Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

TUDO QUE A NATUREZA NOS PROPORCIONA


VIVER FELIZ, É VIVER MELHOR





Busque nela as soluções para os seus problemas e a chave para uma vida saudável e feliz

      Desde os tempos mais remotos, a natureza é fonte de sobrevivência para o homem. Com o passar  dos anos, ele descobriu que podia melhorar seu modo de vida e, até mesmo, prevenir e curar certas doenças fazendo uso daquilo que estava logo ali ao seu alcance, como no quintal, por exemplo.

      Toda essa tradição permanece até hoje e os tratamentos feitos com plantas medicinais, a chamada fitoterapia, vêm sendo cada vez mais aperfeiçoados.
Atualmente, sabe-se que não só folhas e frutos trazem benefício à saúde, mas também: raízes, caules, sementes, enfim, quase tudo o que é natural pode ser aproveitado para alguma finalidade. E esse é um dos motivos pelos quais o Brasil é conhecido mundialmente por suas riqueza naturais, já que é possível está bem aqui, em nossas plantas, a cura ainda não descoberta para diversos tipos de doenças graves, como o câncer e, até mesmo a aids.
      Por isso, conhecer as principais propriedades das plantas é fundamental para quem deseja viver o mais natural possível, livre de químicas produzidas em laboratórios, que se tornam ingredientes comuns e obrigatórios nos alimentos, remédios e cosméticos que consumimos diariamente.
     É claro que é muito difícil e complicado deixar de ingerir ou utilizar totalmente os produtos industrializados, mas diminuí-los já faz uma diferença notável na qualidade de vida, que dá pra notar principalmente na resistência do organismo e na aparência física.

                                            NÃO DESCARTE O MÉDICO

       Existem tratamentos em que o acompanhamento médico é indispensável. Se temos algum problema sério de saúde, devemos consultar os nossos médicos antes de iniciar o uso da fitoterapia. Isso é extremamente importante para que continuemos a nos recuperar.

                                             VITAMINAS

     Sem elas, o corpo enfraquece e fica vulnerável a doenças

    As vitaminas protegem e fortalecem o corpo, além de combater doenças. vamos agora conhecer as principais, indispensáveis para a manutenção da nossa saúde.

     Vitamina A - garante a vitalidade da pele, do globo ocular e das mucosas. Auxilia o crescimento e aumenta a resistência do organismo. A ausência de vitamina A causa problemas visuais, enfraquecimento dos cabelos, dermatoses e cegueira noturna.
     Alimentos fontes: Abacate, Abacaxi, Abóbora, Aveia, Brócolis, Caju, Cenoura, chicória, Couve, Couve-flor, Espinafre, Goiaba, Laranja, Mamão, Manga, Melão, Ovos, Pepino, Pêssego, Tomate.
     Vitamina B1 - estimula o apetite, o desenvolvimento físico e atua no sistema nervoso, regulando a eliminação de toxinas. Quem possui deficiência de vitamina B1 tem dificuldades digestivas, dores musculares e debilidades nervosas. Em casos graves, pode ocasionar o beribéri   e insuficiência cardíaca.
         Alimentos fontes: Abacaxi, Ameixa, Amêndoa, Amendoim, Arroz integral, Aveia, Batata, Castanha-do-pará, Cenoura, Figo, Laranja, Lentilhas, Levedo de cerveja, Nozes, Rabanete e Tomate.
       Vitamina B2 - boa para a pele e para os olhos, a vitamina B2 age na alimentação da células do cérebro e do sistema nervoso. Previne e combate problemas nas mucosas, córneas, cabelos e unhas. Sua carência leva a lesões na língua e no nariz, além de lesões oculares, como o glaucoma.
      Alimentos fontes: Limão, Abacate, Acelga, Amendoim, Brócolis, Cebola, Cenoura,, Espinafre, Feijão-branco, Figo, Leite, Ovos, Pimentão-verde, Uva.
          Vitamina B5 - como todas as vitaminas do grupo B, a B5 é ótima para os tecidos da pele e células nervosas. Favorece o bom funcionamento do aparelho digestivo. Quem possui deficiência de vitamina B5 pode ter
diarreias e manchas na pele.
     Alimentos fontes: Pimentão, Amendoim, Castanha-do-pará, Levedo de cerveja, trigo integral.
     Vitamina B6 - além de agir sobre as células nervosas e sobre a pele, a B6 participa da produção de glóbulos vermelhos. Possui propriedades diuréticas, auxilia na limpeza do organismo e previne câimbras.
     Alimentos fontes: Melão, Carnes, Farelo de trigo, Leite, Levedo de cerveja, Melado de cana, Ovos.
     Vitamina B12 - essa vitamina favorece a absorção de proteínas e aminoácido pelo organismo. Previne e combate os vários tipos de anemias. Atua no desenvolvimento e função dos glóbulos vermelhos.
     Alimentos fontes: Batata,Amêndoa, Aveia, Germe de trigo, Hortaliças de cor verde, Leite, Ovos, Queijo.
      Vitamina C - previne infecções e problemas digestivo, musculares e ósseos. A ausência dela provoca vulnerabilidade a gripes, alergias e debilidade em geral. Se for crônica, sua deficiência causa escorbuto e depressão mental.
      Alimentos fontes: Kiwi, Abacaxi, Acelga, Acerola,, Alface, Alho, Batata,  Caju, Cebola, Cenoura, Espinafre, Goiaba, Laranja, Limão, Nozes, Pêra, Pimentão, Rabanete.                              
      Vitamina D - age na absorção de cálcio e fósforo. sua carência na infância acarreta o raquitismo e, na fase adulta, a osteoporose. É encontrada em poucos alimentos, por isso, é indispensável tomar sol, que elabora a substancia em nosso corpo.
     Alimentos fontes: Leite, e derivados, gemas, óleo de fígado de bacalhau, peixes gordos.
     Vitamina E - fortalece o sistema muscular e reprodutor. Quando ausente no organismo, causa aborto involuntários, dores nos músculos e, até mesmo, esterilidade.
     Alimentos fontes: Brócolis, Abacate, Alface, Banana, Couve, Espinafre, Frutas cítricas, Germe de trigo, Nozes, Óleo de amendoim, Soja, Verduras frescas.
     Vitamina H - deixa a pele saudável e bonita e é essencial para a coordenação motora. Sua falta acarreta eczemas, dores musculares, seborréias, caspa, sonolencia excessiva e debilidade geral.
      Alimentos fontes: Banana, Arroz integral, Aveia, Germe de trigo, Leite e Levedura de cerveja.
    Vitamina K - responsável pelo equilíbrio do sistema circulatório, a vitamina K fortifica os vasos sanguíneos e favorece a coagulação do sangue. Sua carência pode Ocasionar hemorragias.
      Alimentos fontes: Ovos, Algas marinhas, cebola, Cenoura, cereais, Couve, Espinafre, Iogurte Natural, óleo de figado de bacalhau, soja, verduras em geral.
    Vitamina P - fortalecedora do sistema de defesa do organismo, dá também resistência ao sistema circulatório e aos tecidos da pele. Sua falta abaixa a imunidade do corpo.
        Alimentos fontes: Laranja, Cidra, Lima, Limão, Tangerina.

Fonte de pesquisa: Revista  Plantas Milagrosas - Energia  Especial - Ano 6 nº 20 - Editora Auto Astral

Vamos rimar?

Ao ingerir um alimento
Veja o que está comendo
Não confie nos vendedores
Nem eles sabem o que tá dizendo.

A verdade é bem distante
Tá na mão do produtor
Só ele sabe o que planta
E o defensivo que usou.

Na hora de produzir
Todos querem colher mais
Nem os insetos sossegam
Nem as minhocas tem paz.

A ganância é tamanha
E agonia de lucrar
Colocam mais defensivos
Sabendo que pode matar.

Não somente aos insetos
Mas também ao cidadão
Só pensando na riqueza
Para lucrar um milhão.

A feira está repleta
De frutos contaminados
Ninguém importa com o mal
Ou com tamanho pecado.

Ninguém pensa no irmão
Consumidor inocente
Que precisa do alimento
Nem sabe o que tem por frente.

Falamos das vitaminas
Presentes nos alimentos
Pensando só no orgânico
Pra quem tem conhecimento.

---------------------
31/05/2012
Hermano Alves
Poço Verde - SE

AGROTÓXICOS - UM VENENO PARA O MEIO AMBIENTE!



                        Agrotóxicos


  • Os agrotóxicos são produtos que podem ser de natureza biológica, física ou química. Eles são utilizados com a finalidade de exterminar pragas ou doenças que prejudicam o desenvolvimento da agricultura.
  • Os primeiros agrotóxicos surgiram em 1938. Os produtos eram feitos à base de cloro — como eram prejudiciais ao meio ambiente, agrotóxicos clorados, como o DDT, foram proibidos na década de 70.
  • Os agrotóxicos à base de fósforo surgiram em 1950. Eles também eram bastante tóxicos aos seres humanos e, em grandes doses, podiam até mesmo destruir o sistema nervoso.
  • Existem três tipos de agrotóxicos. Os pesticidas, ou praguicidas, combatem os insetos em geral. Já os fungicidas têm o objetivo de atingir os fungos, enquanto os herbicidas matam as plantas daninhas ou invasoras de outras culturas. Eles podem ser orgânicos ou inorgânicos.
  • Os pesticidas agem sob os ovos (ovicidas), as larvas (larvicidas), sob os ácaros (acaricidas) ou formigas (formicidas). O efeito dos agrotóxicos decorrem da ingestão, quando a praga come o produto impregnado na planta, do desenvolvimento microbiano, quando o produto contém microorganismos que atacam a praga, ou pelo simples contato da praga com o produto.
  • Quando ingeridos pelo homem, os agrotóxicos causam problemas de saúde. Os inseticidas clorados, por exemplo, provocam lesões no fígado e nos rins, e, em doses mais altas, podem levar à morte. 
  • Já os inseticidas fosforados provocam excesso de transpiração, salivação abundante, dores abdominais, vômito e diarreia. Os inseticidas constituídos de carbono, usados na agricultura para matar pulgões, provocam a morte mesmo em quantidade mínima. 
  • Os inseticidas botânicos, usados em residências para matar mosquitos, são mais fracos, mas podem desencadear alergias e asma. 
  • Os herbicidas em doses pequenas são capazes de causar fibrose muscular e impossibilitar a respiração. Já os fungicidas podem provocar câncer.
  • Além de atingirem os órgãos, os agrotóxicos podem causar alterações nos aparelhos humanos, como o nervoso e o circulatório. Atualmente, existe a preocupação de alterações na quantidade de células, que resultariam em tumores. Outra grande questão é a da alteração molecular, ou seja, os agrotóxicos atuariam no interior das células humanas.
  • Para eliminar o excesso de elementos tóxicos no organismo é aconselhável a ingestão diária de grande quantidade de água. A alimentação rica em fibras também ajuda a limpar o corpo dos resíduos nocivos à saúde.
  •                                       Fonte: guiadoscuriosos.com.br

terça-feira, 29 de maio de 2012

PLÁSTICO - RECICLAGEM


HISTÓRIA DO PLÁSTICO


Imagem da net



As sacolas de plástico podem permanecer mil anos no meio ambiente.
Com a quantidade de petróleo necessária para fabricar uma bolsa de plástico, um carro poderia percorrer 115 metros.
Usa-se 70% a menos de energia para reciclar plástico do que para fabricar plástico novo.
Na remota ilha Midway, no Oceano Pacífico, encontraram-se restos de sacolas de plástico nos esôfagos de 90% das crias de albatroz.
O plástico mata cada ano cerca de 1 milhão de aves marinhas, 100.000 mamíferos e inumeráveis peixes.
Em Bangladesh, Taiwan, Austrália, África do Sul e algumas zonas da Índia, é proibido o uso de certo tipo de sacolas de plástico nas lojas.
Na Irlanda e Dinamarca existe um imposto pelo uso de sacolas de plástico, para reduzir seu consumo.
O presidente do Clean Up the World, Ian Kiernan, fundou a campanha ao notar enquanto navegava ao redor do mundo, a quantidade de plástico e resíduos que bóia no oceano. Exija que seu supermercado use sacolas biodegradáveis que já existe no mercado.
Hoje o plástico faz parte de nossa vida. Observando o ambiente, nota-se que grande parte dos utensílios - dos óculos à sola de sapato, do móvel de cozinha ao painel do automóvel - é feita deste material.
MAS DE ONDE VÊM OS PLÁSTICOS?

O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e que pode ser moldado de várias formas, sem se quebrar. Pertence ao grupo dos polímeros, moléculas muito grandes, com características especiais e variadas.

Algumas das razões para tanto sucesso do plástico são sua leveza (o que facilita o transporte), o fato de ser maleável e não se estilhaçar quando se quebra.
 TIPOS DE PLÁSTICOS
Existem muitos tipos de plásticos. Os mais rígidos, os fininhos e fáceis de amassar, os transparentes, etc..
São divididos em dois grupos de acordo com as suas características de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorígidos.
Os termoplásticos são aqueles que amolecem ao serem aquecidos, podendo ser moldados, e quando resfriados ficam sólidos e tomam uma nova forma. Esse processo pode ser repetido várias vezes. Correspondem a 80% dos plásticos consumidos.
Os termorígidos ou termofixos são aqueles que não derretem e que apesar de não poderem ser mais moldados, podem ser pulverizados e aproveitados como carga ou serem incinerados para recuperação de energia.







Fonte: achetudoeregião.com.br

terça-feira, 15 de maio de 2012

FLOR-DA-PAIXÃO

MARACUJÁ (FLOR-DA-PAIXÃO)
____________________________
Maracujá - (do tupi mara kuya "fruto que se serve" ou  "alimento na cuia") é um fruto produzido pelas plantas do gênero passiflora (essencialmente da espécie Passiflora edulis) da família Passifloráceas.
A arvore que dá o fruto é conhecida por maracujazeiro.
É espontânea nas zonas tropicais e subtropicais da America.
Cultivado também pela sua flor ornamental. A passiflora edulis é cultivado com fins comerciais, devido ao fruto.

O maracujá de uso comercial é redondo ou ovoide, amarelo ou púrpura-escuro quando maduro, tem uma grande quantidade de sementes no seu interior.
O fruto é usado especialmente para produzir suco ou polpa de maracujá, as vezes misturada a suco de outros frutos, como laranja. Esta mistura forma um bom calmante. 
CURIOSIDADE -  A flor de Maracujá é conhecida como “Flor da Paixão”, devido a sua semelhança com as cinco chagas da Paixão de Cristo. É crença popular que o maracujá foi criado por Deus para lembrar o sacrifício do calvário de Cristo. A lenda diz que o sangue de Jesus  Cristo, molhou uma pequena planta que se encontrava junto da Cruz. Essa planta transformou-se no maracujá, para lembrar o sacrifício do Calvário.  A sua flor lembra a coroa de espinhos, os 3 cravos e as 5 chagas. 
A flor do maracujá é polinizada uniformemente por um inseto conhecido como MAMANGABA OU MANGANGÁ como é mais conhecido aqui no nosso Sergipe. Que por sinal é um dos grandes produtores desta fruta. Especialmente no município de Lagarto. Ou até mesmo manualmente, utilizando um cotonete. Isso quando cultivado em pequena escala. ou seja, poucos pés.
PROPRIEDADES - O maracujá é rico em vitaminas: C, complexo B, B1,B2, ferro, cálcio, fósforo, e calmante, por ter uma substancia chamada passiflorina. Possui propriedades ativadoras para o suor, também é usado contra vermes. 

Andando pelo sítio do meu tio Zé de Porfírio em Fazenda Abóbora deparei-me com estas maravilhas de frutos e resolvi registra-los fotograficamente para mostrar a todos vocês.!!!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Observem o que falemos a respeito da flor do maracujá. A sua flor lembra a coroa de espinhos, os 3 cravos e as 5 chagas. 

 À vezes sentimos vontade de tocar em alguma coisa da natureza, pois só assim podemos sentir o quanto é gratificante tirarmos um tempinho para contemplarmos o que parece mágica...
 Outras vezes queremos apalpá-los para sentir nas pontas dos dedos, como é consistente e bem elaborado aquilo que a natureza nos oferece de presente. è só preservar.




Veja a beleza e a coloração destes frutos...de quebra tem uma pequena  mariposa tentando se esconder embaixo da fruta de maracujá...

Vamos rimar?

Veja que coisa mais linda
Vista com muita emoção
Desta que é a fruta
Nascida da flor-da-paixão.

A flor representa Jesus
Que alimenta nosso irmão
Que chamamos para sempre
De Bela flor-da-paixão.

Onde quer que ela esteja
Podemos observar
A esta fruta da paixão.
Que é o maracujá.

Aqui mesmo em Sergipe
Produzimos pra valer
Consumimos o bastante
Que até sobra pra vender.

Não só este que mostramos
tem outras espécies também
Cultivadas nas florestas
Preservadas por alguém.

Alguns são ornamentais
Que embeleza o ambiente
Deixado maravilhados
Nosso povo, nossa gente.

Assim falei mais um pouco
Do nosso maracujá
Traz beleza interior
Faz o povo meditar.

Na culinária também
Esta fruta tá presente
Enfeitando nossas meses
Saciando nossa gente.

Na insonia, no nervoso
Recorre ao maracujá
Seu suco nos fornece
Vontade de relaxar.
________________
Hermano Alves
Poço Verde - SE
15-05-2012




domingo, 13 de maio de 2012

EXPECTATIVA DE VIDA

EXPECTATIVA DE VIDA
----------------------------------

Expectativa de vida dos animais
Expectativa de vida dos animais
avestruz
50 anos
aranha-de-chão
2 a 3 anos
baleia azul
35 anos
borboleta (verão)
2 a 6 semanas
Borboleta (inverno)
7 a 8 meses
camelo
50 anos
camundongo
2 anos
canguru
4 a 6 anos
cascavel
20 a 25 anos
cavalo
20 a 25 anos
cervo
10 a 15 anos
chihuahua
16 anos
coelho
6 a 8 anos
coiote
14 anos
crocodilo
75 anos
dromedário
35 anos
elefante
60 anos
esquilo
8 a 9 anos
formiga
3 semanas
gato
11 anos
gambá
4 anos
girafa
15 anos
hiena
25 anos
hipopótamo
40 anos
jegue
18 anos
jacaré
35 a 50 anos
leão
20 anos
marmota
4 a 9 anos
minhoca
4 a 8 anos
morcego
17 anos
ornitorrinco
10 a 15 anos
ostra
6 anos
ovelha
12 anos
papagaio
80 anos
pato
10 anos
peixe-boi
60 anos
pernilongo fêmea
1 mês
pernilongo macho
8 a 9 dias
pica-pau
15 anos
porco
10 anos
preá
12 anos
rena
5 a 8 anos
sapo-boi
7 a 9 anos
tamanduá
20 anos
tarântula (fêmea)
30 anos
tarântula (macho)
5 a 7 anos
tartaruga-gigante
150 anos
urso-polar
25 a 30 anos
vaca
18 a 22 anos
zebra
30 anos

FONTE: guiadoscuriosos.com.br