Páginas

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

OS BENEFÍCIOS DO CAPIM SANTO

Capim santo
capim santo (Cymbopogon densiflorus), também conhecido como capim-limão oucapim cidreira, é uma planta amplamente conhecida por suas propriedades medicinais. As folhas lembram mato ou capim, mas não devem se tratadas como tal. Nelas encontramos diversas substâncias benéficas, que pode auxiliar no tratamento de vários problemas. A erva atua como um calmante natural, amenizando os sintomas da insônia, nervosismo e ansiedade. Ela também possui função espamolítica, sendo indicada para o tratamento das cólicas. Além disso, é analgésica, aliviando dores e febre.
Propriedades Medicinais do Capim Santo
Como vemos, o capim santo é rico em propriedades medicinais. A forma mais tradicional de se consumir a erva são os chás, preparados com as folhas e água quente. O óleo extraído do capim também pode ser utilizado em massagens e compressas. Outro forma comum é o preparo de sucos, batendo a erva juntamente com frutas ou verduras.
As formas de preparo variam de acordo com o efeito que se espera da erva. Abaixo, listamos os problemas e enfermidades que podem ser tratados a partir do uso do capim santo:

Propriedades e Benefícios do Capim Santo
    §  cólicas intestinais e menstruais;
§  ansiedade e insônia;
§  má digestão;
§  febre;
§  diarreia;
§  gases;
§  dor de cabeça;
§  tosse;
§  dores musculares.
Esses efeitos se devem às propriedades curativas da planta, que possui ação diurética, bactericida, calmante, depurativa, expectorante, febrífuga, entre outras.
Indicações

Para tratamento da insônia e da ansiedade, a ANVISA recomenda o consumo do chá de capim santo  de 2 a 3 vezes por dia. A mesma receita também pode ser utilizada para problemas digestivos. A erva também é indicada para aumentar a produção de leite durante o período de amamentação.  O capim santo também pode ser utilizado nas dietas de emagrecimento, devido à sua função desintoxicante. Nesses casos, pode-se optar pelo chá ou pelo suco preparado com a planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário