UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Arvores de Acerola ou Aceroleira

Arvores de Acerola ou Aceroleira



Foto: Divulgação


A acerola é a fruta mais rica em vitamina C de que se tem notícia.
Bastam quatro unidades desta pequena fruta por dia para suprir toda a necessidade de vitamina C de uma pessoa adulta saudável. 
Devido ao elevado teor de ácido ascórbico, a acerola é amplamente recomendada para a manutenção da saúde, melhoria do apetite, prevenção de irritabilidade e fadiga.
100 g contêm, em média:
MacrocomponentesGlicídios (g)6
Proteínas (g)0
Lipídios (g)0
Fibras alimentares (g)1
VitaminasVitamina A1 (mg)77
Vitamina B1 (mg)20
Vitamina B2 (mg)60
Vitamina B3 (mg)0
Vitamina C (mg)1678
MineraisSódio (mg)7
Potássio (mg)146
Cálcio (mg)12
Fósforo (mg)11
Ferro (mg)0
Conteúdo energético (kcal)32

Como Comprar

Os frutos da acerola devem estar maduros e íntegros, sem deformações, com a coloração laranja ou vermelha bem desenvolvida.

Como Conservar

acerola é altamente perecível. Mantenha-a em congelador, após lavar e secar cada fruta. Assim, conserva-se por até 12 meses.

Como Consumir

Pode ser consumida in natura ou em sucos obtidos a partir da polpa congelada; em geléias, marmeladas, compotas, licores ou refrescos.
O suco de acerola deve ser consumido logo após o preparo e não deve ser colocado em recipiente de metal. A polpa pode ser utilizada na preparação de sucos, sorvetes, vinhos, licores, doces e pastilhas de vitamina C.
Fonte: www.ceasacampinas.com.br 
aceroleira
acerola (Malpighia emarginata), também é conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-bárbaros, tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul.
É da família das Malpighiaceae.
O fruto nasce na aceroleira que é um arbusto de até três metros de altura, seu tronco se ramifica desde a base, e sua copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. 
Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos, têm floração durante todo o ano, e após três ou quatro semanas se dá sua frutificação. Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semi-áridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do vermelho ao vinho, passando pelo alaranjado. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.
A acerola está dividia em duas seleções, a acerola vermelha e a acerola laranja. 
A acerola laranja não causa mal ao ser humano, essa é a que nós alimentamos-nos diariamente. Porém a acerola vermelha é, em grande quantidade, muito perigosa ao ser humano, pois contem o omega 781, que ingerido em grande quantidade( 300 ml, um copo) pode ser fatal.
mudas de acerola

Cultivo

No Brasil, o cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos vinte anos, sendo hoje uma importante cultura principalmente para a economia da Região Nordeste, assim como um impulso para a agroindústria de polpa de fruta congelada.
Sua superfície é lisa ou divida em três gomos e possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da maçã. Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e principalmente vitamina C, que em algumas variedades, chega a ser de até 5 000 miligramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e do limão.

Fonte: 
http://www.viveirodemudas.com

Nenhum comentário: