UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quinta-feira, 24 de março de 2016

Aprenda a diferença entre cágados, jabutis e tartaruga



 
Tartarugas, cágados e jabutis são membros da ordem Testudinata, mas conhecida como quelônios: os répteis dotados de carapaça. Embora pertençam à mesma ordem, e sejam muito parecidos, estes quelônios possuem diferenças entre si: os jabutis são os quelônios terrestres, ou seja, que vivem em terra, como é o caso do jabuti vermelho (Geochelone carbonaria) e do jabuti amarelo (Geochelone denticulata); os cágados são os quelônios considerados semiaquáticos, aqueles realizam parte de suas atividades dentro da água e parte de suas atividades fora da água, a exemplo do cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus); as tartarugas são os quelônios que vivem todo tempo dentro da água saindo apenas para desovar ou tomar sol, aqui incluídas todas as espécies de tartaruga marinha e de água doce, como a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa), o tracajá (Podocnemis unifilis), a iaça (Podocnemis sextuberculata) e a irapuca (Podocnemis erythrocephala).
Além dos habitats, características morfológicas também distinguem estes animais: em relação aos demais, o casco do jabuti é mais alto e bastante pesado. Em contraste, tartarugas e cágados têm cascos hidrodinâmicos: mais leves e num formato que os ajuda a não afundar na água e nadar com velocidade e agilidade.

As patas traseiras do jabuti tem um formato cilíndrico, que lembram as patas de um elefante. Em razão dos membros curtos e o peso do casco, jabutis são famosos por mover-se lentamente. Os cágados possuem o casco mais achatado, o pescoço mais longo e suas patas possuem dedos com membranas. Quando precisam esconder a cabeça, ela é dobrada lateralmente para dentro do casco, diferente das tartarugas e jabutis que retraem o pescoço verticalmente. As tartarugas são os quelônios mais numerosos. Apesar de bem semelhantes aos cágados, suas patas em geral tem formato de pá, que usam como remos para nadar.

Fonte: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28110

segunda-feira, 21 de março de 2016

A RAPOSA E AS UVAS

A Raposa e as Uvas

Esta fábula de Esopo, também reescrita por Jean de La Fontaine, ensina que quando não aceitamos as nossas próprias limitações, perdemos a oportunidade de corrigir as nossas falhas…Moral da História: É fácil desdenhar daquilo que não se alcança.
A Raposa e As Uvas

























Uma Raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma viçosa videira, alguns cachos de exuberantes uvas negras, e o mais importante, maduras.
Não pensou duas vezes, depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher o seu alimento.
Usou de todos os seus dotes, conhecimentos e artifícios para apanhá-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou cansando-se em vão, e nada conseguiu.
Desolada, cansada, faminta, frustrada com o insucesso de sua empreitada, suspirando, encolheu de ombros e deu-se por vencida.
Deu meia volta e foi-se embora, desapontada foi dizendo:
“As uvas afinal estão verdes, não me servem…”
Quando já estava indo, um pouco mais à frente, escutou um barulho como se alguma coisa tivesse caído no chão… Voltou correndo pensando ser as uvas.
Mas quando chegou lá, para sua decepção, era apenas uma folha que havia caído da parreira. A raposa, decepcionada, virou as costas e foi-se embora de novo.

Fonte: http://www.fabulasecontos.com/a-raposa-e-as-uvas/

sábado, 19 de março de 2016

DIA DA TERRA

Dia da Terra

                                                   Foto: Divulgação
Próximo 22 de Abril de 2016 (Sexta-feira)

O Dia da Terra é comemorado anualmente em 22 de abril, em todo planeta.
Também chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, este é um dia para reconhecer a importância do planeta Terra, e um dia para refletir naquilo que podemos fazer para ajudar a Terra.

Origem do Dia da Terra

O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970. No primeiro "Dia da Terra", o senador americano Gaylord Nelson organizou um tipo de fórum ambiental, que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.
Atualmente o Dia da Terra é comemorado anualmente no dia 22 de abril por mais de 500 milhões de pessoas no mundo todo.
A Unesco chamou ao Dia da Terra "Dia Internacional da Mãe Terra".

Atividades para o Dia da Terra

No Dia da Terra a sensibilização para os problemas que o planeta enfrenta é essencial. Experimente estas dicas de atividades para o Dia da Terra:
  • Plante uma árvore típica da sua zona;
  • Pinte um desenho do planeta Terra;
  • Incentive a reciclagem;
  • Reutilize materiais como plásticos e papelão e crie vários tipos de material escolar, como estojos, copos para lápis e caneta, pastas, etc;
  • Faça uma limpeza na escola;
  • Pinte um muro com motivos ecológicos;
  • Use menos energia, desligue as luzes quando possível.

Apagar as Luzes no Dia da Terra

Em alguns lugares, surgem campanhas que incentivam as pessoas a desligarem as luzes durante um minuto no Dia da Terra, como forma de consciencializar as pessoas para um gasto menor de eletricidade. É um evento parecido com a Hora do Planeta, que ocorre normalmente no último sábado do mês de março, e que propõe exatamente a mesma coisa.

Objetivos do Dia da Terra

No Dia da Terra os objetivos principais são sensibilizar e consciencializar as pessoas, especialmente as crianças, para tudo o que podemos fazer para proteger o planeta Terra.


      Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-da-terra/

terça-feira, 15 de março de 2016

NA INDIA, ALDEIA PLANTA 111 ARVORES PARA CADA MENINA QUE NASCE


Na Índia, aldeia planta 111 árvores para cada menina que nasce



Em uma pequena aldeia na Índia, Piplantri, há o costume da família plantar 111 árvores para cada menina que nasce. Cuidar dessas árvores e garantir elas cresçam e deem frutos também é uma responsabilidade da família.

Tudo começou quando Shyam Sundar Paliwal, ex-panchayat (uma espécie de 'chefe') da aldeia, plantou 111 árvores para homenagear sua falecida filha e percebeu que sua homenagem poderia se tornar uma solução para garantir a segurança das meninas nascidas no local, onde muitas famílias ainda têm o costume de rejeitar bebês meninas.

Então, ele estipulou que a família de cada menina nascida receberia da aldeia uma poupança, feita com doações de todos os membros da aldeia, inclusive dos pais, mas que só poderia ser acessada quando a filha completasse 20 anos. Além disso, para a família ter direito ao fundo, é preciso garantir que as meninas frequentem a escola regularmente, e não se casem antes dos 18 anos.

Já faz 6 anos que a aldeia adotou essa prática, e já foram plantadas mais de 40 mil árvores, que fornecem para a aldeia sombras e uma paisagem mais acolhedora, mas também frutos.



Fonte: Catraca livre

sábado, 12 de março de 2016

MISTURAR MANGA COM LEITE FAZ MAL PARA A SAÚDE?

A imagem pode conter: fruta e comida
 Misturar manga com leite faz mal para saúde?
                                     Foto: Depositphotos
Na época em que era criança, você deve ter ouvido bastante a seguinte advertência: “Não pode misturar manga com leite!”. Mas, por que isso? Misturar os dois ingredientes realmente faz mal para a nossa saúde?
Existem vários mitos sobre coisas que fazem mal ou até mesmo matam, como comer as sementes da melancia, deixar o chinelo virado para cima, abrir o guarda-chuva dentro de casa e, claro, misturar manga com leite.

A má reputação desta mistura não passa de um mito intencionalmente criado durante o período do Brasil Colonial.
De onde surgiu esta lenda?
A lenda de que manga com leite faz mal para a saúde existe há muito tempo e surgiu na época da escravidão no nosso país. No Brasil colonial, o leite era um alimento bastante caro e raro, exclusivo dos patrões, os senhores de engenho, e que lhes trazia maior lucro.
Como os senhores de engenho não queriam que os escravos consumissem o leite tão precioso, inventaram e espalharam o mito, que resistiu até os dias de hoje.
Já a manga era uma fruta abundante e muito consumida pelos escravos que trabalhavam nas plantações das grandes propriedades rurais. Assim, como forma de prevenir que eles também tomassem o leite, os senhores espalharam que comer manga e tomar leite fazia mal para a saúde.
Mas, a verdade é que os dois alimentos formam uma combinação muito saudável, então não se assuste quando ouvir uma frase parecida com “não tome leite agora, porque você acabou de comer manga”.
Manga com leite é saudável
Na realidade, misturar manga e leite não faz nenhum mal para a nossa saúde, muito pelo contrário, trata-se de dois alimentos muito saudáveis que só nos trazem benefícios, inclusive ao serem consumidos juntos.
A manga é uma fruta rica em ótimos nutrientes, como o caroteno e a pró-vitamina A, além de ser fonte de vitamina C, fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteína.
Já o leite é um alimento rico em proteína, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio. Com tantos nutrientes presentes na manga e no leite, a combinação dos dois alimentos só pode trazer benefícios para a nossa saúde, garantindo fartas doses de vitaminas e sais minerais importantes para o organismo humano.
Fonte: http://www.remedio-caseiro.com


quinta-feira, 10 de março de 2016

CONHEÇA A ÁRVORE DA PREGUIÇA (UMBAÚBA)


Foto da Internet
Conheça mais sobre a planta embaúba


Pode-se entender a embaúba como uma designação comum a várias espécies de árvore, em principal as do gênero Cecropia, que chegam a 15 metros de altura. É uma das primeiras plantas a habitar a Mata Atlântica e a favorita do bicho preguiça, que adora seus frutos. Aliás, por esse motivo, ela ganhou o apelido de árvore da preguiça. É um tipo de árvore leve que se adapta fácil a diversos tipos de solo. Em áreas desmatadas em recuperação é fácil achar uma embaúba por lá. Seus frutos são bastante atrativos para várias espécies de aves, por isso acabam sendo dispersas muito rapidamente. Com o caule e ramos ocos, vivem em simbiose com formigas que habitam no se interior, se protegendo dos animais herbívoros. Outros nomes populares que a embaúba tem são: ambaíba,  bauna, bauva, imbaiba, Imbaúba, umbaúba, árvore-da-preguiça; já em países sul-americanos é conhecida como palo de lija e países que falam inglês a chamam de trumpet tree.
Propriedades da embaúba
·        Analgésica
·        Antidiabética
·        Antisséptica
·        Antiasmática
·        Antitussígena
·        Anti-hemorrágica
·        Adstringente
·        Expectorante
·        Diurética
·        Descongestionante
·        Tônica
·        Hipotensora
·        Cicatrizante
·        Etc.
Maneiras de usar a embaúba para fins medicinais
Suco dos galhos novos e tenros com leite ou água:
Seve para afecções no peito, diarreia, gonorreia, leucorreia, grande fluxo menstrual e disuria.
Suco das folhas:
Quem está com tosses graves pode tomar uma colher de sopa desse suco de trinta em trinta minutos. O mesmo suco também é eficaz para tratar feridas causadas por insetos venenosos.
Xarope:
A embaúba pode ser usada na forma de xarope para tratar bronquites crônicas, asma e coqueluche. Basta fazer uma decocção dos frutos novos da árvore com água e açúcar.
Massa branca do caule:
Essa parte da embaúba é utilizada em curativos para cancros e ferimentos graves.
Decocção das folhas frescas e cascas:
A decocção das folhas frescas serve para banhos em feridas gangrenosas e algumas afecções da pele. Já com as cascas é utilizada para banhar úlceras sifilíticas.
Outras indicações:
·        Afecção respiratória, cutânea, cardiorrenal e cardiopulmonar
·        Anúria
·        Asma
·        Bronquite
·        Amenorreia
·        Diabetes
·        Diarreia
·        Dismenorreia
·        Dispneias
·        Erisipela
·        Hemoptise rebelde
·        Taquicardia
·        Coqueluche
·        Tosse
·        Tuberculose
·        Alergias
·        Controla a pressão arterial
LEMBRE-SE: Sempre busque um médico ou especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento correto para seu caso. Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo.


Fonte: http://www.remedio-caseiro.com/conheca-mais-sobre-a-planta-embauba

sábado, 5 de março de 2016

ARAÇAZEIRO

Nome Científico: Psidium cattleyanum




Nomes Populares: Araçá, Araçá-amarelo, Araçá-comum, Araçá-da-praia, Araçá-de-comer, Araçá-de-coroa, Araçá-do-campo, Araçá-rosa, Araçá-vermelho.
Família: Myrtaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Frutíferas
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene


O araçazeiro, cujo fruto é o araçá, é uma árvore ou arvoreta, de copa esparsa, muitas vezes com porte arbustivo, alcançando de 1 a 9 metros de altura. Ocorre naturalmente da Bahia ao Rio Grande do Sul, na Mata Altlântica. Seu tronco é tortuoso e apresenta casca lisa, escamosa, na cor cinza a marrom avermelhada, com ramos pubescentes quando jovens. As folhas são opostas, coriáceas, glabras, simples, inteiras, com forma elíptica a oblonga, e 5 a 10 cm de comprimento. As flores são solitárias, axilares e brancas, com longos estames. O período de florescimento é longo, estendendo-se de junho a dezembro.
A frutificação do araçazeiro também se estende por um longo tempo, ocorrendo durante a primavera e verão. Os frutos são do tipo baga, pequenos, globosos, de casca vermelha ou amarela, com polpa de cor creme a esbranquiçada, suculenta, doce e ácida, de sabor e aspecto semelhantes à goiaba, e com numerosas sementes. Os frutos, ricos em vitamina C, podem ser consumidos in natura ou na forma de sucos, sorvetes, doces, compotas, licores ou marmeladas. Eles também são muito apreciados pela fauna silvestre, que se encarrega de espalhar as sementes.
O araçazeiro é uma árvore ideal para pomares domésticos. Por ser de pequeno porte, não exige muito espaço para crescer e dar os frutos que toda família poderá apreciar. Também possui o poder de atrair uma infinidade de passarinhos silvestres, que vem degustar seus deliciosos frutos. Por este entre outros motivos, ele não deve faltar em programas de recuperação de áreas degradadas da mata atlântica.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. O araçazeiro aprecia o clima tropical, com o calor e a umidade, no entanto, é capaz de tolerar as geadas do clima subtropical. Apesar de preferir sol pleno, tolera sombreamento parcial. Como outras mirtáceas, o araçá é sensível à galhas e moscas-das-frutas. Multiplica-se por sementes.


Fonte: http://www.jardineiro.net/plantas/araca-psidium-cattleyanum.html

URUBU-DE-CABEÇA-PRETA






O urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) é uma ave catartiforme da família Cathartidae, pertencente ao grupo dos abutres do Novo Mundo. Deste grupo, é uma das espécies mais frequentemente observadas, devido ao fato de realizar voos planados em correntes térmicas a grandes alturas e por possuir atividade durante todo o dia.

Etimologia

Seu nome científico vem do grego korax = corvo; e gups = abutre, urubu; e do latim Atratus = vestido de preto, vestido de luto.

Características

O urubu-de-cabeça-preta, como as outras espécies de urubus, possui a cabeça depenada, sendo um pouco rugosa. Essa espécie possui uma boa visão e um olfato apurado, mas não tanto como seu parente mais próximo, o urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura), que localiza a carcaça três vezes mais rápido que essa espécie. Isto se deve ao fato de que a parte do seu cérebro que se encarrega do instinto olfativo é cerca de três vezes maior do que a dos urubus-de-cabeça-preta. Possui de 56 a 76 cm de comprimento, peso que oscila entre 1,6 a 3 kg e envergadura de 150 à 170 cm.

Os urubus-de-cabeça-preta fazem ninhos em terrenos longe da presença humana, junto do solo e nunca são feitos a mais de 50 cm de altura. Os ovos, de cor cinza ou verde-pálida, são incubados por ambos os genitores durante 32 a 40 dias. Os juvenis eclodem com plumagem branca e são alimentados por regurgitação. Com o passar dos dias, os juvenis ganham uma cor branco-rosada e penas um pouco azuladas. O primeiro voo ocorre por volta das 10 a 11 semanas de vida e com cerca de 3 meses já têm a plumagem de adulto.


O urubu-de-cabeça-preta alimenta-se de carniças e frutas em decomposição como a pupunha. Este modo de alimentação necrófaga confere-lhes grande importância ecológica, pois ajudam a eliminar carcaças do ecossistema. Em áreas habitadas por humanos, eles também se alimentam de matéria em decomposição em depósitos de lixo. Seu sistema digestivo é muito eficaz e graças ao seu ácido estomacal ele é capaz de digerir nervos e ossos.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/

GARÇA



                       
                                                 Imagens da Internet



Garça-branca-grande (Ardea alba)

Ordem Ciconiiformes, Família Ardeidae

Mede cerca de 90 cm. Seu corpo é completamente branco. É facilmente identificada pelas longas pernas e pescoço, característica dos membros da família. O bico é longo e amarelado, e as pernas e dedos pretas. A íris é amarela.

Vive em áreas alagadas que contenham peixes, lagos, rios, banhados açudes.
No período que antecede a reprodução, um grande número de garças-brancas-grandes e pequenas podem ser encontradas nos lagos, rios, represas, e espelhos d’água.

Alimenta-se principalmente de peixes, mas já foi vista comendo quase que tudo o que possa caber em seu bico. Pode consumir pequenos roedores, anfíbios, répteis, insetos e até lixo!

Penas especiais (egretes) se formam no período reprodutivo. Constroem o ninho, grande e feito de gravetos, em ninhais que podem ter milhares de indivíduos de várias espécies de aves aquáticas.

Distribuição geográfica


Do Canadá, na América do Norte  até  a Patagônia, por todos os países, e no Brasil em todos estados.


Fonte: http://www.faller.eng.br/avesibirapuera/pages/garca-grande.html


MENSAGEM DE REFLEXÃO, QUO VADIS?



Para onde vais? Ao longo do Seu ministério Cristo foi questionado várias vezes, inclusive pelos doze, mas, pouco antes de ser crucificado, quando falava da vinda do Consolador e de Seu retorno aos Céus, queixou-se dos discípulos por não lhe haverem feito essa pergunta (João 16:5).

Hoje, enquanto dirigia e refletia sobre o episódio, entendi um pouco mais sobre as razões de Cristo ter sido tão íntegro e firme ao longo de Sua vida entre nós. Ele fez o que fez, porque sabia de onde viera e o que deveria fazer aqui, pois conhecia muito bem seu destino final. Isto deu sentido à Sua Missão e Ele permaneceu firme em todas as ocasiões em que foi confrontado pelo mal.

Diferente dEle, vivemos como se o amanhã não existisse, erramos por não focar nossa vida no destino final. Por desconhecer para onde vamos, embarcamos em viagens agradáveis, mas cujo destino final é catastrófico (Provérbios 14:12). A vida oferece caminhos que não levam a lugar algum, curvas e atalhos que nos conduzem a precipícios, túneis que são escuros e sombrios do começo ao fim.

Lewis Carrol afirma que para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve. Para onde vais? A pergunta que os discípulos não fizeram ao Mestre eu faço a você agora. Se você deseja ir ao encontro da Verdade, da Vida e da felicidade, só existe um Caminho a seguir, Cristo. Escolha-o e o destino final de sua existência estará seguro, deixe-o de lado e as consequências serão terríveis e poderão ser eternas também.

Por: Gelson de Almeida Jr.

Fonte: http://edelsonfreitas.com/portal/noticias


quarta-feira, 2 de março de 2016

CITRONELA - Cymbopogon nardus


Citronela


A citronela é uma planta medicinal muito utilizada como repelente para insetos, sendo muito eficaz contra moscas, mosquitos e formigas.

Nome científico - Cymbopogon nardus e pode ser comprada em algumas farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

Vulgarmente designada como citronela é uma erva perene da família Poaceae, originária da Ásia tropical. É utilizada para a extração de um óleo essencial chamado óleo de citronela, muito utilizado como repelente de insetos.

 A citronela serve para tratar febres intestinais e distúrbios digestivos. Também é muito utilizada como repelente para insetos e na aromaterapia.

As propriedades da citronela incluem sua ação insetífuga, calmante, bactericida, febrífugo, sudorífica e carminativa.

A citronela pode ser usada em forma de pó, em folhas ou em óleos.
Repelente de citronela: Cortar pequenos pedaços da folha da citronela e colocar num prato. Trocar diariamente.

O efeito colateral da citronela é alergia na pele.
Contraindicações da citronela
Não foram encontradas contraindicações para a citronela.

 Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre