UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

BRASILEIRINHO OU ÁRVORE DA LUMINOSIDADE

SEMELHANÇAS E COINCIDÊNCIAS,

APESAR DE SER EXÓTICA
Fotos: Divulgação

  • Nome Científico: Erythrina variegata
  • Nomes Populares: Eritrina-verde-amarela, Brasileirinho, Eritrina, Eritrina-bicolor, Eritrina-variegada, conhecida no exterior como sunshine tree, ou árvore da luminosidade. em sânscrito (paaribhadra) significa árvore da sorte.
  • Família:  ou leguminosa
  • Categoria: 
  • Clima: 
  • Origem: ,
  • Altura: 
  • Luminosidade: 
  • Ciclo de Vida: 

  •    A eritrina-verde-amarela é uma árvore espetacular, devido principalmente ao colorido de suas folhas. Seu porte não é muito grande, atingindo de 8 a 12 metros de altura. As folhas têm a forma de losango, um tanto ovaladas, e a coloração verde, com manchas amarelas recobrindo as nervuras. As inflorescências, contém numerosas flores vermelhas, como as flores das outras espécies do gênero Erythrina, e são ricas em néctar, muito visitadas por beija-flores. Sua madeira é leve e de baixa durabilidade.
  Esta eritrina é caducifolia e também é excelente fixadora de nitrogênio, tornando-se assim uma leguminosa importante nos locais onde é inserida. Sua utilização paisagística é ampla e em franca expansão. Pode ser utilizada em grupos, mas sua beleza destaca-se mesmo quando plantada isolada em gramados bem cuidados, onde sua bela copa centraliza as atenções no jardim. Além disso é uma planta muito rústica, de baixa manutenção, o que a torna adequada para a arborização urbana, como parques e jardins públicos.
Devem ser cultivadas com bom espaçamento, sob sol pleno, em covas bem preparadas, em solo fértil, bem-drenável e enriquecido com matéria orgânica. Não aprecia o frio, sendo indicada apenas para regiões tropicais e subtropicais. Multiplica-se principalmente por estaquia.
Fonte: http://www.jardineiro.net/

Aqui em Poço Verde, esta bela árvore, pode ser encontrada em diversos locais. Entre eles: Residencia de Dona Aurora, (Rua Paulo Santos) próximo ao curral dos animais, Bairro Fazendinha, na avenida Epifânio Dórea (próximo ao calçadão, no sítio do Sr. Zé Exator (em Cachorro Morto) e na Residencia de Djalma e Zelito (em Terra Vermelha). Além de outras localidades. Pois por aqui esta colorida planta já é adotada em muitos lugares.

Observação: Ela se parece bastante com a sua parente, o nosso nativo e quase abundante MULUNGU.

Nenhum comentário: