UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

AGROTÓXICOS - UM VENENO PARA O MEIO AMBIENTE!



                        Agrotóxicos


  • Os agrotóxicos são produtos que podem ser de natureza biológica, física ou química. Eles são utilizados com a finalidade de exterminar pragas ou doenças que prejudicam o desenvolvimento da agricultura.
  • Os primeiros agrotóxicos surgiram em 1938. Os produtos eram feitos à base de cloro — como eram prejudiciais ao meio ambiente, agrotóxicos clorados, como o DDT, foram proibidos na década de 70.
  • Os agrotóxicos à base de fósforo surgiram em 1950. Eles também eram bastante tóxicos aos seres humanos e, em grandes doses, podiam até mesmo destruir o sistema nervoso.
  • Existem três tipos de agrotóxicos. Os pesticidas, ou praguicidas, combatem os insetos em geral. Já os fungicidas têm o objetivo de atingir os fungos, enquanto os herbicidas matam as plantas daninhas ou invasoras de outras culturas. Eles podem ser orgânicos ou inorgânicos.
  • Os pesticidas agem sob os ovos (ovicidas), as larvas (larvicidas), sob os ácaros (acaricidas) ou formigas (formicidas). O efeito dos agrotóxicos decorrem da ingestão, quando a praga come o produto impregnado na planta, do desenvolvimento microbiano, quando o produto contém microorganismos que atacam a praga, ou pelo simples contato da praga com o produto.
  • Quando ingeridos pelo homem, os agrotóxicos causam problemas de saúde. Os inseticidas clorados, por exemplo, provocam lesões no fígado e nos rins, e, em doses mais altas, podem levar à morte. 
  • Já os inseticidas fosforados provocam excesso de transpiração, salivação abundante, dores abdominais, vômito e diarreia. Os inseticidas constituídos de carbono, usados na agricultura para matar pulgões, provocam a morte mesmo em quantidade mínima. 
  • Os inseticidas botânicos, usados em residências para matar mosquitos, são mais fracos, mas podem desencadear alergias e asma. 
  • Os herbicidas em doses pequenas são capazes de causar fibrose muscular e impossibilitar a respiração. Já os fungicidas podem provocar câncer.
  • Além de atingirem os órgãos, os agrotóxicos podem causar alterações nos aparelhos humanos, como o nervoso e o circulatório. Atualmente, existe a preocupação de alterações na quantidade de células, que resultariam em tumores. Outra grande questão é a da alteração molecular, ou seja, os agrotóxicos atuariam no interior das células humanas.
  • Para eliminar o excesso de elementos tóxicos no organismo é aconselhável a ingestão diária de grande quantidade de água. A alimentação rica em fibras também ajuda a limpar o corpo dos resíduos nocivos à saúde.
  •                                       Fonte: guiadoscuriosos.com.br

Nenhum comentário: