UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quarta-feira, 27 de maio de 2015

CABELO DE MILHO

Cabelo de milho

No Brasil e em todo o mundo, o milho é um alimento popular por seus valores nutricionais, além de sabor ímpar. Além de poder ser consumido diretamente ao ser cozinho, ele também é utilizado como ingrediente base na fabricação de muitos outros alimentos, como farinhas, biscoitos e bolo, cuscuz, canjica etc. Durante o preparo, muitas pessoas tiram a casca que protege o milho, arrancam seus cabelos e o cozinham, jogando o restante no lixo. No entanto, o milho é um alimento que pode ser considerado até mesmo sustentável, já que tudo dele pode ser reutilizado. Sua casca, por exemplo, serve para abrigar doces de milho e muito mais, e seu cabelo ao ser fervido transforma-se num chá com diversas propriedades benéficas ao organismo.
Quais os benefícios?
O chá de cabelo de milho proporciona diversos benefícios ao organismo. Os mais conhecidos são: seu eficiente combate às infecções do trato urinário, infecções renais, auxilia no tratamento de distúrbios cardíacos e desintoxica o sangue e o organismo.
Para quem deseja emagrecer o chá de cabelo de milho também é uma excelente opção, pois seu consumo regular reduz a retenção de líquidos no organismo, diminuindo o inchaço e o excesso de peso. Quem possui dificuldades em perder peso, aliando o chá com uma dieta balanceada e exercícios aeróbios regulares, pode eliminar até 3 kg por semana.
É importante ter consciência de que, embora seja realmente um excelente chá e traga muitos benefícios para o organismo, não age sozinho. Caso sofra de cistites graves, infecções recorrentes e problemas cardíacos sérios, não hesite em buscar auxílio médico. Apenas um profissional capacitado, juntamente com os exames necessários, pode de fato diagnosticar o que você está passando e receitar o melhor tratamento. Antes de iniciar qualquer tratamento medicinal – mesmo os naturais – informe-se com seu médico de confiança para saber se determinado item é compatível com seu organismo, haja vista que cada corpo é único e responde de formas diferentes.
Preparando o chá

Retire do milho seus cabelos, lave bem e deixe secar ao sol. Então, coloque uma colher e meia de sopa de cabelos de milho numa chaleira, juntamente com 200 ml de água filtrada. Deixe ferver por 10 minutos e então desligue com a chaleira tampada. Após o chá descansar por mais 10 minutos, o coe, adoce a gosto e beba quando a temperatura estiver agradável. Ele pode ser consumido normalmente uma ou duas vezes ao dia, sendo recomendada a segunda opção para pessoas que retém líquidos.


Fonte: http://beneficiosdasplantas.com.br/cabelo-de-milho/

segunda-feira, 25 de maio de 2015

CORDÃO DE SÃO FRANCISCO OU RUBIM



CORDÃO DE SÃO FRANCISCO


O rubim, conhecido cientificamente como Leonotis nepetaefolia

 pertence à família Lamiaceae

 É originário de regiões menos áridas da África, Índia e do Caribe

Essa planta é muito utilizada medicinalmente, o chá feito com suas folhas geralmente é usado pelos herbalistas para acalmar os nervos, curar queimaduras, aliviar sintomas de febre ou resfriado entre outros. Além disso, há pessoas que usam essa erva para fumar.

Características

O rubim é uma planta de caule ereto, quadrangular e ramificado, que mede entre 0,60 a 1,20 metros de altura, as suas folhas são alongadas com pecíolos. Suas inflorescências formam umas espigas longas e bem flexíveis, podendo ter a cor rosa, branca ou vermelha, com lobos do cálice espiniforme.

É uma planta anual, de clima temperado, mas que adapta-se bem às regiões subtropicais. Prefere solos úmidos e argilosos, com boa fertilidade. Outros nomes populares da planta são: amor-deixado, macaé, chá-de-frade, coração-de-frade, cordão-de-são-francisco, erva-das-lavadeiras, erva-do-santo-filho, levantina, mamangava, pasto-de-abelha entre outros.

Propriedades e benefícios

Entre as principais propriedades do rubim podemos citar: diurético, vermífugo, expectorante, cicatrizante, eupéptico, febrífugo, estomáquico, antirreumático, antidiarreico, aperiente, antiemético, antiasmático, anti-inflamatório interno e externo, entre outras.
Os benefícios medicinais dessa planta são diversos, isso se deve à sua composição: alcaloides naturais, flavonoides, polifenois, glicosídeos entre outros.

O rubim é indicado para curar resfriado, febre, no tratamento de asma, gastroenterite, afecções do estômago e intestino, gripe, inapetência, cólicas intestinais, dores varicosas, cardiopatias, úlceras, embaraço gástrico, irritação do estômago e intestino, febre palustre, erisipela, hipoglicemia, artrite, hipertensão, controlar a menstruação, antibacteriano leve e até para combater o câncer.

Usos

Para fazer a alcoolatura é preciso misturar duas xícaras de café de álcool e uma xícara de café de água com duas colheres de sopa de erva fresca picada. Deixe em maceração por sete dias, agitando com frequência. Em seguida, coe e coloque em um vidro escuro. Tome uma colher de café do preparado diluído em água. Pode ainda ser aplicado em articulações inflamadas.
Para fazer o chá, coloque 20 gramas de folhas ou flores secas em meio litro de água, deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Em seguida coe e tome até três vezes ao dia.
Para o uso externo, friccione as folhas ainda frescas sobre as partes afetadas.

Para fazer o xarope, coloque duas colheres de sopa de folhas e flores picadas em uma xícara de chá de água fervente e abafe. Em seguida coe e adicione duas xícaras de cafezinho de açúcar e mexa até que a mistura fique homogênea. Adultos devem beber uma colher de sopa do xarope três vezes ao dia e crianças uma colher de chá do xarope três vezes ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

Até o momento não foram registradas contraindicações ou efeitos colaterais com relação ao uso dessa erva, porém o uso em excesso pode causar danos.


Fonte: http://beneficiosdasplantas.com.br

domingo, 17 de maio de 2015

COMIGO NINGUÉM PODE

Comigo Ninguém Pode



A comigo ninguém pode (Dieffenbachia pictada), é uma das plantas ornamentais mais perigosas em ambiente urbano, normalmente encontradas em bares, restaurantes e lojas e amplamente cultivadas nos lares. Por ser uma planta de ampla toxidade, ela é responsável por muitos acidentes com intoxicações, principalmente as crianças, que têm costume nato em pôr na boca tudo o que encontra pela frente.

As folhas dessa planta realmente chama a atenção por ser brilhantes e largas, que para quem não a conhece parece muito apetitosa.

As principais vítimas são crianças de 0 a 6 anos que, atraídas pela exuberância da folhagem da planta, levam partes desta à boca. A mastigação, ainda que de pequenas porções das folhas ou pecíolos, causa uma intensa irritação das mucosas da boca, faringe e laringe. Os sintomas iniciam-se com salivação abundante, dores na boca, na língua e nos lábios. Subseqüentemente, ocorre edema das mucosas que tiveram contato direto com a planta.

Não há relatos conclusivos sobre a origem da toxidade da comigo ninguém pode, mas alguns estudos dão conta de que ha alto nível de cristais de oxalato de cálcio e enzima proteolítica, denominada dumbcaína, na seiva da planta. Esses cristais apresentam-se na forma de ráfides (agulhas), e estão contidos dentro de células ejetoras denominadas idioblastos.

Acredita-se que os idioblastos compreendem um fator essencial para a toxicidade dessas plantas, visto que tais células, através de pressão osmótica, ejetam as ráfides com uma força surpreendente, fazendo com que os cristais perfurem e penetrem nos tecidos. O autor cita que sem a força ejetora dos idioblastos, a simples presença das ráfides de oxalato de cálcio e das enzimas proteolíticas não seria suficiente para desencadear a toxicidade. Assim sendo, admite-se atualmente que os efeitos tóxicos provocados por essas espécies são resultantes da ação combinada de diversos fatores.

Segundo o Centro de Informações Toxológicas do Amazonas, para aquele que teve contato com a planta existe um tratamento que consiste na lavagem gástrica e medidas provocadas de vômitos realizadas com muito cuidado em virtude dos efeitos irritantes da planta. O tratamento é sintomático, incluindo administração de demulcentes (clara de ovos, óleo de oliva), bochechos com soluções de hidróxido de alumínio, antiespasmódicos e analgésicos e anti-histamínicos. Nos casos mais graves convém administrar corticosteróides. Lesões oculares são tratadas com lavagem demorada com água corrente e aplicação de colírios antissépticos: corticosteróides por via sistêmica nos casos mais graves.

A comigo ninguém pode é, na verdade, uma das ornamentais mais cobertas de superstições. Embora ninguém conheça a verdadeira origem de tais crenças, diz-se que protege seu cultivador contra mau-olhado, inveja e os maus espíritos e é bom para os negócios, vislumbra prosperidade e absorve as energias de baixa vibração, abundantes em ambientes comerciais.
A crendice popular leva essa planta entre os melhores cuidados, pois se apregoa, que, em a planta definhar ou morrer, certamente seu dono entrará em apuros.

Embora seja uma espécie perigosa, a comigo ninguém pode não deve ser condenada ao extermínio. Quem tiver crianças ou animais em casa basta colocá-la em ambiente de difícil acesso, minimizando assim o perigo de intoxicação.

Fonte: http://www.plantasonya.com.br




sexta-feira, 1 de maio de 2015

O MENINO E A PIPA

divulgação
O MENINO E A PIPA


divulgação




Ás vezes deixamos de fazer o que gostaríamos de fazer por vários motivos: por falta de tempo, por falta de dinheiro, por um problema de saúde ou por tantos outros motivos. Porém, nunca é tarde para fazermos aquilo que nos faz bem e que tanto desejamos.
Veja esta história real!


Havia um garotinho que morava em um vilarejo e da janela da sala de sua casa, via os amiguinhos maiores brincado de empinar pipas. Ele olhava as pipas tremulando no ar, enquanto os meninos competiam para ver quem conseguia empinar mais alto suas pipas. Ele pensava:" - Quando eu crescer, vou trabalhar, ganhar dinheiro e comprar uma pipa bem bonita com muitos metros de linha, porque quero empinar minha pipa bem mais alto que as dos meus amigos." 

Os anos foram passando, o menino foi crescendo e sempre sonhando com a maior e mais bela pipa voando mais alto. Até que o menino cresceu, trabalhou e ganhou dinheiro suficiente para comprar a tão sonhada pipa. Porém, os amigos aconselharam a comprar uma bola de futebol em vez de uma pipa. Com a bola poderia brincar com vários amigos e ela não seria levada pelo vento, enquanto que a pipa sim. E mais, com a pipa teria que brincar sozinho já que as crianças daquela região não tinham costume de brincar de empinar pipa. O menino aceitou o conselho dos amigos e comprou a bola. Com a bola fez muitos amigos, algumas briguinhas... mas isso é coisa de criança mesmo!

O tempo passou, o menino cresceu, a bola furou e o sonho de empinar pipa ficou distante... Agora já era um jovem e empinar pipa era coisa de criança. afinal, o que os amigos iria dezer se o vissem empinando pipa? Porém, o sonho não saia de sua mente principalmente quando jogava bola ou via um menino brincando com uma pipa. Passaram-se mais de vinte anos, quando então já era um executivo de carreira em uma grande empresa e resolveu jogar por terra todos os preconceitos e foi sentir a sensação de empinar uma pipa. Enquanto ele brincava empinando sua pipa cada vez mais alta e vendo-a tremular com o vento, ele se sentia uma criança realizando o seu grande sonho. E se perguntava:" - Por que demorei tanto tempo para empinar uma pipa? Por que fui ouvir o conselho dos outros e comprei uma bola e não a minha pipa? Por que deixei a vergonha tomar conta de mim e não fiz antes o que estou fazendo agora?" De tudo isso ele tirou algumas liçôes:

1º- Faça sempre com responsabilidade aquilo que gosta de fazer. 


2º- Nunca é tarde para fazer aquilo que se deixou de fazer no passado.

 3º- O menino sempre sonhou em sentir o prazer de empinar uma pipa, mas só sentiu o prazer quando depois de adulto, teve coragem de se tornar criança e empinar a pipa.

Portanto: Se você tem vontade de andar na chuva, ande na chuva. Se você tem vontade de jogar bola com as crianças, jogue bola com as crianças. Jogue o preconceito no lixo e faça tudo que o faz feliz. Afinal, você só vai fazer o outro feliz se você estiver feliz. Pense nisso e boa sorte. Compartilhe está mensagem com seus amigos.

Fonte: http://www.administradores.com.br



DIA DO TRABALHO

Você sabe por que se comemora o Dia do Trabalho em 1º de maio?



A edição da "Folhinha" de 24 de abril de 1977 trazia na capa uma homenagem aos trabalhadores do Brasil. Na matéria principal, o leitor encontrava alguns dados sobre a economia do país e, de forma resumida, o porquê do Dia do Trabalho ser comemorado em 1º de maio.
A data foi criada em 1889, em Paris, em homenagem à manifestação feita em 1886 pelos trabalhadores americanos de Chicago, que brigavam por melhores condições nas fábricas. O ato resultou em mortes, prisões e violência.
O texto também dedicava um espaço especial às mulheres que fugiam das estatísticas apontadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) à época: aquelas que cuidavam da casa e dos filhos (dos seus ou dos de outras pessoas) enquanto os maridos trabalhavam fora.
"Estas mulheres também devem receber, no dia 1º de maio, uma homenagem especial. Se não fosse seu trabalho, pouco se poderia fazer nas fábricas, nos escritórios, nas escolas (...)", dizia a reportagem.
Confira a íntegra do texto abaixo:
DIA DO TRABALHO
No dia 1º de maio, o Brasil comemora o Dia do Trabalho. Um dia importante porque nele é prestada homenagem aos trabalhadores, os que fazem a grandeza de seu país, que garantem a vida de sua família. E não são poucos os trabalhadores que devem receber, neste dia, um pensamento especial dos leitores da "Folhinha" --a começar de seus parentes: pais e mães, tios e tias, avós, professores, pajens, empregadas, e todos os que vivem perto de nós.
Segundo o IBGE (Anuário Estatístico 1975) são economicamente ativos, isto é, estão em condições de trabalhar, 71,8% dos homens e 18,5% das mulheres brasileiras de mais de 10 anos. Isto significa que trabalham quase 24 milhões de homens e mais de 6 milhões de mulheres.
Este pessoal todo trabalha em setores variados: agricultura, pecuária, silvicultura, extração vegetal, caça e pesca (36% dos homens e 3% das mulheres); na indústria (14% dos homens e 2% das mulheres); no comércio (6% dos homens e 1% das mulheres); na prestação de serviços (o que inclui um grande número de atividades), nos serviços de transporte, de comunicações etc. Há ainda um grande número --principalmente de mulheres-- que não constam das estatísticas porque seu trabalho está restrito ao âmbito de sua casa: cuidando da sua própria família ou ajudando a cuidar da casa e dos filhos de alguém. Estas mulheres também devem receber, no dia 1º de maio, uma homenagem especial. Se não fosse seu trabalho, pouco se poderia fazer nas fábricas, nos escritórios, nas escolas, nas fazendas --é de casa que saem, todos os dias, os trabalhadores que produzem as riquezas de nosso país.
O Dia do Trabalho é comemorado a 1º de maio porque foi nesse dia que, há anos, fez-se um grande movimento a favor dos trabalhadores, que, no início da era industrial, eram submetidos a condições muito precárias --salários baixos, muitas horas de serviço, locais insalubres para o trabalho. Revoltados com essa situação, os operários da época se reuniram e exigiram condições melhores de trabalho. E isso é o que se vem fazendo, há anos. No Brasil, existe uma legislação especial tratando dos direitos e deveres do trabalhador, a fim de que o serviço prestado tenha, no mínimo, a recompensa de um salário. Se muita coisa ainda há a fazer, muito já se conseguiu.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/05/1271790-por-que-se-comemora-o-dia-do-trabalho-em-1-de-maio-leia-texto-de-1977.shtml