UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

NOSSA VEGETAÇÃO

        Que bom podermos vermos quanto a Natureza é generosa! Basta andarmos pelos caminhos que dão acessos as diversas comunidade de nossa região. ali encontraremos encravadas dentro das cercas aramadas, algumas das preciosas plantas que talvez não a tenha dentro da própria propriedade, quem sabe, foram dizimadas para dar lugar à plantações diversas ou cultivo lucrativo. Mas a natureza sempre arranja um jeitinho para nos mostrar o seu potencial vegetativo. Sorte terá as gerações futuras se ainda verem algumas dessas plantas hoje existentes. Mesmo que raramente. Assim, a cada dia procuramos exibir de um jeito ou de outro um pouquinho do que ainda resta da nossa tão sofrida flora. Quando preservamos as matas, e a vegetação em geral, estamos prolongando a vida também da fauna. Quem também faz parte desse processo.  


PAU-FERRO
Pau-ferro - Árvore da família das leguminosas (Caesalpinia ferrea), comum nas matas pluviais e nas caatingas, que tem o tronco manchado de claro e escuro, folíolos pequenos muito ornamentais, os frutos são legumes lisos, perfumados e ricos em tanino, e a madeira é extremamente dura; jucá 


GONÇALO-ALVES
 Árvore grande, das matas secas, cerrados e caatingas, da família das anacordiáceas (Astronium fraxinifolium), de caule ereto e casca alvacenta, flores pequenas e alvas, e que fornece madeira de lei, usada em marcenaria; ubatã, aroeira-vermelha, jejuíra, gonçalo-alves, sete-cascos, xibatã..  

JUAZEIRO
 Árvore alta e copada da família das ramnáceas (Zizyphus joazeiro), característica da caatinga nordestina, de folhas trinérveas, flores pequeninas, fruto drupáceo, amarelo, com polpa edule, e cuja casca é rica em saponina e serve como sabão e dentifrício. Fornece ao gado sombra e alimento, não perdendo a folhagem durante a seca.  





Nenhum comentário: