaminas A e Ferro, dois nutrientes importantes na dieta. Por ser rica em ferro ajuda no controle da anemia.

A Palma pode ser utilizada na alimentação, após retirar os espinhos, lavar e cortar em tiras ou cubos, que pode ser consumida crua ou cozida. 

Ela tem uma viscosidade semelhante ao quiabo.

Um estudo do Instituto Nutricional Americano concluiu que 500g do fruto de palma (figo da Índia), ingerida durante duas semanas, tem um efeito antioxidante superior a 150mg de vitamina C, consumida no mesmo período. Eles destacaram que este suplemento alimentar é eficaz no tratamento da diabetes, como o aloé vera, gymnea sylvestris, ginseng e outros.

Princípios Ativos

Carboidratos, proteínas, vitaminas A, B1 e B12; a polpa dos frutos contém 47% de água, 37% de substâncias glicogênicas, 7% de proteínas, 6% de sementes, 0,8% de cinzas, 0,02% de lipídeos, substâncias pécticas, sacarínicas, nitrogenadas solúveis e insolúveis e gomosas; os artículos contém glicosídeos, gomas, sais solúveis, albuminóides, resinas.

Outras Propriedades

Outras propriedades alimentares, constituídas pelo parênquima (caule) desta planta (não confundir com a folha), são importantes para a perda de peso, se for ingerido meia hora antes das refeições, assim diminui o apetite.

Também são prescritos como controle da diabetes tipo 2, e do colesterol se estiver elevado.

Os frutos devem ser consumido com moderação, pois pode provocar diarreia ou constipação intestinal, pela quantidade de sementes.

Pode ainda ser utilizada por pessoas com problemas gástricos e síndroma do cólon irritável por ser cicatrizante. Ajuda também nos problemas respiratórios, tosse irritante ou bronquite. É também utilizada quando a pessoa encontra-se com eczema, psoríase e dores musculares.

Algumas Indicações

 Afecção das vias respiratórias, angina, asma, circulação, coqueluche, diabete, diarreia  disenteria, doença cardíaca, dor reumática, febre gástrica biliosa, fígado, limpeza de pele, tônica para pele seca, tosse, tumor benigno da próstata, úlcera, vermes.
Como Utilizar

100 a 500g da palma fresca, sendo duas a três vezes ao dia, meia hora antes das refeições (caule) ou no suplemento uma a duas vezes ao dia.

Nenhum comentário: