UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

OS MISTÉRIOS DO VAGA-LUME





VAGA-LUME


O que são vaga-lumes?

São besouros que emitem luz. Porém, nem todas as espécies possuem luminescência. Só algumas espécies, ao longo da evolução, incorporaram a bioluminescência porque ela facilita a comunicação sexual e a defesa.
Os vaga-lumes que não emitem luz em geral desenvolvem atividades diurnas.




Como é produzida a luz do vaga-lume?

A luz é produzida pelo organismo do inseto com uma reação bioquímica que libera muita energia.
O processo chamado de "oxidação biológica", permite que a energia química seja convertida em energia luminosa sem a produção de calor, por isso é chamada de luz fria.
As luzes têm diferentes cores, pois variam de espécie para espécie e nos insetos adultos facilitam a atração sexual. Os lampejos equivalem ao início do namoro: são códigos para atrair o sexo oposto.
Mas a luminescência também pode ser usada como instrumento de defesa ou para atrair a caça.

Processo de "produção de luz"

Uma molécula de luciferina é oxidada por oxigênio, em presença de ATP (trifosfato de adenosina), ocorrendo assim a formação de uma molécula de oxiluciferina, que é uma molécula energizada.
Quando esta molécula se desativa, ou seja, quando ela perde sua energia, passa a emitir luz.
Esse processo só ocorre na presença da luciferase, que é a enzima responsável pelo processo de oxidação.
As luciferases são proteínas compostas por centenas de aminoácidos, e é a seqüência destes aminoácidos que determina a cor da luz emitida por cada espécie de vaga-lume.
Para cada molécula de ATP consumida durante a reação, um fóton de luz é emitido. Portanto, a quantidade de luz enviada pelo vaga-lume indica o número de moléculas de ATP consumidas.

Engenharia genética

Há mais de 10 anos o fenômeno da bioluminescência dos vaga-lumes vêm sendo objeto de estudo.
Técnicas de engenharia genética estão sendo usadas para fazer com que bactérias possam produzir luz.
Para isso, é necessário isolar e multiplicar os genes dos elementos presentes no organismo do vaga-lume e inserir dentro da bactéria e esta passa a emitir luz como ocorre nos vaga-lumes.

"Cupinzeiros luminosos"



No Brasil o espetáculo da bioluminescência é oferecido pelos chamados "cupinzeiros luminosos".
Estes cupinzeiros luminosos são encontrados na região amazônica e no cerrado do Estado de Goiás.
É no cerrado onde a concentração de vaga-lumes é maior, fazendo com que a paisagem fique com chamativos pontos luminosos.
É observado principalmente no período de outubro a abril, em noites quentes e úmidas, como se fossem uma série de árvores de natal.
O que ocorre na verdade é que a fêmea depois de fecundada, deposita os ovos no pé dos cupinzeiros.
A noite, elas "acendem" suas luzes, atraindo a caça; insetos que em geral são cupins, mariposas e formigas.
Antigamente era possível observar no cerrado de Goiás enormes campos cobertos com esses cupinzeiros, mas com a ocupação da aréa para o plantio de soja os campos foram praticamente destruídos.
É necessária a preservação desses campos, pois a importância dos cupinzeiros luminosos não está apenas associada com sua beleza.
A espécie que habita os cupinzeiros são de fundamental importância para a pesquisa.




Ameaça aos vaga-lumes

Um problema que ameaça os vaga-lumes é a iluminação artificial, que por ser mais forte, anula a bioluminescência, podendo interferir diretamente no processo de reprodução da espécie que podem sofrer perigo de extinção.

Página feita por Keila Eliza Grimberg

Licenciatura em Ciências Exatas - USP - São Carlos - 1998.

Fonte: http://educar.sc.usp.br



Qual a diferença entre fruto ou fruta?


Os termos “fruto” e “fruta”  embora bem parecidos, possuem por si significados diferentes, o que muitas vezes proporciona dúvidas quanto a maneira correta de classificar, definir e até mesmo diferenciar os mesmos não só na Língua Portuguesa (hora da escrita, pronunciação), mas na hora de diferenciar ou classificar o que pode ser considerado fruta ou fruto.
Fruto:
  É um termo botânico que é aplicado ao órgão que tem como principal função disseminar sementes e
 proteger. Os frutos são derivados a partir da fecundação dos ovários das plantas com flores, sendo considerados estruturas típicas das angiospermas. Portanto pode se dizer que o termo “fruto” tem sentido técnico dentro da botânica.
Fruta:
É considerado um termo popular aplicado aos frutos comestíveis e de sabor adocicado, tais como, uva, banana entre outros. Mas esse termo geralmente não é aplicado ao tomate, que mesmo sendo um fruto, mas possui sabor adocicado.
Além dos dois termos sitados acima, ainda podemos sitar o pseudofruto, são os frutos de estrutura carnosa que não se originam do ovário da flor, mas sim de outras partes florais, como por exemplo o caju.
Os pseudofrutos são classificados em três grupos, sendo eles:
Pseudofrutos/ Simples: Quando se dá pelo resultado de uma mudança de receptáculo de um flor, como por exemplo:maçã e pêra.
Pseudofruto/Composto: Que é oriundo dos penduculos de uma flor com vários ovários, como por exemplo: Morango, framboesa e outros.

Pseudofrutos/Múltiplos:  É a conseqüência de vários desenvolvimento do ovário que se agrupam, como por exemplo: abacaxi, amora e outros.




Fonte: http://www.dicasfree.com

Nenhum comentário: