UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

domingo, 11 de agosto de 2013

BASEANDO-SE EM CALEDARIOS

Calendário: um breve histórico

A definição de calendário, regras e erro do Calendário Gregoriano

Calendário é o agrupamento e contagem de períodos do tempo cuja unidade básica é o dia. Um dia é um ciclo de rotação da Terra, volta que a Terra dá em torno de seu próprio eixo. O agrupamento de 7 dias forma a semana, o agrupamento de trinta dias (que pode variar de 28 a 31 dias) forma o mês e o ciclo de translação, volta que a terra dá em volta do sol, é chamado de ano. Cada 10 anos formam uma década, cada 100 anos formam um século e cada mil anos formam um milênio.
Os dias são perceptíveis e fáceis de contar, mas um ano não é uma tarefa tão simples porque a unidade de contagem, o dia, não é uma fração exata. Um ano tem aproximadamente 365,2422 dias, ou seja, 365 dias 5 horas 48 minutos e 47 segundos. A maioria dos diversos calendários criados pelo homem tem uma unidade de medida de tempo equivalente ao que chamamos de ano, essa medida acompanha o movimento do sol. Na prática o ano é dividido em estações e as estações são utilizadas para o planejamento das atividades agrícolas, porque elas se desenvolvem melhor se utilizadas na estação certa.
Os calendários podem ser lunares, solares, luni-solares ou arbitrários. Os calendários lunares tem como referência a lua, nosso astro. Os calendários solares baseiam-se no sol e luni-solares são aqueles que utilizam uma mescla dos dois calendários. Os calendários arbitrários não seguem nem o sol, nem a lua. O calendário mais utilizado no ocidente é o Calendário Cristão gregoriano, uma evolução do Calendário Juliano. Antes do Calendário Juliano era utilizado o calendário romano que era um calendário lunar e cada mês iniciava no primeiro dia da lua nova. O Calendário Gregoriano, pode ser chamado de luni-solar pois é baseado no sol, mas tem datas baseadas na lua. Essas são as datas móveis que conhecemos. As datas móveis baseiam-se na data da Páscoa que acontece no primeiro domingo após a lua cheia eclesiástica. As datas eclesiásticas tendem seguir o tempo lunar.

O Calendário Juliano tinha um erro que fez com que no século 16 a Páscoa fosse celebrada no verão. Em 1582 o Papa Gregório XVIII estabeleceu um novo calendário para corrigir o Calendário Juliano, surgiu então o Calendário Gregoriano. Em outubro de 1582, no Brasil e em países da Europa, foram tirados 10 dias do calendário (veja o calendário de 1582) e do dia 4 de outubro passou para o dia 15 do mesmo mês. O Calendário Gregoriano, utilizado na maior parte do ocidente, tem anos bissextos, que é o acréscimo de um dia, no mês de fevereiro. Um ano é bissexto se for múltiplo de 4, exceto se esse ano for múltiplo de 400. Com essa regra o calendário gregoriano mantém por um bom tempo a sincronia com o ano tropical da Terra podendo prever as estações, mas ainda não é perfeito porque há uma diferença de aproximadamente 3 dias a cada 10 mil anos, o que gerará no futuro uma correção. Já se fala na necessidade de correção de um dia no nosso calendário por volta do ano 4000.

Nenhum comentário: