UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

HORTELÃ-MIÚDO - VÁRIAS UTILIDADES

Plantas Medicinais: Hortelã Miúdo

 

 



Propriedades medicinais: Analgésico, anestésico, sedativo. condimento, flavorizante, antiespasmódico, anti-séptico no tratamento do câncer.

Nome científico: Mentha piperita L.

Nome Popular: Hortelã-do-campo, hortelã-de-cheiro, hortelã-cheirosa, hortelã-de-tempero, hortelã-do-Brasil, hortelã-pimenta-rasteira, hortelã da horta, hortelã de cavalo, hortelã cultivada, hortelã de panela e hortelã chinesa.
 
 Partes usadas:
Folhas e sumidades floridas.
 
Princípio ativo: 
Piperitone, alfa-mentona, mento-furano, metilacelato, pulegona, cineol, limoneno, jasmone, principio amargo, vitamina C e D, nicotinamida (traços), terpenos, cetonas, taninos, sesquiterpenos: cariofileno, bisabolol.
 
Propriedade terapêutica: 
Carminativa, eupéptica, estimulante, colagoga, estomáquica, antiemética, antiespasmódica e analgésica.
 
Indicação terapêutica: 
Fadiga, atonia digestiva,gastralgia, cólicas, flatulência, vômitos na gravidez, intoxicação gastrintestinal, afecções hepáticas, palpitações, enxaqueca, tremores, asma, bronquite crônica, sinusite, dores dentárias,nevralgias faciais provocadas pelo frio.

Modo de usar

Vermífugo
Sumo preparado diariamente de 20 gramas de folhas e ramos em 300 ml de água. Tomar 3 vezes ao dia, durante 5 dias.
 
Digestivo e calmante
Em infusão preparar 5 g de folhas e ramos frescos em 1 xícara de água. Tomar 4 a 5 xícaras por dia.
 
Mau hálito
Macerar em 1 litro de vinho branco, 30 gramas de folhas frescas de hortelã. Coar e utilizar a mistura para bochechos, 2 vezes ao dia.
 
Possibilidades comerciais e industriais
hortelã-pimenta junto com a Mentha arvensis L. (hortelã-japonesa), são as espécies de maior interesse econômico na obtenção de óleos voláteis.
 
Esses óleos voláteis são empregados in natura para preparação de chás, em infusão, e/ou sob a forma de preparações não bem definidas. É mais usada na área de alimentos (condimentos aromatizantes e bebidas) e cosméticos (perfumes e produtos de higiene). Constitui uma importante atividade econômica, destacando-se como espécie de produção mundial em 2.367 toneladas/ano.

Observação

O uso da essência é contra-indicado para bebês, e pessoas com cálculos biliares só devem usar a planta com aconselhamento médico.




Nenhum comentário: