UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SOMBRINHA-CHINESA




SOMBRINHA CHINESA




Nome Científico: Cyperus alternifolius
Nomes Populares: Sombrinha-chinesa, Palmeira-umbela, Planta-umbela, Sombrinha
Família: Cyperaceae
Categoria: Plantas Aquáticas, Plantas Palustres
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Madagascar
Altura: 1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene


O Cyperus alternifolius ganhou o nome de sombrinha-chinesa devido à forma que tomam suas folhas. Esta planta possui as hastes finas e resistentes e proporciona um belo efeito ornamental. Na mesma família (Cyperaceae) estão também outras plantas mais conhecidas, como o papiro (Cyperus papirus), que era utilizado pelos egípcios para a confecção do papiro, e o papiro-brasileiro (Cyperus giganteus) que é nativo do Brasil.

Desenvolve-se sob sol-pleno ou meia-sombra. Apesar de suportar o sol muito forte e frio intenso, nessas condições geralmente fica com as folhas queimadas e com mau aspecto. Quando cultivada diretamente no solo bem drenado, seu desenvolvimento pode ficar comprometido, devendo permanecer à meia-sombra. Já em solo úmido ou ainda em solo alagado, com coluna de água em torno de 5cm, aceita sol pleno. Mostra-se, assim, uma ótima planta para ser cultivada em lagos ornamentais, desde que suas raízes sejam mantidas sob controle. Cresce até cerca de 1,5 metro de altura.

Possui folhas perenes, sempre verdes, estreitas e eretas que partem do centro de uma haste, obtendo o formato de uma sombrinha. Requer que as folhas velhas sejam retiradas para manter uma melhor aparência. A sombrinha-chinesa não é exigente quanto ao pH da água, suportando altos índices de reserva alcalina. Assim, desenvolvem-se muito bem mesmo em lagos de alvenaria. As flores não têm importância ornamental.

Sua propagação pode se dar por sementes, por divisão do rizoma ou ainda cortando-se as folhas com uma parte da haste e deixando-a na água ou enterrando-a em solo úmido ou areia.

Alerta:

A sombrinha-chinesa é uma planta palustre de crescimento muito rápido, chegando a ser considerada como invasora em determinadas situações. É importante não introduzi-la indiscriminadamente em áreas abertas nas quais poderia prejudicar a flora local, considerando seu caráter altamente invasor.

Nenhum comentário: