Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

ALECRIM: a planta do amor da amizade e da fidelidade!

O Alecrim: a planta do amor da amizade e da fidelidade!




O alecrim é muito popular entre as donas de casa. Elas sempre têm uma receita de peixe que leva essa erva em sua composição. Seu sabor não se perde no cozimento. Mas o alecrim é mais do que uma iguaria na culinária. Rico em propriedades estimulantes, ele é um grande auxiliar na cura de alguns males.
O arbusto dessa planta é encantador, podendo chegar até 2m de altura e sua flor miúda exala um aroma delicioso. Adora o sol sendo assim ela seca no inverno e rebrota no verão. O alecrim é a planta preferida das abelhas e floresce praticamente o ano todo, geralmente em encostas rochosas e ensolaradas ou ainda em solos seco e arenosos. Não necessita de cuidados especiais nos jardins.
Cientificamente seu nome é: Rosmarinus (do latim: orvalho que vem do mar) Officinalis. Sua origem vem da região do Mediterrâneo onde suas flores azuladas lá enfeitavam as praias. Entre os gregos e os romanos ela era uma erva sagrada. Na era Medieval era símbolo de fidelidade entre namorados, e usada também para purificar os quartos de doentes. Usada também para afastar mal olhado, quebranto e inveja. Como forte aliado na manutenção da memória, diz à história que os estudantes gregos usavam ramos de Alecrim nos cabelos, quando submetidos a exames. Os romanos associavam esta erva ao amor e a morte, usando assim esta planta como amuleto de sorte. Nos túmulos dos egípcios foram encontrados vestígios dessa erva o que nos leva a crer que por lá também o alecrim fora usado em seus ritos. Suas propriedades antissépticas também eram reconhecidas nos hospitais franceses onde o alecrim era queimado durante as epidemias. No norte da França existe o costume de se colocar um ramo de alecrim nas mãos do defunto e depois plantá-lo sobre o seu túmulo. Os mouros acreditavam que ele espantava as pragas e plantavam arbustos em seus pomares. A igreja católica a utilizava como incenso em seus rituais.
“A voz do povo é a voz de Deus” – então como não se utilizar dessa erva na medicina popular? O alecrim é naturalmente um anti-inflamatório, um relaxante muscular, fortificante, cicatrizante, antisséptico e bactericida. Além disso, o alecrim possui grande quantidade de antioxidantes capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar as toxinas do nosso corpo. Um excelente tônico do coração.
Só quem tem artrite e artrose sabe como é difícil se livrar dessas dores reumáticas. Então que tal experimentar esfregar o óleo de alecrim nas regiões doloridas ou se utilizar dos banhos feitos com essa erva? Mas cuidado ao utilizar o óleo, pois ele pode se usado erradamente queimar a pele.
Se você sofre com problemas digestivos ou intestinais um bom chá de alecrim pode ajudá-lo. O alecrim também é um forte combatente para os gazes. Para cólicas o melhor é utilizar o xarope de alecrim acrescido com camomila. Esta erva também pode auxiliar nos male do fígado, rins e menstruação irregular.

O chá do alecrim 

Deve ser ingerido em caso de tosse, asma, gripe, febre ou como emplasto nas contusões.
A infusão de alecrim é muito fácil de preparar. Você só precisa ferver um litro de água, juntamente com diversas folhas desse arbusto. Depois de ferver, deixe repousar durante 5 a 10 minutos, retire as folhas e a infusão está pronta para beber. Se preferir acrescente mel ou limão.
Para o alívio de determinados sintomas, poderá beber cerca de três vezes por dia ou conforme necessário. O chá de alecrim oferece-lhe uma dose diária de vitaminas incluindo a vitamina A, a vitamina B1 e a B2, vitamina K.
Mas claro que antes de usar qualquer erva para uso medicinal seu médico deve ser informado e lembrando que o alecrim não deve ser ingerido por grávidas ou pessoas que sofrem de epilepsia e hipertensão.
Quanto ao uso magístico dessa erva podemos utilizá-la: para encantamentos de proteção no caso dos estudantes. Na purificação do corpo onde as mãos podem ser lavadas com essa erva. Tomar um chá de alecrim antes de um exame ou entrevista de trabalho para manter a mente alerta é muito bom. O chá de alecrim pode trazer o ânimo de volta. Seu cheiro nos deixa alegre. Um banho de alecrim é muito bom para restaurar as energias, principalmente de convalescentes. Desagrega energias enfermiças, limpa e purifica ambiente criando uma “esfera” de proteção, boa contra obsessão e afasta a tristeza.

Fonte: http://ciganasamara.blogspot.com.br/2013/02/o-alecrim-planta-do-amor-da-amizade-e.html