Páginas

sábado, 13 de agosto de 2011

VIDA SAUDÁVEL E FELIZ

A FORÇA DA NATUREZA
_________________________________



Busque nela as soluções para os seus problemas e a chave para uma vida saudável e feliz

      Desde os tempos mais remotos, a natureza é fonte de sobrevivência para o homem. Com o passar do dos anos, ele descobriu que podia melhorar seu modo de vida e, até mesmo, prevenir e curar certas doenças fazendo uso daquilo que estava logo ali ao seu alcance, como no quintal, por exemplo.

      Toda essa tradição permanece até hoje e os tratamentos feitos com plantas medicinais, a chamada fitoterapia, vêm sendo cada vez mais aperfeiçoados.
Atualmente, sabe-se que não só folhas e frutos trazem benefício à saúde, mas também: raízes, caules, sementes, enfim, quase tudo o que é natural pode ser aproveitado para alguma finalidade. E esse é um dos motivos pelos quais o Brasil é conhecido mundialmente por suas riqueza naturais, já que é possível está bem aqui, em nossas plantas, a cura ainda não descoberta para diversos tipos de doenças graves, como o câncer e, até mesmo a aids.
      Por isso, conhecer as principais propriedades das plantas é fundamental para quem deseja viver o mais natural possível, livre de químicas produzidas em laboratórios, que se tornam ingredientes comuns e obrigatórios nos alimentos, remédios e cosméticos que consumimos diariamente.
     É claro que é muito difícil e complicado deixar de ingerir ou utilizar totalmente os produtos industrializados, mas diminuí-los já faz uma diferença notável na qualidade de vida, que dá pra notar principalmente na resistência do organismo e na aparência física.
                                            NÃO DESCARTE O MÉDICO
_________________________________________________
       Existem tratamentos em que o acompanhamento médico é indispensável. Se temos algum problema sério de saúde, devemos consultar os nossos médicos antes de iniciar o uso da fitoterapia. Isso é extremamente importante para que continuemos a nos recuperar.
                                             VITAMINAS
     Sem elas, o corpo enfraquece e fica vulnerável a doenças
------------------------------------------------------------------
     As vitaminas protegem e fortalecem o corpo, além de combater doenças. vamos agora conhecer as principais, indispensáveis para a manutenção da nossa saúde.
------------------------------------------------------------------
     Vitamina A - garante a vitalidade da pele, do globo ocular e das mucosas. Auxilia o crescimento e aumenta a resistência do organismo. A ausência de vitamina A causa problemas visuais, enfraquecimento dos cabelos, dermatoses e cegueira noturna.
    Alimentos fontes: Abacate, Abacaxi, Abóbora, Aveia, Brócolis, Caju, Cenoura, chicória, Couve, Couve-flor, Espinafre, Goiaba, Laranja, Mamão, Manga, Melão, Ovos, Pepino, Pêssego, Tomate.
    Vitamina B1 - estimula o apetite, o desenvolvimento físico e atua no sistema nervoso, regulando a eliminação de toxinas. Quem possui deficiência de vitamina B1 tem dificuldades digestivas, dores musculares e debilidades nervosas. Em casos graves, pode ocasionar o beribéri   e insuficiência cardíaca.
    Alimentos fontes: Abacaxi, Ameixa, Amêndoa, Amendoim, Arroz integral, Aveia, Batata, Castanha-do-pará, Cenoura, Figo, Laranja, Lentilhas, Levedo de cerveja, Nozes, Rabanete e Tomate.
     Vitamina B2 - boa para a pele e para os olhos, a vitamina B2 age na alimentação da células do cérebro e do sistema nervoso. Previne e combate problemas nas mucosas, córneas, cabelos e unhas. Sua carência leva a lesões na língua e no nariz, além de lesões oculares, como o glaucoma.
    Alimentos fontes: Limão, Abacate, Acelga, Amendoim, Brócolis, Cebola, Cenoura,, Espinafre, Feijão-branco, Figo, Leite, Ovos, Pimentão-verde, Uva.
    Vitamina B5 - como todas as vitaminas do grupo B, a B5 é ótima para os tecidos da pele e células nervosas. Favorece o bom funcionamento do aparelho digestivo. Quem possui deficiência de vitamina B5 pode ter
diarreias e manchas na pele.
     Alimentos fontes: Pimentão, Amendoim, Castanha-do-pará, Levedo de cerveja, trigo integral.
     Vitamina B6 - além de agir sobre as células nervosas e sobre a pele, a B6 participa da produção de glóbulos vermelhos. Possui propriedades diuréticas, auxilia na limpeza do organismo e previne câimbras.
     Alimentos fontes: Melão, Carnes, Farelo de trigo, Leite, Levedo de cerveja, Melado de cana, Ovos.
     Vitamina B12 - essa vitamina favorece a absorção de proteínas e aminoácido pelo organismo. Previne e combate os vários tipos de anemias. Atua no desenvolvimento e função dos glóbulos vermelhos.
     Alimentos fontes: Batata,Amêndoa, Aveia, Germe de trigo, Hortaliças de cor verde, Leite, Ovos, Queijo.
      Vitamina C - previne infecções e problemas digestivo, musculares e ósseos. A ausência dela provoca vulnerabilidade a gripes, alergias e debilidade em geral. Se for crônica, sua deficiência causa escorbuto e depressão mental.
      Alimentos fontes: Kiwi, Abacaxi, Acelga, Acerola,, Alface, Alho, Batata,  Caju, Cebola, Cenoura, Espinafre, Goiaba, Laranja, Limão, Nozes, Pêra, Pimentão, Rabanete.                              
      Vitamina D - age na absorção de cálcio e fósforo. sua carência na infância acarreta o raquitismo e, na fase adulta, a osteoporose. É encontrada em poucos alimentos, por isso, é indispensável tomar sol, que elabora a substancia em nosso corpo.
     Alimentos fontes: Leite, e derivados, gemas, óleo de fígado de bacalhau, peixes gordos.
     Vitamina E - fortalece o sistema muscular e reprodutor. Quando ausente no organismo, causa aborto involuntários, dores nos músculos e, até mesmo, esterilidade.
      Alimentos fontes: Brócolis, Abacate, Alface, Banana, Couve, Espinafre, Frutas cítricas, Germe de trigo, Nozes, Óleo de amendoim, Soja, Verduras frescas.
      Vitamina H - deixa a pele saudável e bonita e é essencial para a coordenação motora. Sua falta acarreta eczemas, dores musculares, seborréias, caspa, sonolencia excessiva e debilidade geral.
      Alimentos fontes: Banana, Arroz integral, Aveia, Germe de trigo, Leite e Levedura de cerveja.
       Vitamina K - responsável pelo equilíbrio do sistema circulatório, a vitamina K fortifica os vasos sanguíneos e favorece a coagulação do sangue. Sua carência pode Ocasionar hemorragias.
       Alimentos fontes: Ovos, Algas marinhas, cebola, Cenoura, cereais, Couve, Espinafre, Iogurte Natural, óleo de figado de bacalhau, soja, verduras em geral.
       Vitamina P - fortalecedora do sistema de defesa do organismo, dá também resistência ao sistema circulatório e aos tecidos da pele. Sua falta abaixa a imunidade do corpo.
          Alimentos fontes: Laranja, Cidra, Lima, Limão, Tangerina.

Fonte de pesquisa: Revista  Plantas Milagrosas - Energia  Especial - Ano 6 nº 20 - Editora Auto Astral





Vamos rimar?

Ao ingerir um alimento
Veja o que está comendo
Não confie nos vendedores
Nem eles sabem o que tá dizendo.

A verdade é bem distante
Tá na mão do produtor
Só ele sabe o que planta
E o defensivo que usou.

Na hora de produzir
Todos querem colher mais
Nem os insetos sossegam
Nem as minhocas tem paz.

A ganância é tamanha
E agonia de lucrar
Colocam mais defensivos
Sabendo que pode matar.

Não somente aos insetos
Mas também ao cidadão
Só pensando na riqueza
Para lucrar um milhão.

A feira está repleta
De frutos contaminados
Ninguém importa com o mal
Ou com tamanho pecado.

Ninguém pensa no irmão
Consumidor inocente
Que precisa do alimento
Nem sabe o que tem por frente.

Falamos das vitaminas
Presentes nos alimentos
Pensando só no orgânico
Pra quem tem conhecimento.



                               Hermano Alves, em 13 de agosto de 2011

sábado, 6 de agosto de 2011

PRIMEIRO PREFEITO DE POÇO VERDE (1954)

POÇO VERDE - POLÍTICA (JOÃO MANUEL DE OLIVEIRA) 1º PREFEITO DE POÇO VERDE - SE


 Foto: Antiga prefeitura. Hoje Câmara de vereadores

       Não podemos falar da nossa cidade (Poço Verde - SE), sem lembrar de pessoas bastante influentes no tocante aos aspectos culturais e políticos, como é  o caso do Sr. João de Oliveira. Nem só pelo importante cargo que ocupou na política partidária como o primeiro prefeito deste município, mas também pelo muito que contribuiu para a nossa educação. Todos aqueles antigos moradores desta cidade lembram do Professor João de Oliveira. Por sinal continuamos lembrando do mesmo, através do colégio de ensino médio "João de Oliveira". Talvez o que essa juventude não se recorde é do peso do seu nome como Educador e Político. Sorte de todos nós é que ainda reside por aqui o seu filho Tarcisio da KIPÃO, que a todo momento nos fornece informações sobre esta bela trajetória daquele que muito contribuiu para o desenvolvimento cultural e político do nosso município.
       Graças a esse ilustre informante e pesquisador dos passos do seu genitor é que pude adquirir uma grande relíquia sobre todas as informações que veremos a partir de agora.
   
     "JOÃO DE OLIVEIRA"
 BIOGRAFIA
       Em 16 de abril de 1916, nasceu em Poço Verde (Fazenda Rio Real/Poço Verde) JOÃO MANOEL DE OLIVEIRA (João de Oliveira/Juca caria), Filho de MANOEL ZACARIAS DE OLIVEIRA e ANA DE OLIVEIRA.
        O pai do Sr JOÃO DE OLIVEIRA, MANOEL ZACARIAS DE OLIVEIRA (Manoel Caria) tinha uma farmácia de manipulação, era fitofarmacêutico da fazenda/Vila/Cidade - considerado pela população da região como médico, a fé da população era tão grande que tomava água dizendo que era da Farmácia de Manoel Caria e curava.
        Sua infância foi boa, brincava e estudava, com intuito de se formar em Engenharia Civil.
       Tinha um irmão Dr. PEDRO ZACARIAS DE OLIVEIRA - foi o primeiro filho de Poço Verde formado em Medicina pela Universidade Federal de Medicina da Bahia (Fez Mestrado), formado nunca mais veio a sua terra. Morreu em Nova Iguaçu/RJ, deixando boa fortuna para o Estado.
        Em 1936 foi residir em Aracaju para continuar os estudos, estudou no Colégio Tobias Barreto.
      Em 1940 foi residir em Salvador, fez vestibular para Engenharia Civil, aprovado em 1º lugar na prova escrita.
       Em 1941 retornou a Poço Verde, ingressando no magistério como professor e comerciante.
     Em 24 de abril de 1945 casou-se com ALTAIR DA FONSECA OLIVEIRA dizia na época que era a mulher mais bonita da Fazenda/Poço Verde - Desta união nasceram: Maria Aparecida da Fonseca Oliveira, Antonio Wilson da Fonseca Oliveira, José Raimundo da Fonseca Oliveira, José Rafael da Fonseca Oliveira, João Manoel da Fonseca Oliveira e Tarcisio Fonseca Oliveira.
      Com a fixação da sua residencia em Poço Verde. O Bel. em Ciências e Letras pelo Colégio Estadual Tobias Barreto em Aracaju - JOÃO MANOEL DE OLIVEIRA (João de Oliveira) iniciou um pequeno Ginásio livre em miniatura.
        Nas horas vagas, na pequena Farmácia de Manipulação (Manoel Caria), ensinava Matemática, Francês, Inglês e Português.
      Naquela miniatura de Ginásio, homens e meninos começam a sentir a grandeza de saber ler, e, nele foi criado o GRÊMIO RECREATIVO BARÃO DO RIO BRANCO. (G.R.B.R.B) Em 20 de janeiro de 1946.
        O Grêmio era uma pequena academia literária - ficou conhecido em todo estado.
       Foi o esclarecimento das inteligências, motivado pelo Grêmio, que trouxe os partidos políticos para Poço Verde, apresentando-se nas campanhas políticas o PSD, o PR e a UDN.
      Foi tesoureiro do  Grêmio.
      Em 1954 foi escolhido pelos amigos e parente para ser candidato a Prefeito.
    (Pela Lei Estadual) nº. 554, de 06 de fevereiro de 1954, que fixou a divisão administrativa e jurídica do estado, a vigorar no quinquênio 1954-1958, Poço Verde tem um único distrito: O de Poço Verde tendo como Primeiro Prefeito o Sr. JOÃO DE OLIVEIRA, eleito no pleito de 03 de outubro de 1954. A Câmara Municipal, constituída de 05 vereadores, foi instalada no dia 31 de janeiro de 1955.
      Sob a presidência do Sr. José Belo do Nascimento, foi solenemente instalado o município de Poço Verde e empossado o Sr. JOÃO DE OLIVEIRA como o 1º Prefeito.
     Nesse mandato, marcado pela honradez, dignidade e austeridade foi estruturado o quadro de funcionário do município.
    * Iniciada a pavimentação da Praça São Sebastião;
    * Foi adquirido o prédio para a instalação da Delegacia de Polícia, no Largo da Trindade:
    * Foi construído o Prédio da Prefeitura;
    * Foi construído  o açougue municipal,
    * Foram construídas as estradas do povoado Rio Real, Saco do Camisa;
    * Foram construídos os tanque das comunidades: São José, Queimada Comprida e Travessia.
    ** Na época não existia carro oficial para o prefeito e agencia bancária, transporte de verba e locomoção do Sr. João de Oliveira - para Aracaju era em Pau-de-arara na carroceria no meio de suínos e outros.
     Em 1959 indicou e apoiou o Sr. Deusdeth Rabelo para sucedê-lo, o então candidato perdeu a Eleição para o Sr. Emídio Neto.
     Em 1963 candidatou-se a prefeito perdendo a Eleição para o então Candidato João Emídio dos Santos.
     Em 1967 foi candidato a Vereador - sendo eleito em 1º lugar - renunciou.
     A partir de 1967 apoiou e articulo varias vezes a candidatura a Prefeito do Sr. Porfírio Veieira da Silva.
     Em 1977 foi procurado pelo então prefeito o Sr. Emídio Neto para compor a chapa para disputar a eleição para vice, indicando o filho José Raimundo da Fonseca Oliveira, não aceitando, aceitaria se fosse cabeça de chapa (Candidato a Prefeito). 
     Em 1982 apoiou juntamente com Porfírio Vieira da Silva a candidatura de José Everaldo de Oliveira para prefeito (foi eleito graças ao apoio do grupo liderado por João Oliveira, Porfírio Vieira da Silva e Dr. Celso de Carvalho/Deputado Federal - a pedido do Sr João de Oliveira/eram compadres) que posteriormente não concordava com as atitudes do então prefeito saiu do grupo.
     Em 1989 apoiou a Candidatura de Carlos Alberto Lima (genro de Porfírio), derrotando o candidato Dr. Gonzaga de Santana (apoiado por José Everaldo).
    Foi: Juiz de Paz, presidente do Sindicato Rural Patronal, Professor Estadual, Diretor das Escolas Estadual - Sebastião da Fonseca Dória e Epifânio Dória e Orador de várias Solenidades.
      Era um homem de conhecimento cultural extraordinário, pessoa probo, que se identificava com o povão.
    Em 02 de fevereiro de 1991 - faleceu na cidade de Poço Verde - Se aos 75 anos de idade, JOÃO DE OLIVEIRA, foi sepultado no cemitério da santa Cruz em Poço Verde (SE) - Com o dever cumprido como Poçoverdense.
   * Residencia do Sr. João de Oliveira - Construída em +/- 1944 (construída pelo Pai/Manoel Zacarias na praça da Igreja Matriz de Poço Verde)
   
   * Pesquisa realizada pelo seu filho Tarcísio 
 Hermano Alves,  agosto de 2011


Vamos rimar?

Por gostar do Poço Verde
E muito contribuir
É que contamos a história
De quem fez muito por aqui.

Sr. João de Oliveira
Prefeito e Professor
Iniciou a politica
Sem nenhum opositor.

Foi o primeiro prefeito
Duma pequena cidade
Onde bem contribuiu
Comandando de verdade.

Não há quem diga ao contrario
A não ser elogiar
A uma conduta decente
De um filho deste lugar.

Em sua vida cultural
Temos muita a agradecer
Pois ensinou tanta gente
Vos ajudando a crescer.

Foi bastante conhecido
E simples de coração
Foi o primeiro Prefeito
Deste ilustre povão.

Que bela recordação
Pra lembrar a vida inteira
Para aqueles que estudam
No Colégio JOÃO DE OLIVEIRA.

Na política fez estradas
Muitas outras construções
Por isso lembramos tanto
E temos recordações.

Que legal ter o seu filho
Pra contar tudo pra nós
Pois só Deus tem o poder
De calar a sua voz.

Foi TARCÍSIO que nos deu
A permissão de levar
A esse povo querido
O direito de lembrar.

Lembrar de boas condutas
Que o povo jamais esquece
Do bom primeiro prefeito
Que a lembrança permanece.

Sr. João de Oliveira
Primeiro homem a cumprir
Um mandato por inteiro
E na política seguir.

Foi também vereador
Eleito em primeiro lugar
Mas não quis seguir em frente
Resolveu renunciar.

No mandato de prefeito
Não havia mordomias
Carro para o trajeto
Quase ninguém conhecia.

Pra chegar à Capital
Era difícil demais
Seguia num pau-de-arara
Bem junto aos animais.

Sem contar com os apuros
Dos invernos bem chuvosos
Estradas enlameadas
Com buracos perigosos.

Mas isso tudo passou
Hoje a coisa é bem legal
Os nossos políticos trafegam
Bem longe do poeiral.

Ah se tudo fosse hoje!
Com carros pretos na porta
Piloto Particular
Outra coisa nem se importa...

O ontem foi bem difícil
Pra Seu João de Oliveira
É por isso que lembramos
Deste homem a vida inteira.

Não existia transporte
Nem mesmo computador
Tudo ali era escrito
Pelas mãos do " Professor".

Não havia celular
E nem outro Telefone
Imaginem a mensagem
Só levada pelo homem.

Satélite? Para que tanto?
Sem haver televisão!
Mal havia pau-de-arara
Em forma de caminhão.

Obs.:  Em comparação com os mandatos de hoje-em-dia, é até impossível imaginar como esses homens (prefeitos) das cidades interioranas conseguiam cumprir religiosamente com os seus mandatos.
Com tantas dificuldades que existiam. Vemos hoje a fartura de verbas  federais que chegam para serem gastas de qualquer forma. Basta que apresente um projeto para que os dinheiramas apareçam de todos os lados. Difícil mesmo é char aonde gastar...

Ao lerem estas rimas
Entendam como quiser
Fiz pensando no passado
Daquele que tinham fé.

De Professor a Prefeito
Perdurou a vida inteira
Do filho de Poço Verde
O Sr. João de Oliveira.

Aqui mesmo no sertão
Na caatinga nordestina
Onde o sol chega mais forte
Nesta vida peregrina.

Na luta do dia a dia
Em cidade do sertão
O Seu João de Oliveira
Comandava multidão.

Ser aluno ou eleitor
já virava uma rotina
Parecia espetáculo
Quando abrem as cortinas.

Por ser homem nordestino
Habitante do sertão
Autentico poço-verdense
De bondoso coração.

Orgulho desta cidade
Sergipana de primeira
Por ter 1º prefeito
Sr. João de Oliveira.

Pois merece ser lembrado
Pelo povo conterrâneo
Todo dia sem sessar
Do começo ao fim do ano.

De prefeito a Professor
Foi assim sua rotina
Trabalhar com essa gente
Esta foi a sua sina.

Trabalhou pela cidade
Sem dinheiro pra gastar
Enfrentou dificuldades
Sem querer se lamentar.

Sofria mesmo calado
Porém com honestidade
Por ser homem de palavra
Prefeito desta cidade.

Neste tempo não havia
A fartura de hoje em dia
Dinheiro correndo as soltas
Dificuldade existia.

Mas Seu João de Oliveira
Tinha tudo em suas mãos
Tinha o povo do seu lado
Tinha o homem do sertão.

Governar naquela época
Sem nenhuma condição
ficava muito difícil
Agradar este povão.

É lição para os prefeitos
Que governam hoje em dia
Sejam eles sergipanos
Ou mesmo lá da Bahia.

Vou ficando por aqui
Agradecendo a vocês
Mas prometendo em voltar
A rimar mais uma vez.

Quem nasceu nesta cidade
Sabe tudo que falei
Sabe quem foi o seu Juca
Mesmo como expliquei.

Hoje passaram bastante
Bons prefeitos por aqui
Sei bem o que  tô falamos
Pelos tempos que vivi...


______________


 Hermano Alves
Poço Verde - SE
Agosto de 2011