UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sábado, 2 de julho de 2011

AGRICULTURA E CIVILIZAÇÃO

 AGRICULTURA E CIVILIZAÇÃO
-----------------------------------------------



      Ao descobrir a agricultura, o homem viu-se obrigado a aprender cada vez mais para mantê-la. Ele deixou de ser nômade, domesticou plantas, transformou a pratica em ciencia. Então, entrou para a história escrita: em 200 a.C., Públio Catão escreveu que "o que o maior louvor que se pode fazer a um homem é apresentá-lo como um bom agricultor". Columela, o célebre agronomo que viveu um século antes de Cristo, fez questão de registrar que "sem os agricultores nem o homem poderia substituir, nem tudo que lhe diz respeito"

          Antes de aprender a plantar, o homem perambulava de uma área para outra em busca de boas quantidades de alimentos. Ele vivia de caça, da pesca, da coleta de plantas e deve ter experimentado praticamente tudo o que havia durante seu longo percurso pela terra. Por isso não é errado supor que alguns individuos tenha ficado doente ou morrido apos a ingestão de determinadas plantas, e que, provavelmente, foi assim que o homem primitivo aprendeu a associar as plantas que serviam ou não par a alimentação. 
          Os historiadores acreditam que a atividade agrícola começo há uns 10 mil anos a.C., no Oriente Médio, na América Central e no oeste da América do Sul, ao mesmo tempo. Apesar das florestas equatoriais e tropicais serem pródigas em frutos, sementes, raízes, seivas, madeiras e fibras úteis ao homem, esse ambiente não era propício à atividade agrícola porque ainda não havia instrumentos apropriados para derrubar árvores e capinar. Os vestígios mais antigos de atividade agrícola são encontrados em zonas de transição , onde as condições ecológicas era favoráveis. Na região andina, por exemplo, o meio ambiente apresenta uma estreita relação costa-serra-selva, com várzeas de solos férteis enriquecidas periodicamente pela de posição de aluviões nas enchentes, e oásis dispondo de água, solos ricos em sais minerais e de pH neutro. Nessas zonas, o homem encontrava não só os alimentos que já conhecia  de sua atividade coletora nas matas, como também os cereais nativos das áreas de vegetação aberta.
          Um hipótese interessante diz que as mulheres é que ensinaram aos homens o segredo da NATUREZA. Cabia a elas a tarefa de coletar alimentos, assim como ainda ocorre em algumas tribos indígenas, e teria sido na constância deste trabalho que eles observaram as plantas crescendo no lugar onde sementes haviam caído. A partir disso, a atividade agrícola foi se aperfeiçoando gradativamente, começando pelo esforço de fazer crescer as espécies consideradas úteis, em campo não de limitado e sem caráter permanente. - Sem a adubação correta o solo se esgotava rapidamente, obrigando o deslocamento dos cultivos.
Fonte deste texto: Almanaque Rural  -  Ano I nº 03 (Editora Escala)



Mangas - Poço das Varas - R. Pombal - Bahia

Laranja em Poço das Varas - R. Pombal - Bahia

Pimentas: Em Poço das Varas/R. do Pombal - BA



Plantação de milho nas terras de Mauro Pereira

Plantação de milho nas terras da Escola Agrícola Municipal pres. José Sarney
Roça do seu Emílio/Terra Vermelha/poço Verde - SE

Plantio de milho nos terrenos do Sr Virgílio Borges-Poço Verde - SE

                            VAMOS RIMAR?
===============================
A agricultura hoje em dia 
Está muito diferente
Tem que produzir bastante
Pra alimentar tanta gente.

Os trabalhos artesanais
Deram luga a progresso
Ninguém pede pra voltar
Um tremendo retrocesso.

Aqui mesmo em Poço verde
Trabalhamos pra valer
Plantemos para o comercio
E o excesso pra vender.

Somos os primeiros em cultivos
Do milho e do feijão
Produzimos para os ricos 
Ou até para o barão.

Daqui parte para longe
Nossa grande produção
Vivia o agricultor
Guerreiro deste sertão.

Poço Verde está presente
Na famosa produção
Carretas e mais carretas
Saem completas de feijão.

O milho já nem calcula
As toneladas que sai
Quanto mais leva mais rende
Pois produzem muito mais.

Temos terras produtivas
Das caatingas do Brasil
Somos povos calejados
Deste longe do mundo fabril.

Produzimos para longe
Somos grandes produtores
Somos iguais a qualquer
Somos iguais a doutores.

Somos bem esclarecidos 
No tocante a produção
Fazemos o bem comum
Alimentando o povão.

Hermano Alves  - 02/07/2011
Poço Verde - SE

Nenhum comentário: