UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

terça-feira, 11 de abril de 2017

COMO DESSALGAR BACALHAU


Resultado de imagem para peixe bacalhau
Foto da internet

Muitas receitas pedem o uso do bacalhau já dessalgado, mas não explicam como fazer para dessalgá-lo. Esse artigo explica a técnica mais usada e dá dicas para quem quer preparar esse peixe trazido pelos portugueses que virou uma verdadeira paixão nacional.

1
Retire o excesso de sal
Antes de colocar o bacalhau de molho, passe-o pela água fria corrente para retirar a crosta de sal que envolve o peixe. Isso irá acelerar o processo.
2
Corte o bacalhau em postas
Mesmo que você ainda não tenha uma receita exata em mente, é provável que não vá utilizar o bacalhau como uma peça inteira. Corte-o em postas médias.

3
Use água fria
Do mesmo jeito que você não lava suas verduras em água morna, use água fria e limpa para dessalgar o bacalhau.
4
Mantenha o bacalhau na geladeira
Quanto menos sal, mais alta a chance de contaminação por bactérias, pois o sal funciona como conservante. Você deixaria um peixe fresco o dia todo fora da geladeira? Não, pois com o bacalhau é a mesma coisa. O fato de ele estar submerso em água não quer dizer que ele esteja imune à contaminação.

5
Troque a água com frequência
A água recebe todo o sal que sai do bacalhau, portanto é importante que ela seja fresca e não esteja saturada com sal. O ideal é trocar a água a cada 4-6 horas, dependendo da quantidade de bacalhau que está no recipiente.
6
Não dessalgue demais
Lembre-se que é mais fácil continuar retirando o sal (aumentando o tempo de molho) do que dar vida a um peixe sem gosto. Como regra geral, comece deixando o bacalhau de molho por 24 horas. Se depois desse tempo ele ainda estiver muito salgado, continue o processo, checando a cada 5 horas para ver se já está bom.
Atente para a espessura do peixe
Peixes mais grossos vão levar mais tempo para dessalgar, e os mais finos dessalgam mais rapidamente. Se você comprou o bacalhau já desfiado, note que ele não se encaixa na regra das 24 horas. Ao invés, comece a dessalgar o bacalhau desfiado com 6 horas de antecedência.
7
Prove e confirme
A melhor maneira de saber se o peixe já está no ponto certo é provar um tiquinho da água do molho, ou uma lasca mínima da carne do peixe. Faça isso tanto na primeira água como na última, para você ter com o que comparar. Tem gente que reserva um copinho da água da primeira dessalga e compara com a da última. Seja como for, evite usar o “olhômetro” e confie no seu paladar.
Para quem está com pressa
Passe o bacalhau em água corrente como na dica 1. Leve duas panelas com água ao fogo. Coloque o bacalhau em uma delas, e cozinhe na água quente por 15 minutos. Transfira o bacalhau para a panela com água limpa e cozinhe por mais 15 minutos. Repita esta operação até o peixe estar dessalgado, trocando sempre a água da panela de reserva.

8
Compre pronto
Essa dica é para quem realmente não quer dessalgar o bacalhau em casa. Hoje em dia se encontra o bacalhau à venda já dessalgado e congelado.

Agora é só escolher a sua receita de bacalhau favorita!

Fonte: http://allrecipes.com.br/como-fazer/21/como-dessalgar-bacalhau.aspx


Nenhum comentário: