UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sábado, 14 de novembro de 2015

CAATINGA


A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro (considerado a África brasileira). Concentra-se na região nordeste do Brasil e ocupa cerca de 7% do território nacional. Esse bioma ocupa os estados do Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Foto da Internet
Nas regiões de caatinga, o clima é quente, com prolongadas estações secas e o regime de chuvas influencia a vida de animais e vegetais, todos adaptados a grandes estiagens. A vegetação se caracteriza por arbustos tortuosos, com aspecto seco e esbranquiçado por quase todo ano e classificada como xerófitas . Daí o nome caatinga, que em linguagem indígena significa “mata branca”.
A diversidade de espécies é menor, quando comparado a outros biomas brasileiros como a Mata Atlântica e a Amazônia. Entretanto, estudos recentes revelam um alto número de espécies endêmicas, isto é, espécies que só ocorrem naquela região. 

A paisagem mais comum da caatinga é aquela que apresenta durante a seca, pois apesar do aspecto seco das plantas, todas estão vivas, apenas perdem as folhas para suportar a ausência de água. 
O solo da caatinga é raso, pedregoso e alcalino e não armazena a chuva que cai. As altas temperaturas causam uma evaporação intensa e a salinização do solo. Na estação seca a temperatura do solo pode chegar a 60°C. A temperatura média anual da caatinga é de 25 a 30°C e facilmente pode chegar perto dos 40°C.
Uma formação de relevo característica na depressão nordestina é o inselberg, bloco rochoso sobrevivente ao desgaste natural.

Espalhados pela caatinga existem regiões úmidas e de solo fértil chamadas de “brejos”, onde são praticadas as atividades agrícola (se produz frutas tropicais e café) e desenvolve-se a agropecuária bovina.

A Caatinga é dividida em “sertão” e “agreste”:
O Sertão
Durante a colonização brasileira, os portugueses chamavam está região semi-árida, no interior do nordeste do Brasil, de desertão, que acabou ficando apenas “Sertão”.
A região tem o menor índice de chuvas de todo o país, devido ao relevo e a dinâmica das massas de ar, que impedem que as nuvens carregadas de água alcancem o sertão nordestino.
A área atingida por esta seca equivale a 3vezes o tamanho do estado de São Paulo e viver nesse ambiente é um problema para as famílias nordestinas que podem ficar até 8 meses sem ver um pingo de chuva. 

O Agreste 
É uma estreita faixa, paralela ao litoral, uma zona de transição entre a Zona da Mata (na Costa) e o Sertão (no interior).
É uma área sujeita a secas, com solo pedregoso, vegetação rala e de baixa altura e rios temporários. Mesmo assim, ainda chove mais que no sertão.
Alguns números da Caatinga:
Plantas quase 2.000 espécies
Aves cerca de 500 espécies
Mamíferos cerca de 150 espécies 
Repteis e Anfíbios cerca de 170 espécies



Fonte: http://www.bioventura.com.br/caatinga.html