UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Carcará
Foto: divulgação
Carcará em Roma, no Texas, nos Estados Unidos
Foto - divulgação
Polyborus plancus, chamado popularmente de caranchocaracarácarcará1 e gavião-caracará, é um falconídeo. Sua envergadura chega a 123 cm e o comprimento varia entre 50 e 60 cm. Seu nome científico é Polyborus plancus ou Caracara cheriway; a subespécie brasileira é P. p. brasiliensis. É tido como ave tipicamente brasileira, tanto que Audubon o chamava, no século XIX, de "águia-brasileira". No entanto, possui uma distribuição geográfica ampla, que vai da Argentina até o sul dos Estados Unidos, ocupando toda uma variedade de ecossistemas, fora a cordilheira dos Andes.
O carcará é facilmente reconhecível, quando pousado, pelo fato de ter uma espécie de solidéu preto sobre a cabeça, assim como um bico adunco e alto, que se assemelha à lâmina de um cutelo; a face é vermelha. É recoberto de preto na parte superior e tem no peito de uma combinação de marrom claro com riscas pretas, de tipo carijó/pedrês; patas compridas e de cor amarela; em voo, assemelha-se a um urubu, mas é reconhecível por duas manchas de cor clara na extremidade das asas.
O carcará não é, taxonomicamente, uma águia e sim um parente distante dos falcões. Diferentemente destes, no entanto, não é um predador especializado e sim um generalista e oportunista (assim como os seus parentes próximos, o chimango e o gavião-carrapateiro ou chimango-branco), alimentando-se de insetos, anfíbios, roedores e quaisquer outras presas fáceis; ataca crias de mamíferos (como filhotes recém-nascidos de ovelhas) e acompanha os urubus em busca de carniça. Passa muito tempo no chão, ajudado pelas suas longas patas adaptadas à marcha, mas é também um excelente voador e planador.
 Reprodução do carcará

Um casal de carcarás pode ser visto próximo dos humanos, por exemplo, numa área de atividade agrícola, mais especificamente, chegando a alguns metros distante de um trator que esteja arando 

Vamos rimar?

Aqui mesmo em Poço Verde
Alguém há de se lembrar
Existia muitas aves
Por nome de carcará

Ainda existe um pouquino
Mas não é com abundancia
Só a amostra continua
Vista de muita distancia.

É uma ave bonita
Temida pelos pintinhos
Pra não servir de alimento
Quando está no seu cantinho.

Parente do gavião
Outro bom destruidor
Mas compõe a natureza
Vos dando muito valor.

Falar bem das nossas aves
É gostoso e nos faz bem
Trazendo felicidade
Sem fazer mal a ninguém.

Assim como o carcará
Existem outras também
Compondo a Natureza
Até nos fazendo o bem.

Que legal falar assim
Da nossa Fauna querida
Preservando sempre temos
Intacta pra toda a vida.
------------------------------
Poço Verde - SE
16 de jan de 2014
Hermano Alves

Nenhum comentário: