UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

QUIPÉ - ÁRVORE DA CAATINGA NORDESTINA

Quipé ou angico-de-bezerro



Angico-de-bezerro (Piptadenia moniliformis Benth.)

Familia -Leguminosae, sub-família Mimosoideae,

 é uma espécie arbórea melífera, de crescimento rápido, característica da caatinga do nordeste brasileiro, onde é muito abundante e com dispersão contígua e irregular. Seus ramos finos, junto com as folhas, servem como alimento para animais.

Dotada de copa arredondada, e conhecida pelos nomes populares de angico-de-bezerro, rama-debezerro, catanduva, catanduba, jurema-preta, muquem, surucucu (BA), quipembé (PE), quipé (BA e SE) e carrasco (PA), Piptadenia moniliformis Benth. é uma espécie arbórea sem espinhos, que normalmente atinge altura entre 4 e 10 m. Esta espécie possui tronco tortuoso, com casca fina e um pouco rugosa. Suas folhas são compostas e bipinadas; as flores são
dispostas em espigas cilíndricas; o seu fruto é uma vagem plana, deiscente, atingindo
até 13 cm de comprimento, de cor marrom ou branca que se abre por apenas um dos
lados e expondo as sementes ovais (ANDRADE-LIMA, 1989; MAIA, 2004) (Figura 1).
Dentre os caracteres morfológicos utilizados para a identificação do gênero
Piptadenia, o “legume” e a semente com pleurograma são os mais importantes (LIMA &
LIMA, 1984) (Figuras 2A e 2B). Em relação à coloração do tegumento, o castanho claro
é provavelmente a cor mais freqüente (DUCKE, 1969). SOUZA & LIMA (1982)
caracterizaram as sementes de angico-de-bezerro como de forma ovóide, com
comprimento de 1,82 ± 0,53 mm, largura de 5,05 ± 0,40 mm e espessura de 1,82 ± 0,36
mm; superfície lisa e lustrosa; cor cinza nas bordas, tendendo a branco, sendo a parte
3
central, da mesma coloração das bordas; peso de mil sementes com 37,6 g e
germinação com dormência.
Figura

CAPOTA-VERMELHA

Capota Vermelha


Nome cientifico: megaskepasma erythrochlamys
Familia: acantáceas.
Origem:  Venezuela
Origem: Venezuela
Outros nomes: Justícia-vermelha, camarão-vermelho, capota-vermelha etc.
Solos: Vários tipos de solos preferencialmente os descompactados e ricos em matéria orgânica
 Sua principal qualidade ornamental são suas flores que são reunidas em inflorescências terminais grandes e vistosas, compostas por numerosas brácteas de cor vermelho-escuro que envolvem pequenas flores brancas alongadas que armazenam néctar em abundância servindo para alimentar beija-flores. Suas flores aparecem da primavera ao verão.  É comum vermos essa planta no litoral onde se desenvolve muito bem inclusive apresentando folhas e flores bem maiores.  Pode ser usada em paisagismo em várias situações, em grupos, de forma isolada, em cercas-vivas e jardins litorâneos. Seu tamanho varia entre 3 a 5 metros de altura, mas o porte pode ser facilmente controlado através de podas que resultam em plantas mais compactas e engalhadas o que proporciona maior florescimento já que suas flores são produzidas nos ponteiros.
Outra qualidade da planta é que o vermelho das inflorescências são as brácteas (folhas modificadas) que são bastante durável ficando um longo tempo no arbusto.

Luz: Pleno sol ou meia-sombra

terça-feira, 15 de outubro de 2013

15 DE OUTUBRO PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES DO MUNDO!


 Eu me lembro de você, PROFESSOR, eu me lembro e muito. A sua paciência, o seu amor multiplicado por quarenta,na doação sem limites, sem restrições. Mas eu não via, não sentia essas malhas de carinho que me envolviam, que me tocavam e se transformavam em luz. Eu recebia, mas não reconhecia você plantou uma semente dentro de mim, que agora eu sinto, germinou, cresceu, virou botão e floresceu. Mas só agora, quando a distância de você se conta em anos de vida, eu parei para pensar e a sua figura cresceu dentro de mim. Parece até que eu voltei a ouvir a sua voz e senti a sua presença em tudo que fiz, em tudo que vivi. Você foi o pegureiro das minhas ações, das minhas determinações. Foi sua voz que me levantou nas horas difíceis, que me deu novas forcas, que mostrou que cada dia é uma nova renovação...


Fonte: http://www.mensagenscomamor.com





NOSSO AZULÃO




Assim como Curió e o Bicudo, o pássaro Azulão faz parte dos pássaros Canoros. Esse pássaro exibe grande beleza com suas cores fortes e marcantes. É encontrado geralmente em matas ciliares e geralmente sozinhos, não sendo uma ave muito sociável.
O pássaro Azulão emite lindos cantos e pode haver diferença entre cantos de pássaros de regiões diferentes, ditos dialetos diferentes. Os machos e fêmeas se diferem através da cor amarronzada da fêmea.

Obs.: Com tanta devastação da natureza e principalmente e criação em cativeiro, o azulão está cada vez mais se tornando raro em nossa região.




Vamos rimar?

Que bom acordar cedinho
Com boa disposição
Escutando como sempre
O canto do azulão.

Com cantar harmonioso
E assovio natural
Talvez não exista mais belo
Ou até mesmo igual.

Com uma plumagem
Única e perfeita belezura
Com azul bem cintilante
E admirável formosura

É assim o azulão
Por favor não os prenda  mais
Aliás nem um dos nossos
Milhares de animais.

Azulão que canta cedo
Harmonizando o Sertão
Para acordar o roceiro
Pra luta na plantação.

Seu azul traz alegria
Que contrasta com o céu
Que alegra nossa vidas
Adoçando feito mel.

Vou ficando por aqui
Pedindo muita atenção
Pra proteger as florestas
E o lindo Azulão.
------------------------
Poço Verde - SE
Hermano Alves

15 de out. 2013

Parabéns Professores do meu pais.








sábado, 5 de outubro de 2013

Dia das abelhas


Dia das abelhas

No dia 03 de outubro comemora-se o dia das abelhas, o inseto produtor de uma das maiores riquezas da nossa alimentação, o mel, primeira substância de sabor adocicado encontrada na Antiguidade.
As abelhas são uma comunidade organizada de insetos, que vivem nas colmeias. Um grupo de abelhas é conhecido como enxame.
Nas colmeias existe apenas uma rainha, o inseto que possui o aparelho reprodutor completo, sendo capaz de se reproduzir. Uma rainha tem a capacidade de por entre 2 mil e 5 mil ovos por dia.
As abelhas operárias servem apenas para a polinização das plantas e para a produção do mel, sendo incapazes de se reproduzir, pois não colocam ovos.
Os machos da espécie são conhecidos como zangões, e após o acasalamento morrem. O tempo de vida da rainha varia entre três e quatro anos, enquanto das operárias é de seis semanas.
A diferença no sexo desses animais aparece durante a fecundação. Dos ovos não fecundados nascem machos, enquanto que dos fecundados nascem fêmeas.
Logo ao nascer, algumas pequenas são escolhidas pela abelha rainha para serem alimentadas com a geleia real, essas se tornarão rainhas quando adultas. A geleia real é um tipo de leite espesso e com sabor ácido, produzido pelas operárias jovens, tendo em sua composição mais de cem tipos de substâncias que fazem bem para nossa saúde, prevenindo contra doenças.
Em sua composição estão presentes vitaminas, proteínas, minerais, carboidratos e enzimas, sendo capaz de regenerar células, retardando o envelhecimento, pois melhora a circulação sanguínea.
Todas as outras fêmeas crescem para ser operárias e cuidar das larvas, produzir cera, limpar a colmeia, juntar alimento, construir o favo, não permitir a entrada de intrusos na colmeia, coletar néctar, etc.
O sabor do mel e sua tonalidade variam de acordo com a planta de onde é extraída a matéria-prima para sua produção; a isso dá-se o nome de florada.

Todo mel puro se cristaliza, após um período de seis meses de extraído. Para derretê-lo novamente basta deixar exposto ao calor do sol. Caso isso não aconteça, é porque o mel não é puro.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

04 de Outubro, dia de São Francisco de Assis - Protetor dos animais


Conheça São Francisco de Assis, o protetor dos animais

São Francisco foi admirado pela sua bondade com todos os seres vivos Foto: Helder Fontenele/Flickr / Divulgação
É comemorado em 4 de outubro o dia de São Francisco de Assis, o protetor dos animais e padroeiro da ecologia. Nascido na Úmbria (perto de Assis), Itália, em 1182, seu nome era Francisco Bernardone. Filho de um rico comerciante de tecidos teve uma adolescência fútil, vivendo na companhia de boêmios e, por isso, aos 20 anos foi aprisionado. Depois de libertado, voltou à boêmia, porém gradativamente foi sentindo desinteresse pela vida mundana.
Em 1207, aos 26 anos, entrou na igreja de São Damião, que estava praticamente arruinada; ao ver a imagem do Cristo, sentiu que Jesus lhe falou: "Francisco, restaura minha casa decadente". Levado pelo susto foi para a loja do pai, onde vendeu toda a mercadoria para restaurar a igreja; ao ver o que fazia, o pai o deserdou.
Francisco tirou suas vestes, entregou-as ao seu pai Pedro e disse-lhe: "Até agora o chamei de pai, mas agora direi com razão: meu pai está no céu, porque Nele depositei minhas esperanças". Em seguida, vestiu uma túnica de algodão e maltrapilho saiu pelo mundo.
Dois anos depois, Francisco, com mais onze companheiros, se tornou um grande pregador, viajando por vários países como Marrocos, Egito e Israel. Assim, nasceu a "Ordem dos Franciscanos". Era comum vê-lo pregar e ao seu redor, vários pássaros e animais se juntavam a ele.
Em 1212, juntamente com Clara, fundou a "Ordem Franciscana das damas pobres". A partir de então, o movimento começou a crescer chegando à Inglaterra e a toda Europa.
Coube a Assis, em 1223, a ideia da criação do presépio no dia de Natal, uma tradição que permanece viva até hoje.
Em 1224, Francisco estava pregando no Monte Alverne (Apeninos) quando apareceram em seu corpo cicatrizes que correspondiam às cinco chagas do Cristo crucificado, fenômeno este chamado de "estigmatização", e permaneceram até o final da sua vida e teriam sido o motivo do seu enfraquecimento e sofrimento físico. As chagas aumentaram progressivamente por dois anos, levando-o à cegueira, até sua morte em 3 de outubro de 1226.
Ao longo dos séculos, São Francisco foi admirado por seu voto de pobreza, humildade, liberdade religiosa, além da grande bondade com todos os seres vivos, em especial os animais.
Não existiu homem que fosse estranho ao seu coração: leprosos, bandoleiros, nobres ou plebeus; todos eram seus irmãos. Mais ainda, ninguém como ele irmanou-se tanto com o universo: foi irmão do Sol, da água, das estrelas e dos animais. Francisco de Assis foi canonizado em 1228 e seu culto é associado à "proteção dos animais".
Em 1979, o Papa João Paulo II proclamou-o santo patrono dos ecologistas.
Padroados:
A cidade de Assis
Animais
Associações de animais
Aves
Ecologistas
Itália
Protege: Os universalistas
Emblema: pássaros, corça e estigmas
Oração de São Francisco de Assis
Senhor faça-me instrumento de vossa paz. 
Onde houver ódio, que eu leve o amor, 
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão, 
Onde houver discórdia, que eu leve a união, 
Onde houver dúvida, que eu leve a fé, 
Onde houver erro, que eu leve a verdade, 
Onde houver desespero, que eu leve a esperança, 
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria, 
Onde houver trevas, que eu leve a luz. 
Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado; 
Compreender que ser compreendido, 
Amar, que ser amado. 
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado 
E é morrendo que se nasce para a vida eterna...
Oração a São Francisco de Assis 
Para salvar (ou encontrar) um animal
São Francisco misericordioso
Peço ajuda para salvar (encontrar) este animal
(Dizer o nome do animal)
Com a plenitude de tua compaixão,
Não permita que ele seja cruelmente tratado,
Nem que permaneça em cativeiro.
Peço ajuda a São Francisco,
Padroeiro dos animais,
Que me ajude a salvá-lo (ou encontrá-lo)
Em qualquer lugar da terra.
Em nome de São Francisco
Que está presente em toda parte,
Guia-me com teus olhos,
Para que possa salvá-lo (ou encontrá-lo).
Cuide para que
(Nome do animal)
Esteja a salvo!
Que assim seja,
Amém.



Vamos Rimar?

Hoje é um dia diferente
Para a Ecologia
Viva ao nosso S. Francisco
Digo com muita alegria.

Nossos belos animais
Tem hoje uma proteção
Contra os velhos caçadores
Destruidor do sertão.

São Francisco de Assis
Todo dia tá presente
Protegendo aos animais
Contra a raiva desta gente.

O povo muitas vezes
Falta até bom coração
Poem veneno para os gatos
Sem nenhuma compaixão.

Padroeiro São Francisco
Faça valer a alegria
Proteja nossas floresta
Devastada do dia.

Que afugenta aos animais
Deixando um deserto profundo
Faz voltar aos velhos tempos
Nesse exato segundo.

É bom rimar com vocês 
Nesse dia de alegria
Com o barulho da fauna
Que forma uma melodia.

Salve o Nosso São Francisco
Salve ao Rio da Integração
Que proteja nossos peixes
Do lambari ao salmão.

São Francisco de Assis
Hoje comemora seu dia
Peça a Deus pra proteger
Nossa boa Ecologia.

Das floresta devastadas
Do extermínio animal
Proteja nosso ambiente
Dos velho cara-de-pau.

Vou ficando por aqui
Lhe pedindo proteção
Pra nossa bendita Fauna
Desse sofrido SERTÃO!

---------------------------------------
Hermano Alves
Poço Verde - SE
04 de outubro/2013