UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sexta-feira, 8 de junho de 2018

                    

 TANCHAGEM




Você não imagina o poder dessa planta para curar inflamações e limpar os pulmões


Benefícios da tanchagem

Essa planta que vamos falar agora, é sem dúvida, umas das mais poderosas plantas medicinais que existem e merece sua atenção. Estamos falando da tanchagem. Nesse artigo vamos falar sobre os benefícios da tanchagem e você vai entender porque essa planta está chamando a atenção de todos.
A tanchagem, cujo nome científico é plantago major, é uma planta rasteira pertencente à família das plantagináceas, sendo também conhecida popularmente como acatá, carrajá, tanchagem-terrestre e erva-de-ovelha.
O chá de tanchagem possui muitas propriedades benéficas para a nossa saúde e é um dos chás medicinais mais utilizados no mundo.
O chá serve como cicatrizante, combate diarreia, problemas gastrointestinais e dores de dentes; desinflama os gânglios; faz parar o catarro dos brônquios e desinflama boca e garganta.
Esta planta é muito especial, pois possui propriedades adstringente, antibacteriana, redutora de irritação, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, desintoxicante, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, sedativa, laxativa e tônica
Ela também limpa o sangue e os pulmões.
As folhas de tanchagem limpas e escaldadas em água fervente, podem ser aplicadas sobre as feridas, assim vão atuar como cicatrizante natural, servindo também contra lepra, mordida de cão e queimaduras.
O seu chá morno também serve para banho de assento em caso de leucorreia.
As folhas como emplastro curam feridas, hemorroidas e fístulas.
A infusão de folhas serve também para estancar hemorragias nasais e para eliminar a tosse e as mucosidades.
As folhas e as espigas quando tomadas em forma de chá são muito poderosas para curar algumas afecções hepáticas e estomacais.
Trata-se de uma planta com forte ação anti-inflamatória.
Usa-se toda a parte aérea da planta, ou seja, as folhas e o seu pedúnculo.
Como preparar o chá de tanchagem:
Para preparar o chá desta planta e aproveitar os seus benefícios, antes de tudo você precisa lavar muito bem em água corrente, pois como essa é uma planta rasteira, pode acumular terra e areia com facilidade.
Após lavar, basta colocar duas colheres de sopa da erva para um litro de água e deixar ferver. Desligue o fogo quando levantar fervura. Tampe e deixe a solução abafada pelo período de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
A indicação de consumo deste chá é de 1 xícara a cada 6 horas para infecções bucofaringeanas e 1 xícara a cada 8 horas para problemas gastrointestinais.
É um excelente cicatrizante. Esse chá também é excelente para aftas, onde neste caso deve-se fazer pequenos bochechos.
Existem também relatos de cura de ferida no útero e de HPV.
Nesse caso, tomar o chá de tanchagem com chá de alfavaca durante 16 semanas e a cada duas semanas fazer uma ducha vaginal com o chá de morno para frio.
Essa receita também serve para câncer de colo de útero.
Confira outros benefícios da tanchagem para a saúde
– Trata asma e afecções das vias respiratórias, da boca e garganta
– Combate infecções
– Gota, excesso de ácido úrico no sangue
– Ajuda a tratar úlcera gástrica
– Combate inflamações nos ouvidos, nos olhos, nas gengivas, na garganta, nas amígdalas, na faringe, no estômago, nos intestinos, nos rins e na bexiga
– Ótima para gripes
– Ajuda a tratar a sinusite
– Ajuda a tratar a apendicite
– Combate a conjuntivite
– Alivia os sintomas das hemorroidas
– Trata problemas urinários
– Ajuda a cicatrizar feridas mais rapidamente.
Você pode encontrar essa planta medicinal à venda em lojas de produtos naturais, algumas farmácias de manipulação e também em feiras livres.
 FONTE: https://curaverde.com.br/beneficios-da-tanchagem/

Nenhum comentário: