UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

FAZENDA ABÓBORA E OS SEUS PERSONAGENS

Fazenda  Abóbora e seus personagens
Esta é uma das figuras mais importantes da Fazenda Abóbora - Ribeira do Pombal - BAHIA. Trata-se de um homem que viveu para o bem da sua região e outros lugares. Assim como Poço Verde - se. Que apesar de muito se distanciar do seu local de moradia, o mesmo não perdia festas nesta localidade. Como Paripiranga, Heliópolis  Cicero Dantas, Pombal,  enfim, onde estivesse falando de DEUS, ali estava este incansável senhor. Esta foto foi tirada em minha residência. Numa das suas viagens com interesse de participar das festividades de São Sebastião do Poço Verde, realizada em 20 de janeiro. Mas não só esta, como também as novenas da Santa Cruz do Poço Verde realizadas em 03 de maio de cada ano. O que mais nos chamava a atenção ere o fato de o mesmo aguentar caminhar a pé cerca de quase 50 km da Fazenda Abóbora até este destino. Mas... e outros lugares? - Ele fazia a mesma coisa. Raramente pegava carona. Já que era bastante desconfiado para usar transporte desconhecido. Fazia a caminhada por varias léguas, levando apenas um pouco de farinha, um pedacinho de requeijão, uma faca de mesa e algumas laranjas, a fim de saciar a sua fome nos momentos criticos das caminhadas. Uma certa vez, o mesmo foi flagrado  numa fotografia para ser utilizada num cartaz de festa. Mesmo sem saber quem era, o fotografo enviou esta foto para a gráfica. Ilustrando assim o cartaz que anunciava a programação das festas de padroeiro de poço verde. Outra boa virtude deste homem era gostar muito dos animais. O qual adorava colecionar gatos. Também ajudava a manter as boas condições das estradas da sua região, tapando os buracos abertos pela erosão e também cortando os galhos de árvores que tendiam a cair sobre as estradas. Outro dos seus passa-tempos era acompanhar alguns tipos de músicas folclóricas, como aquelas que animam as novenas. Compostas por caixa, zabumba e gaita. Como também admira nas procissões, a orquestra Sinfônica que animava o cortejo pelas principais ruas da cidade onde eram realizadas determinadas festas.  Morava sozinho, não constituiu família. Era assistido por parentes. Na verdade esse homem era muito feliz por viver assim participando de festas religiosas. Pelo menos as pessoas que organizam festas  das Igrejas Católicas o viam participando assiduamente dos cultos religiosos do catolicismo.
Trata-se de Antonio Francisco (Tonho de Flaviana)
Nascido na comunidade de São José - Ribeira do Pombal - Ba
Mas que residia em Faz.  Abóboras
Faleceu em setembro de 2000. com aprox. 85 anos de idade
Muito conhecido na região como Antonio de Flaviana.
Olhando a foto com cuidado, dá até para comparar com outro personagem histórico do Brasil. Mas que viveu participando de atos  religiosos por quase todo o Nordeste brasileiro. Já comparou com quem ele parecia? Então Faça o seu comentário ao final da leitura.

Um comentário:

paulo nascimento disse...

Seu Antonio, nos anos 60 e 70 encontrava-o pelas estradas, bem como nas feiras e eventos, sempre abordado pelas pessoas pelo DOM de responder de imediato o dia da semana de acontecimentos ocorrido há décadas. Seu Antonio, grande personagem de nossa região. Continua seu trablaho, Hermano. Abraço, Paulo Nascimento.