UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sábado, 18 de outubro de 2014

Comadre Fulozinha: a dona das matas

Comadre Fulozinha: a dona das matas

Para quem vive nas cidades com alto índice de urbanização, falar de Comadre Fulozinha parece coisa boba, mas para quem vive na zona da mata de Pernambuco e Paraíba, a presença da Comadre é real. Muitos já escutaram histórias de pessoas que apanharam da criança de cabelos negros e assanhados. Como professor de história de alunos que residem na zona rural de Araruna, é comum escutar aparições da Fulozinha.
Sua origem é provavelmente no período colonial e sua história se confunde com a de personagens da mitologia brasileira tal como o saci e o curupira. Trata-se de uma menina que se perdeu na mata e faleceu desnutrida, seu espírito ficou perdido na mata e com o tempo ela passou a aterrorizar aldeias e fazendas.
Algumas leis foram postas para que a Fulozinha não ataque as pessoas. Uma delas é não chamá-la de cabloca, outra é sempre levar mel e fumo como oferenda. Em tempos de problemas ambientais, a Comadre também aparece como protetora das matas. 
Dona Lourdes Cavalcanti conta que seu irmão José, na década de 1930 chegou em casa assustado, pois viu seu cachorro levar uma surra da Comadre. O tio de um aluno já foi perseguido por ela. São muitas as histórias. Durante a noite ela é mais assustadora, pois seus cabelos negros viram chamas.
A população da Zona Rural a respeita e buscam não atormentá-la. Furtiva, vez por outra ela faz traquinagens dando tranças em rabos de cavalo e roubando fumo e mel. Para enganar e despistar sua presença, ela dá um assobiou parecendo estar de distante e quando menos se espera ela chega de surpresa.

Mitos e lendas referentes a seres imaginários são comuns a todos os lugares, não prioritariamente da população rural. No município de Araruna e em outros lugares destaca-se a história de Comadre Fulozinha. Em outras cidades, o assunto é levado mais a sério, tal como a história do Lobisomem de Jequitinhonha - MG  , a princesa de Jericoacoara - CE, e o Cabloco D`água que aterroriza a cidade de Barra Longa - MG.

Fonte: http://ohistoriadoreotempo.blogspot.com.br/

Vamos rimar?

Das lendas que falam tanto
Mesmo que não tenha visto
Mas guardo sempre comigo
Seu relato, seu registro.

Essa comadre Florzinha
Protege nossa Floresta
Protegendo dos humanos
Que acaba o que resta.

Aqui mesmo em Poço Verde
Acontece tudo isso
Cortam o pouco que tem
E faz do mundo, um cortiço.

Estas lendas nos revelam
Um passado de historia
Levando o seu registro
Para a mais alta gloria.

Estas e outras lendas
Que o Folclore preserva
Faz reviver o passado
Pra aqueles que observa.

Nossas matas tem surpresas
Tem lendas pra gente ver
Aconselho que preserve
Pro os nossos bichos viver.


_____________________
Hermano Alves
Poço Verde - SE
18 de out. 2014















Nenhum comentário: