UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sexta-feira, 2 de maio de 2014

BARRAGEM DO AMARGOSA POÇO VERDE, QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ!

ESTA É UMA IMAGEM DE 2008 CONFORME IMPRESSÃO NA MESMA

CALAMIDADE DA SECA

Considerado um dos pontos turísticos da nossa região, a Barragem do Amargoso mostra pela primeira vez a sua face negra e negativa. Desde a sua inauguração ocorrido nos anos 80, esse grande patrimônio hídrico nunca esteve nessa situação. Devido as grandes estiagens ocorridas nos últimos anos,  o que era fonte de renda para algumas famílias na criação de peixe em gaiolas, agora se encontra como estamos vendo. Seca total.
Todos nós que conhecemos o potencial hídrico desta que era uma das maiores reservas de água da região poçoverdense, gostaríamos de vê alguma autoridade se interessar em recavar o que hoje está praticamente seco com o fundo rachado e pedindo clemência. Veja também que quase não existe mais a vegetação nativa em volta da mesma. A pequena visão que temos nessa fotografia, vemos apenas algumas arvoretas exóticas numa pequena faixa seguindo o paredão. Mas nos lados nascentes e circular está bastante desprovido de vegetação. O que contribui para a evaporação da água.
Além das famílias que sobreviviam da criação de peixes no sistema de gaiolas, outros produziam verduras em volta da barragem. Principalmente no lado Norte. Hoje olham para trás e verem um senário desolador e triste. Sem esquecer dos proprietários de bares do entorno da aguada. Onde sobreviviam do turismo com as constantes visitas de pessoas interessadas em conhecê-la e saborear os gostosos peixes que ali eram pescados pelas famílias já lembradas. Enfim, acho que toda a região está muito triste em ver faltar aquela abundancia de água já visualizada num passado não tão distante.

Hermano Alves - 02 DE MAIO DE 2014




Fotos: Hermano Alves

Fotos: Hermano Alves

Fotos: Hermano Alves


Fotos: Hermano Alves


Maquinas fazendo o trabalho de limpeza da barragem

Nenhum comentário: