UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sábado, 9 de março de 2013

BAMBU - PLANTA DE MIL E UMA UTILIDADES



BAMBU
O bambu também é medicinal. É originário da Índia e cultivado no Brasil inteiro, nascendo até mesmo espontaneamente. Seu nome científico é Bambusa arundinacea, Willd. (Arundo bambos, L., Bambos arundinacea, Retz., Bambusa arundo, Klein e Nees, B. orientalis, Nees), da mesma família.

É árvore com até 30 metros de altura com espinhos curvos de até 3cm de comprimento, colmos curvados e muito resistentes, brotando até 100 de cada raiz e internódios de 45cm.



A espécie Bambusa vulgaris, Schrad, da família das Gramináceas, é febrífuga, anti-hemorrágica, suco calmante nas afecções nervosas, brotos estomáquicos, antidisintéricos e depurativos. Até mesmo as larvas que vivem dentro dos internódios são comestíveis para alguns povos que a elas atribuem propriedade afrodisíaca. O bambu tem grande oportunidade para ser aproveitado especialmente como medicamento, no Oriente.

No Brasil tem pouca aplicação, mas em outros países serve para confeccionar bengalas, cercas, canetas, escadas, cadeiras, quebra-ventos e muitos outros utensílios. Serve também para a construção de aeroplanos. Fornece 55% de celulose com emprego nas indústrias de papel.

Na base dos internódios formam-se concreções ou depósitos compostos de sílica e potassa, que são contraveneno de quaisquer tóxicos e eficazes na cura das paralisias e da flatulência. As folhas são usadas como adubo verde. Vegeta em terras úmidas.

Esse líquido, quando exposto ao Sol, coagula-se e toma a forma de lágrimas. Chama-se o “açúcar do bambu”. Segundo dizem, é o primeiro açúcar conhecido pela humanidade.

Seu rizoma é diluente e muito eficaz na cura das moléstias da pele; são emenagogas as suas folhas, seu suco é adocidado e também empregado em medicamentos, além de fornecer uma bebida alcoólica, espécie de aguardente conhecida em Portugal como “tabaxir”.


Usado na índia como alimento, assim como na China. Usado como forrageira para os bois, búfalos e elefantes. Seu comércio é intenso. Suas sementes são de alto valor alimentício.

Suas folhas são curto pecioladas, lineares, ou linear lanceoladas, ápice rígido e híspido, margens escabrosas e base arredondada e ciliada, até 30cm de comprimento, glabras, pubescentes na página inferior e com 4-6 nervuras principais e 7-9 intermédias e poucas glândulas transversais, bainha estreita, inteira ou guarnecida com pêlos.


















Nenhum comentário: