Os benefícios do Tomate previnem câncer e controla a diabetes
Apesar de ser coloquialmente chamado de verdura, o tomate é uma fruta altamente cultivada e consumida no mundo inteiro. Contendo apenas 21 calorias a cada 100 gramas, o tomate é uma das frutas com menor índice calórico.
94% de sua composição é de água, o restante são vitaminas (A, B1, B2, B6 e C), folatos, potássio, ferro, magnésio e fósforo. Além de outras substâncias importantíssimas para nós, como fibra vegetal que além de ser laxante ajuda a reduzir o colesterol.
Prevenção do câncer de próstata
Esta fruta vermelha é um dos alimentos mais ricos em licopeno, substância que impede a oxidação das células da próstata, e seu crescimento anormal. Portanto, todo homem deveria comer tomate diariamente e aproveitar suas propriedades anticancerígenas.
Mas é importante lembrar que o licopeno é mais presente no tomate vermelho que no verde, e também que ele é mais bem absorvido pelo corpo quando comemos o tomate frito ou cozido, e acompanhado de um pouco de azeite. Ou até mesmo o molho de tomate pode ser mais nutritivo que ele cru.
Atenção mulheres: Apesar de ter nutrientes mais focados na proteção da próstata, o tomate também é um ótimo alimento preventivo do câncer de mama. Fiquem ligadas!
Outros benefícios que o tomate pode trazer à sua vida
- Alcaliniza o sangue
- Facilita o trabalho dos rins
- Previne infarto e outros transtornos na circulação arterial
- Estimula o sistema imunológico
- Previne todo tipo de câncer do aparelho digestivo (boca, esôfago, cólon, reto)
- Age como um antiinflamatório natural
- Beneficia controlando o colesterol
- Reduz as crises de enxaqueca
- Beneficia a saúde do pâncreas
- Beneficia o controle da diabetes
Tratamento de doenças
Graças a suas propriedades antiinflamatorias o tomate serve como remédio caseiro para tratar as patologias que envolvem inflamação, como a amigdalite por exemplo, que se trata de uma inflamação nas amígdalas. Basta fazer gargarejo 3 vezes ao dia com suco de tomate verde, e também fazer cataplasmas quentes no pescoço utilizando tomate cozido misturado com um pouquinho de azeite.
Por ser considerado alcalinizador, o tomate ajuda também a combater o excesso de ácido úrico, tornando-se assim excelente para pessoas que têm reumatismo. É só fazer um suquinho de tomate com salsa e tomar 4 vezes por semana que os alívios serão perceptíveis.
Aprenda a fazer molho de tomate
Essa receita é um ótimo acompanhamento para macarrão ou filé à parmegiana, e deixa até mesmo o cachorro quente mais saboroso.
Ingredientes
- 2 kg de tomate maduro
- 6 colheres de sopa de azeite
- 2 dentes de alho
- 1 cebola pequena
- Folhas de manjericão a gosto
- Sal a gosto
- 1 pitada de cominho
Modo de preparar:
- Coloque no fogo o tomate cortado ao meio e sem as sementes, deixe até amolecer
- Triture os tomates
- Refogue no azeite a cebola picada e o alho amassado
- Adicione o tomate processado e o cominho
- Cozinhe por 15 minutos em fogo baixo
- Coloque o sal e as folhas de manjericão
Nenhum comentário:
Postar um comentário