UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

JUAZEIRO COMO PLANTA MEDICINAL


Plantas Medicinais - Juazeiro

   

Juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.)

Também conhecido como Juá, joá, enjoá, joazeiro, juazeiro, juá-de-espinho, enjuá, juá-fruta e e outros.

E largamente utilizado na medicina popular, principalmente no Nordeste.

A casca e folhas são utilizada como extrato feito com água, usado por via oral para alivio de problemas gástricos, e externamente para limpeza dos cabelos e dos dentes e para clarear a pele do rosto, sendo referido inclusive como tônico capilar anticaspa e remédio útil nas doenças da pele.

As folhas e as cascas, quando agitadas com água, produzem abundante espuma devido a sua propriedade espumígena.

A entre casca pulverizada, é muito usada para limpeza dos dentes usando-se um pouco de pó que pode se prender à escova de dente molhada.

A casca também é usada para controle da diabetes, colocando uns pedaços em uma vasilha com água e toma-se uns dois dedos em um copo, logo pela manha em jejum.

Os resultados de sua analises fitoquímica registraram para os frutos, quando maduros, cerca de 25 mg de vitamina C por 100 g de polpa, mucilagem e açúcares.

Para a casca é citada a presença de estearato de glicerila, dos triterpenóides ácido betulínico e lupeol, cafeina, um alcalóide, a amfibina-D e como principais substâncias, as saponinas chamadas jujubosídios.

Os resultados de ensaios farmacológicos revelam uma atividade antifebril em coelhos usados como animais de experiencia.

Comprovaram também que o juazeiro apresenta efeito mais eficaz na diminuição da placa dental do que os dentifrícios convencionais, desestabilizando a placa dental e exercendo uma ação antimicrobiana sobre Streptococus mutans. principal germe causador da cárie dentária resultante da escovação dos dentes com uma suspensão aquosa a 1% da entrecasca pulverizada.

O amplo emprego desta planta na medicina popular já é motivo suficiente para uma maior pesquisa fitotécnico, química e farmacológica, visando seu aproveitamento.

Fonte: http://viveravidaeomeioambiente.blogspot.com.br



Nenhum comentário: