UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O FRUTO DA PRESERVAÇÃO

     O FRUTO DA PRESERVAÇÃO


         O objetivo de se preservar, é vê o fruto da preservação. Pensando nisso é que sempre quando tenho um tempinho das minhas preciosas ocupação com a sala de aula, tento mostrar e registrar alguma coisa do que ainda existe na tão perseguida flora e fauna. por onde ando levo comigo algum instrumento gerador de imagens, onde posso fotografar e posteriormente publicar. De alguma forma, levarei toda essa beleza, a qual interessa a algumas pessoas. por onde passo vejo os dois lados da moeda: preservação x desmatamento e destruição até um tanto exagerado. Mas ainda existem pessoas conscientes quanto a conservação da flora e da fauna, que por incrível que pareça estão sempre interligadas e uma dependendo da outra. Muitas vezes uma ave leva em seu bico ou até mesmo no seu interior sementes para inconscientemente jogar na terra e dali germinar uma nova planta. Até algumas espécies de morcego, fazem este tipo de benefício para a multiplicação da natureza. talvez, alguns animais também façam isso, leva sementes para longínquos lugares, mesmo sem a consciência que estão fazendo algo de bom para  eles (animais) e também para os seres humanos. Quem sabe se o meio ambiente não seria mais preservado se dependesse só dos nossos animais? Sem a intervenção do ser humano? Uma coisa é certa, mesmo sendo irracionais, todos os animais contribuem para o habitat natural em que eles convivem.
        Falta mais consciencia no lado racional da coisa. sobra ganância pela colheita e criação de animais. Afim de lucrar exageradamente. encher os bolsos e deixar o solo enfraquecido cada vez mais. A Biodiversidade está cada vez mais pedindo socorro e consciência por parte daqueles que só destrói e nunca conserva. pense nisso...
-------------------------------------------------
Hermano Alves
Poço Verde - Sergipe
05 de maio de 2011
------------------------------------------------

Pau Pereira (Geissoospermum velolsi Fr. All)
Família - Apocináceas.  


Da floresta pluvial, que tem folha pequenas, e cuja caracteristica mais notável é que a casca, amarela, extraordinariamente amarga, contem vários alcalóides e tem acentuadas propriedades hipotensoras.
Este exemplar foi fotografado próximo à estrada que dá acesso a Escola Agricola ou ao Pov. Rio Real - SE




--------------------------------------------------------------------------


Barriguda  de espinho - Ceiba pentandra  Geartn)
Familia - Bombacáceas
Caracteristica - Árvore de conformação tonelar, atingindo na parte média até 1,50m de diâmetro, com a casca cinzenta esverdeada, coberta de inúmeros acúleos superpostos em saliência suberosas. 

Estes exemplares fazem parte da àrea de preservação e reflorestamento da Escola Agrícola Municipal Presidente José Sarney. Não só estas, e sim, muitas outras de espécies pertencentes à nossa flora nativa. são aqui preservadas e multiplicadas. afim de servirem como exemplo de preservação para os nossos discentes, elém da utilização como material didático e pesquisas.
----------------------------
Boa iniciativa!
São plantas enfileiradas plantadas ao redor de um campo de futebol. localizado na comunidade Cachorro Morto. Sítio do Sr Zé Exator.
Em linha reta estão plantado Algodão-do-pará ou algodão-da-praia. Além de outras como: Nim, cajueiro precoce entre outras espécies.
Algodão-do-pará ou da praia -  Hibiscus tiliaceus Linn.
Familia - Malváceas
Árvore de folhas longo-pecioladas, flores grandes, de corola bem aberta, amarelo-enxofre.
--------------------------------------------------------------------------------------------
O mandacaru nem só flora na seca, mas também frutifica posteriormente. Exibindo assim, os seus frutos que são acima de tudo uma fonte de alimento para uma diversidade de seres vivos.
No detalhe vemos uma espécie de besouro saboreando e matando a fome com as sementes que estão sendo expostas para o fornecimento de alimento e para a perpetuação da espécie.
Mandacaru -Cereus jamacaru P.DC.
Família - Cactáceas. 
Cacto gigantesco, colunar, de tronco multi-ramificado, flores grandes, brancas, noturnas e numerosas.
----
Pau Brasil - Caesalpínia echinata Lam
Família - Leguminosas Caesalpinióideas
Arvore de belo porte, frondosa, revestida por uma casca acinzentada e aculeada. folhas bipinadas, com 8-10 jugos de folíolos ovais, obtusos, verde-luzentes. Flores amarelas, com mancha encarnada. vagem pequenas e espinhosas.


Este exemplar está plantado ao lado de uma residência na comunidade Cachorro Morto - Poço Verde - SE
-----------------------------------------------------------------
 Um lado já mostrado com as barrigudas plantada e preservadas na Escola Agrícola. o outro lado, plantado e preservado também  com espécie nativa. (Braúna).
É um trabalho feito ao longo de vários anos por este que vos escreve neste momento e pelos alunos que foram e são incentivados a fazer parte desse desafio. esforço este que faz com que a consciência seja implantada no pensamento de cada um.
-----------------------------
Braúna - Schinopsis brasiliensis Engl.
Família - Anacadeáceas. a mesma da cajá, aroeira, umbuzeiro  entre outra
 Entre outras, está em detalhe a árvore - pata-de-vaca. esta tambem faz parte da nossa multiplicação e preservação da flora. esta com requinte de ornamentação e medicinal. Além de multiplicar o verde, que já é o símbolo da nossa Unidade de Ensino e produção. Este exemplar está localizado no setor de Pomar. Com objetivo de preencher espaços deixados por uma ou outra planta.


Pata-de-vaca - Bauhinia forticsta
Família - Leguminosas
------------------------------- 
 Foto tirada de um exemplar que ainda está preservada mesmo com "teimosia" ( com relação ao desmatamento, no caminho que dá acesso ao Santo antonio. e próximo a estrada das Contendas. Aqui pertinho da cidade de Poço Verde e estrada com direção ao Povoado Rio Real - SE


Faveleiro - Jatropha phyllacantha)
Família - Euforbiáceas
Arbusto grande de flores alvas dispostas em cimeiras, e cujo fruto é cápsula verrucosa, escura, com sementes pardacentas e oleaginosas. favela, faveleira, mandioca-bava.
--------------------------
mandacaru já identificada um exemplar anteriormente este e o outro que segue, faz parte da mesma espécie Cerus jamacaru P.D.C.
Familia - Cactáceas
-----------------


Mandacaru quando "fulora" na seca, é sinal que a chuva chega no sertão. (Luiz Gonzaga)
             
-------------------------


Mandacaru da mesma especie. 
Estes foram fotografados em uma propriedade que que fica próximo à estrada que dá acesso à Escola Agricola ou ao Povoado Rio Real - SE.


Bem junto ao mandacaru florido, está um galho de velame do campo. 
Velame - Croton astrogynus
Família - Euforbiábeas
Arbusto muito ramoso, e tomentoso, de folhas subsésseis, lanceoladas, ferrugíneas e tomentosas na pagina inferior. Flores pequenas, capsulas ovóides
--------------------------------------------------------------------------------------------
 pau-ferro - Caesalpínia ferrea)
Família - Leguminosas
Comum nas mata pluviais e nas caatingas, que tem o tronco manchado de claro e escuro, folíolos pequenos muito ornamentais, os frutos são legumes e lisos, perfumados e ricos em taninos, e a madeira é extremamente dura. Estes tambem fazem parte da nossa proteção e preservação na Escola Agricola Municipal Presidente José sarney. localizado na Comunidade Terra Vermelha - Poço Verde - SE


--------------------------------------------------------------------------
Juazeiro - Zizyphus joazeiro
Família - Ramnaáceas
Arvore alta e copada. carcteristica da caatinga nordestina, de folhas trinervada, flores pequeninas fruto drupáceo, amarelo, com polpa edulce e cuja casca é rica em saponina e serve como sabão e dentfrício. fornece ao gado sobra e alimento, não perdendo a folhagem durante a seca.
Este també faz parte do nosso controle e serve como fonte de pesquisa aos nossos alunos.
------------------- 
Hermano Alves em 05 de maio de 2011

2 comentários:

Gracy disse...

Lendo aqui a sua obra maravilhosa traz-me lembranças deliciosas.As imagens estão otima!Conheço algumas árvores q citou e outras acabei de conhece-las.
Gostei muito...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.