UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

domingo, 23 de fevereiro de 2014

POVOADOS QUE AVIZINHAM A FAZENDA ABÓBORA

POVOADOS QUE AVIZINHAM A FAZENDA ABÓBORA/R. DO POMBAL - BAHIA






O povoado Feira da Serra fica localizado a 23 km da sede do município de Ribeira do Pombal, fundado por volta de 1940, sendo comemorado seu aniversário no dia 8 de setembro, mesmo dia que se celebra o dia de Nossa Senhora das Graças, padroeira do povoado.
O povoado teve seu inicio a partir do momento em que o Senhor Francisco Souza Borges, sua esposa Maria Souza Borges e família construíram a primeira casa da comunidade, logo em seguida o Senhor Manoel Pamá, o Senhor Joãozinho Vaqueiro e suas respectivas famílias construíram mais casas, embora simples de palha, dali por diante começou a povoar este lugar.
Ex existia na época uma cobertura extensa e sombreada por um pé de Cajarana, na qual funcionava uma feira, sendo considerada uma das maiores da região, onde os poucos moradores vendiam os produtos que cultivavam, a exemplo do feijão; farinha; milho; carne; leite e seus derivados; verduras; frutas e objetos artesanais feitos de pindoba como a esteira, vassoura, sandálias, abanos, cestos, dentre outros; também se comercializava roupas, sandálias, comidas e animais. Era desta feira que a população sobrevivia, alguns anos depois a feira ficou famosa e pessoas da região passaram a participar da feira comprando e vendendo os seus produtos.
O nome Feira da Serra se deu por conta da feira existente na comunidade e frequentada por pessoas de toda região, antes era conhecido como serra das almas, logo mais tarde apelidado por todos de Pindoba (pelo fato da região esta rodeada de pindobeira) e Cachimbo (e até hoje esses apelidos são muito utilizados por moradores da região).
Por volta da década de 50, a senhora Maria Souza Borges, sendo muito católica e devota de Nossa Senhora das Graças patenteou construir uma igreja em homenagem a Santa e com a ajuda de Ferreira Brito ela conseguiu, e até hoje a igreja existe na qual é celebrada uma missa mensal e a novena.
O povoado cresceu e continuou desenvolvendo, e hoje têm escolas, creche, posto de saúde, mercados, bares, etc. É um lugar muito tranquilo para morar e visitar e seus habitantes são hospitaleiros. Em 08 de setembro de 2010 o povoado faz 70 anos de sua existência.
Fonte: http://rdopombal.blogspot.com.br/

Ainda bem pequenino,  no inicio dos anos 70, meus pais e parentes já frequentavam bastante esse povoado. Principalmente aos domingos. Seria o mercado central o ponto de referencia para negociar os produtos primários colhidos no campo.
No mesmo espaço, as pessoas tambem vendiam: doces, bolos manuê, beju de tapioca, comidas, carvão, bocapiu, esteira, saco de esteira para armazenar cereais com areia, entre outros produtos.
Sem falar do maravilhoso passeio nos dias de missa. Que eram realizada num intervalo de 60 - 60 dias. tempo bastante para arrumar recurso para compra a proxima roupa que seria usada na missa. Isso para mim era uma grande festa. Já que não havia outra diversão, a não ser a missa e a própria feira, quando dava certo ir.




Fonte: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7330194794697730547#editor/target=post;postID=4335912000411847128














Quando se iniciou o povoado só moravam nessa região famílias dos Dionizio, em casinhas muito pobres, foi então que com um abaixo assinado, enviado ao Prefeito conseguiu um terreno, e o povoado começou o seu crescimento. Depois começou a chegar outras famílias e construíram suas casas. A escola onde as crianças estudavam era muito longe, então resolveram transferir os alunos para a igreja, que foi construída no centro da comunidade. Esse nome foi dado por que muito antes de chegar à civilização existia muito desses animais e como a localidade fica numa baixa foi dado esse nome “BAIXA DAS ANTAS”. Hoje com varias famílias o povoado agora tem uns 22 anos de existência. O Padroeiro de lá é São José porque a maioria dos primeiros moradores eram José, então quando construíram a igreja colocam São José como padroeiro, assim na época das secas, ele ajudaria com as chuvas.



Hoje um dos profissionais do magistério que presta serviços a esta comunidade faz parte da minha família. (prima). A mesma se desloca todos os dias da sede municipal para prestar esse valioso serviço. Não só no Povoado Baixa das Antas, mas também na Fazenda Abóbora. Ela que é genuinamente desta região. Hoje habita na sede do município.

Todos nos lembramos da Baixa da Capoeira. É exatamente próximo onde se iniciou o povoado Zantinha.  Quase que lela o nome do antigo povoado de Antas. Onde a familia Freire possui sua terras. É nesse mais antigo que existe a capela e tem a sua padroeira N. S. da Conceição. Lá também descansa eternamente a população que partiram desta vida para habitarem em outro plano. Já que possui um dos mais antigos cemitérios da região. Nomes como: Lianinha, Totonho Freire, Pedro Freire e outros, são bastante conhecidos entre a população do Municipio de Ribeira do Pombal.

Outros como Gaudêncio, Lorenço, Vilarindo, Cundino, Santinho Totonho entre vários, jamais sairão da memoria desta população.



 Fonte: https://www.blogger.com/blogger\Unidos pela preservação



Vejam também

  • SACO DAS ABÓBORAS - MINHA TERRA, MINHA SAUDADE.
  • FAZENDA  ABÓBORA  E  OS  SEUS  PERSONAGENS
  • RIBEIRA DO POMBAL - ORIGEM E CULTURA REGIONAL
  • POÇO DAS VARAS - CULTIVANDO VERDE
  • FAZENDA ABÓBORA - O SERTANEJO É SEM DÚVIDAS UM FORTE
  • POÇO DAS VARAS - RIBEIRA DO POMBAL - BAHIA
  • FAZENDA ABÓBORA - RIBEIRA DO POMBAL - BA



Nenhum comentário: