UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quarta-feira, 20 de março de 2013

A CASA DO JOÃO DE BARRO


Como o joão de barro constrói sua casa

Como o joão de barro constroi sua casaO joão-de-barro é uma espécie de pássaro que vive em várias áreas do Brasil, além de possuir um bonito canto, ele também se mostra um brilhante arquiteto. Na hora de construir a sua casa, esse passarinho é minucioso nos detalhes e realiza um trabalho impressionante. 

A inteligência é outro ponto forte dessa ave, que construí sua casa em tempos de reprodução de modo que a estrutura garanta todo o conforto que a fêmea e os filhotes necessitam. Para fazer a construção, o joão-de-barro usa barro úmido e palha seca, podendo realizar até 500 viagens para conseguir material suficiente para o seu projeto. 

A ferramenta de trabalho da ave é o bico, sua casinha é formada por dois cômodos e se mostra um abrigo extremamente seguro. É importante que as pessoas respeitem essa ave tão trabalhadora e não danifiquem suas casinhas que requerem tanto esforço para serem construída.

Fonte: http://golddicas.blogspot.com.br



Vamos rimar?

A natureza é geniosa
Com a vida natural
Veja que arquitetura
Em cima dum galho de pau.

Basta vê o joão de barro
E a Maria barrela
Não precisa engenheiro
Pra erguer a casa dela.

Fazem tudo com carinho
Na hora de produzir
Procuram portos seguros
Pra ninguém o destruir.

Faz a casa bem feitinha
Na beira de uma lagoa
trabalha com barro mole
junto a palha de taboa.

As vezes é tomado por outros pássaros que por não ter a coragem de construir a sua propria morada, acaba tomando o ninho que deu tanto trabalho ao joão de barro e a maria barrela. Exemplo disso é o bem-te-vi, o sofrê, os periquitos e as pêgas sofrê. Outras vezes são os besouros, que também gostam de se apossar dos casas do joão de berro e maria barrela. Imaginem o quanto é sofrido e quanto trabalho dá para construir um casa dessa.
-----------------
Hermano Alves
20 de março de 2013
Poço verde - se


Nenhum comentário: