UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

História do Natal


História do Natal

Conheça a história do natal, a comemoração em civilizações antigas e atuais.


Natal, uma tradição cristã influenciada pelos princípios de outras manifestações da Antiguidade.
Natal, uma tradição cristã influenciada pelos princípios de outras manifestações da Antiguidade.

Em diversas culturas espalhadas pelo mundo, a celebração da passagem do ano ou das estações é feita com o intuito de estabelecer a renovação do mundo e o revigoramento dos valores que agregam uma determinada civilização. Semelhantemente, o Natal também incorpora esse mesmo princípio de renovação ao celebrar o nascimento de uma das figuras centrais do cristianismo, Jesus Cristo. De fato, em diversas manifestações natalinas podemos também enxergar a reafirmação desse mesmo valor.
Dessa maneira, podemos observar que os princípios natalinos se configuraram em diferentes culturas ao longo do tempo. Os mesopotâmicos, por exemplo, celebravam nessa mesma época o Zagmuk. Segundo a tradição mesopotâmica, o fim do ano era marcado pelo despertar de monstros terríveis a serem combatidos por Marduk, sua principal divindade. Durante a festividade, um homem era escolhido para ser vestido e tratado como rei, para depois ser sacrificado, levando todos os pecados do povo consigo.

Nas civilizações nórdicas, o Yule – marcado para o dia 21 de dezembro – marcava o retorno do sol. Para celebrar a mudança, grandes toras de madeiras eram amontoadas para a montagem de grandes fogueiras que tinham em suas labaredas a representação de novas colheitas e rebanhos a serem consumidos no ano seguinte. Marcando o início do inverno, a celebração reafirmava uma grande esperança nas novas conquistas a serem obtidas no novo ano que se iniciava.

Na Roma Antiga, a data de 25 de dezembro marcava o início das celebrações em homenagem ao nascimento do deus Sol, conhecido como “Natalis Solis Invcti” (O Nascimento do Sol Invencível). Nessa mesma época, entre os dias 17 e 24 de dezembro, também ocorriam as festividades da Saturnália, celebração cercada de muita comida e bebida onde as normas do mundo formal eram subvertidas com o intuito de promover a renovação dos valores por meio de festas marcadas pela inversão dos padrões vigentes.

Com a oficialização do cristianismo no interior do Império Romano, várias destas datas foram incorporadas com o propósito de alargar o número de convertidos à nova religião do Estado. Nesse processo, o dia 25 de dezembro foi instituído como a data em que se comemorara o nascimento de Jesus Cristo. Na verdade, várias analogias entre as tradições pagãs e os valores cristãos oferecem uma grande proximidade entre os significados atribuídos a Cristo e as divindades anteriormente cultuadas.

Assim como Jesus Cristo, Mitra era reconhecida como uma grande divindade mediadora espiritual para os romanos. Da mesma forma, Jesus, considerado “O Messias”, teria a mesma função de conceder a salvação espiritual a todos aqueles que acreditassem em seus ensinamentos por meio da conversão. Com isso, a absorção dos princípios e referenciais religiosos da cultura romana influenciou na ordenação das festividades e divindades do Cristianismo.

Mesmo a Bíblia não especificando o nascimento de Cristo, as autoridades cristãs fizeram a escolha desta data, que foi mais tarde reconhecida pelo Papa Julius I (337 -352). Com o processo de expansão e regulamentação das tradições do cristianismo, o feriado natalino ganhou enorme força ao seguir o próprio processo de expansão da nascente religião. Dessa maneira, o Natal conseguiu se transformar em uma das principais datas a serem comemoradas pelos cristãos de todo o mundo.

FONTE: http://www.brasilescola.com

Por Rainer Sousa
Graduado em História

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

PROJEPET II

Atividade realizada por alunos da 4ª série/2012

PROJEPET II - Projeto de horta mandala feito com o reaproveitamento de garrafas Pets.

Apos o sucesso que tivemos em 2011, na construção da primeira Mandala feita totalmente com garrafas pets doada pelos nossos alunos e funcionários da nossa Escola Agrícola Municipal Presidente José Sarney, ficamos preparados pra erguer mais um exemplo de preservação do meio ambiente. A anterior, tínhamos o desejo de envolver todos os alunos desta Unidade de Ensino. Um sucesso. Este ano (2012) tentei envolver apenas os alunos que ficarão talvez por mais tempo cuidando desta novidade (os da 4ª série do ensino fundamental) . Assim nasceu a 2ª Horta Mandala. Bem pertinho da primeira que hoje já se encontra totalmente ocupada por plantas medicinais Como: BABOSA, BOLDO BAIANO OU ALUMÃ OU CUÁCIA, ERVA CIDREIRA, BOLDO MIÚDO BRASILEIRO E BOLDO GRAÚDO BRASILEIRO OU SETE DORES, CAPIM SANTO, HORTELÃ GRAÚDO DE 2 ESPECIES: UM VERDE TRADICIONAL E OUTRO COM AS FOLHAS MARGINADA DE BRANCO, TERRAMICINA, ALFAZEMA, ARRUDA, RIFOCINA ETC. Como este alunos ainda estão iniciando a sua vida estudantil aqui na escola tentamos envolvê-los na construção da 2ª mandala, esta que mostraremos a seguir. Observem que o primeiro modelo dos canteiros são quase que triangular, já a segunda tem o seu formato totalmente circular.




Alunos da 8ª serie






Alunos da 4ª  série/2012

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

SUPER LEITE


Leite saúde

Superleite.
Pesquisadores da Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade Britânica localizada em Sydnev, Austrália, dizem ter desenvolvido uma ração para vacas que as levariam a produzir leite com 25% menos de gorduras saturadas do que o leite comum.
A ração é produzida a partir da transformação das sementes de colza espécie de couve silvestre – em um pó, que é recoberto por um extrato protetor e que é adicionado às rações convencionais. Na alimentação tradicional, o processo de rumínar transforma o alimento dos bovinos em gorduras saturadas. O óleo de colza afeta a maneira como a ração é digerida, levando o animal a produzir leite com menos gorduras saturadas. Segundo os pesquisadores, o processo australiano também aumenta a produção de leite em 30%.





segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A BELEZA DAS HORTENSIAS


Hortênsia




As Hortênsias chama a atenção de qualquer ser humano admiradores da surpreendente Natureza. Seja ela cultivada em terra firme, vasos e arranjos; por suas cores, delicadeza e ao mesmo tempo exuberância. Pra demonstrar o que eu quis dizer, imagens valem mais do que mil palavras, certo? A dar uma garimpada na Internet, deu para vê a abundancia em floração que a mesma nos oferece.  

As cores variam bastante, do branco ao azul, passando pelo rosa e lilás. Difícil escolher! Uma mesma planta pode produzir flores de cores diferentes dependendo do pH do solo. sobre esta variação de cores: pH low=pH baixo (ácido) / pH high=pH alto (alcalino)

Existem muitos significados associados à Hortênsia, como Gratidão, Sinceridade e até Vaidade. O nome científico Hydrangea macrophylla significa Jarro de Água, pois a espécie necessita ser regada constantemente.


É um arbusto que pode chegar a 1,5m de altura. Em jardins pode ser plantada diretamente no solo ou em vasos, sendo também excelente para composição de arranjos como flor de corte. Deve ser cultivada a pleno sol, mas aprecia regiões de altitude e clima ameno.

A cor das flores chama bastante a atenção, podendo até ser usada para compor com outros elementos do espaço.
E imagens de hortênsias em vasos e arranjos: