UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sábado, 14 de maio de 2011

FAZENDA ABÓBORA - RIBEIRA DO POMBAL - BAHIA

EIS AQUI UM POUQUINHO DE HISTÓRIA  DO LUGAR
                                   

         Diante da importância política, econômica e social da referida comunidade (Fazenda Abóbora), venho relatar um pouquinho da sua história. Relato este, contado por pessoas que desde os primórdios habitou neste lugar. 
         Contam os mais antigos moradores que o nome Abóbora iniciou-se com uma grande plantação de abóbora realizada pelos índios habitantes deste local. Ali foram plantados uma grande quantidade deste fruto, que o produziu bastante, sendo até impossível aproveitar toda sua produção. Daí a denominação Abóboras.













Vista Panorâmica da Comunidade Abóbora
foto tirada e uma altura de mais de 300 metros de altura

                         
Esta é uma vista panorâmica de um "condomínio" fechado através de porteiras pertencente aos familiares de Zé de Porfírio (meu Tio/Padrinho). 
 Foto: Condomínio da família Zé de Porfírio (Faz Abóbora)

Aqui são desenvolvidos diversos  trabalhos excelentes de preservação da florada silvestre. Afim de alimentar as abelhas para o fornecimento de mel, que além de alimentar a família com material de excelente qualidade e pureza, será comercializado o excedente da  coleta para particulares. E também é levado para  a cooperativa ou casa do mel de Ribeira do Pombal. Não só na  propriedade, como apicultura doméstica. Más também, em outras comunidades em que ainda existe preservação da vegetação.  Como apicultura migratória. Além da apicultura, são desenvolvidas outras atividades agrícolas como: A conservação das fruteiras, que há tempos já existem: cajueiro, mangueira, licurizeiro, entre outras espécies. criação de animais e plantio de palma tipo aquele do projeto palma para o Nordeste de Paulo Suassuna (Neto de Ariano Suassuna Escritor Paraibano, e criador do filme O Alto da Compadecida). 

Criatividade é o que não falta para a turma deste condomínio. Ao olharmos para o alto da montanha de onde tirei estas fotos, veremos uma grande e enorme iniciativa por parte do Raimundo, onde idealizou um cultivo de cajueiro precoce e outras plantas: medicinais, frutíferas, ornamentais e exóticas, condimentares e  outras destinadas à produção de sucos. Do tipo Maracujá.

  
A comunidade Abóbora, nasceu de uma fazenda que teve um dia os seus limites predominantes. São eles: Barreirinha da Baixa do Cipó à Serra do Chapéu - dividindo-se com os Piqués - Barreira da Gordura dividindo-se com os logradouros à Braúna do Poço das Varas. Esta, já nos limites com a referida comunidade de Poço das Varas.
        Dentro dos domínios da referida fazenda (Abóbora) podemos citar algumas localidades posteriormente criadas: Saco Comprido, que localiza-se logo do outro lado da montanha de onde tirei estas fotografias. Saco das Capoeiras, Alexandrino, Antas (Zantas) e parte do Poço das Varas.

Antigos moradores da Fazenda Abóboras

Todas as localidades são formadas por pessoas responsáveis pelo desenvolvimento do lugar. Assim há indivíduos de vidas longas e outra com tempos de existência bastante reduzido. Outros nem chegam a nascer. Digo isso, para começar a citar pessoas que começaram a formar esta comunidade que outrora foi fazenda, mas com o passar do tempo vieram as necessidades da divisão territorial para formar o que hoje está sendo bem habitada por muita gente.
Peço desculpas aos leitores aboborenses se alguns nomes de antigos moradores não aparecerem na seguinte relação:

# Família de Plázio, família de Bertolomeu, família de  Epifânio, família de Pedro Freire (este saiu da comunidade para habitar em Ribeira do Pombal e exercer o  ofício de Tabelião.Família de Paulo Romão da rosa (descendente de Italiano)  .Família de  Pedro Chaves. Família Crispim, Família Porfírio, família Pascoal, famíla Martim, Família Vicente, família Dedé, família Zuca, família Agnelo, Família Tomás, Família Mamedo, família Piroca, Família Jardo, família Zé Preá, família Pedro Nolaço, família Antonio de Angelina, família Zé Pequeno, família Geraldo, família Zé de Siriaco, família Zé Bambá, família Liocardo, família Zé Branco, família Teínho, família Senhor de Vicente, família Severiano, este saiu da região em 1972 para habitar no povoado Raspador - Ribeira do Amparo - Bahia, e em 1980 mudou-se para Poço Verde - Sergipe. Família Tanazinho, família Inês (esta, filha de Lorença que veio como escrava para trabalhar nas lavouras da fazenda (Abóbora), família Zé Maria, entre outros que não lembramos no momento. Fonte de informação do Sr. zé de Porfírio.

Vista panorâmica da Comunidade Abóbora.
Subida com aproximadamente 80 metros de altura até o futuro pomar.
Estamos aqui curtindo esta beleza de lugar.
Cabaninha do Raimundo
Esta área está sendo aproveitada para um pomar de cajueiro e diversas plantas frutíferas. Além do consorciamento com outras culturas de ciclo curto (anual), como melancia, feijão, maxixe e outros


Estamos nesta cabaninha construída pelo jovem Raimundo (à esquerda). aqui é uma verdadeira terapia para aqueles que vivem como eu (à direita) nas cidades, estamoa a aproximadamente 300 a 400 m de altitude. mas nada mal. imaginem no futuro quando estas árvores estiverem produzindo, como será maravilhoso para um lazer especial. além disso, os saborosos  das frutas que serão gerados por aqui. 

Aqui está sendo implantado pelo jovem Raimundo, uma área de plantas frutíferas, como: Cajueiro precoce, mangueira e diversas outras espécies. Objetivo principal - fornecer alimentos para a sua colméia, que fica localizada logo abaixo desta elevada montanha. e reflorestar o ambiente, servindo como cartão postal para aqueles visitantes que gostam do verde e do ambiente com ar puro e saudável. dá pra vê em detalhes uma cova com muda de cajueiro já começando o seu desenvolvimento. 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O FRUTO DA PRESERVAÇÃO

     O FRUTO DA PRESERVAÇÃO


         O objetivo de se preservar, é vê o fruto da preservação. Pensando nisso é que sempre quando tenho um tempinho das minhas preciosas ocupação com a sala de aula, tento mostrar e registrar alguma coisa do que ainda existe na tão perseguida flora e fauna. por onde ando levo comigo algum instrumento gerador de imagens, onde posso fotografar e posteriormente publicar. De alguma forma, levarei toda essa beleza, a qual interessa a algumas pessoas. por onde passo vejo os dois lados da moeda: preservação x desmatamento e destruição até um tanto exagerado. Mas ainda existem pessoas conscientes quanto a conservação da flora e da fauna, que por incrível que pareça estão sempre interligadas e uma dependendo da outra. Muitas vezes uma ave leva em seu bico ou até mesmo no seu interior sementes para inconscientemente jogar na terra e dali germinar uma nova planta. Até algumas espécies de morcego, fazem este tipo de benefício para a multiplicação da natureza. talvez, alguns animais também façam isso, leva sementes para longínquos lugares, mesmo sem a consciência que estão fazendo algo de bom para  eles (animais) e também para os seres humanos. Quem sabe se o meio ambiente não seria mais preservado se dependesse só dos nossos animais? Sem a intervenção do ser humano? Uma coisa é certa, mesmo sendo irracionais, todos os animais contribuem para o habitat natural em que eles convivem.
        Falta mais consciencia no lado racional da coisa. sobra ganância pela colheita e criação de animais. Afim de lucrar exageradamente. encher os bolsos e deixar o solo enfraquecido cada vez mais. A Biodiversidade está cada vez mais pedindo socorro e consciência por parte daqueles que só destrói e nunca conserva. pense nisso...
-------------------------------------------------
Hermano Alves
Poço Verde - Sergipe
05 de maio de 2011
------------------------------------------------

Pau Pereira (Geissoospermum velolsi Fr. All)
Família - Apocináceas.  


Da floresta pluvial, que tem folha pequenas, e cuja caracteristica mais notável é que a casca, amarela, extraordinariamente amarga, contem vários alcalóides e tem acentuadas propriedades hipotensoras.
Este exemplar foi fotografado próximo à estrada que dá acesso a Escola Agricola ou ao Pov. Rio Real - SE




--------------------------------------------------------------------------


Barriguda  de espinho - Ceiba pentandra  Geartn)
Familia - Bombacáceas
Caracteristica - Árvore de conformação tonelar, atingindo na parte média até 1,50m de diâmetro, com a casca cinzenta esverdeada, coberta de inúmeros acúleos superpostos em saliência suberosas. 

Estes exemplares fazem parte da àrea de preservação e reflorestamento da Escola Agrícola Municipal Presidente José Sarney. Não só estas, e sim, muitas outras de espécies pertencentes à nossa flora nativa. são aqui preservadas e multiplicadas. afim de servirem como exemplo de preservação para os nossos discentes, elém da utilização como material didático e pesquisas.
----------------------------
Boa iniciativa!
São plantas enfileiradas plantadas ao redor de um campo de futebol. localizado na comunidade Cachorro Morto. Sítio do Sr Zé Exator.
Em linha reta estão plantado Algodão-do-pará ou algodão-da-praia. Além de outras como: Nim, cajueiro precoce entre outras espécies.
Algodão-do-pará ou da praia -  Hibiscus tiliaceus Linn.
Familia - Malváceas
Árvore de folhas longo-pecioladas, flores grandes, de corola bem aberta, amarelo-enxofre.
--------------------------------------------------------------------------------------------
O mandacaru nem só flora na seca, mas também frutifica posteriormente. Exibindo assim, os seus frutos que são acima de tudo uma fonte de alimento para uma diversidade de seres vivos.
No detalhe vemos uma espécie de besouro saboreando e matando a fome com as sementes que estão sendo expostas para o fornecimento de alimento e para a perpetuação da espécie.
Mandacaru -Cereus jamacaru P.DC.
Família - Cactáceas. 
Cacto gigantesco, colunar, de tronco multi-ramificado, flores grandes, brancas, noturnas e numerosas.
----
Pau Brasil - Caesalpínia echinata Lam
Família - Leguminosas Caesalpinióideas
Arvore de belo porte, frondosa, revestida por uma casca acinzentada e aculeada. folhas bipinadas, com 8-10 jugos de folíolos ovais, obtusos, verde-luzentes. Flores amarelas, com mancha encarnada. vagem pequenas e espinhosas.


Este exemplar está plantado ao lado de uma residência na comunidade Cachorro Morto - Poço Verde - SE
-----------------------------------------------------------------
 Um lado já mostrado com as barrigudas plantada e preservadas na Escola Agrícola. o outro lado, plantado e preservado também  com espécie nativa. (Braúna).
É um trabalho feito ao longo de vários anos por este que vos escreve neste momento e pelos alunos que foram e são incentivados a fazer parte desse desafio. esforço este que faz com que a consciência seja implantada no pensamento de cada um.
-----------------------------
Braúna - Schinopsis brasiliensis Engl.
Família - Anacadeáceas. a mesma da cajá, aroeira, umbuzeiro  entre outra
 Entre outras, está em detalhe a árvore - pata-de-vaca. esta tambem faz parte da nossa multiplicação e preservação da flora. esta com requinte de ornamentação e medicinal. Além de multiplicar o verde, que já é o símbolo da nossa Unidade de Ensino e produção. Este exemplar está localizado no setor de Pomar. Com objetivo de preencher espaços deixados por uma ou outra planta.


Pata-de-vaca - Bauhinia forticsta
Família - Leguminosas
------------------------------- 
 Foto tirada de um exemplar que ainda está preservada mesmo com "teimosia" ( com relação ao desmatamento, no caminho que dá acesso ao Santo antonio. e próximo a estrada das Contendas. Aqui pertinho da cidade de Poço Verde e estrada com direção ao Povoado Rio Real - SE


Faveleiro - Jatropha phyllacantha)
Família - Euforbiáceas
Arbusto grande de flores alvas dispostas em cimeiras, e cujo fruto é cápsula verrucosa, escura, com sementes pardacentas e oleaginosas. favela, faveleira, mandioca-bava.
--------------------------
mandacaru já identificada um exemplar anteriormente este e o outro que segue, faz parte da mesma espécie Cerus jamacaru P.D.C.
Familia - Cactáceas
-----------------


Mandacaru quando "fulora" na seca, é sinal que a chuva chega no sertão. (Luiz Gonzaga)
             
-------------------------


Mandacaru da mesma especie. 
Estes foram fotografados em uma propriedade que que fica próximo à estrada que dá acesso à Escola Agricola ou ao Povoado Rio Real - SE.


Bem junto ao mandacaru florido, está um galho de velame do campo. 
Velame - Croton astrogynus
Família - Euforbiábeas
Arbusto muito ramoso, e tomentoso, de folhas subsésseis, lanceoladas, ferrugíneas e tomentosas na pagina inferior. Flores pequenas, capsulas ovóides
--------------------------------------------------------------------------------------------
 pau-ferro - Caesalpínia ferrea)
Família - Leguminosas
Comum nas mata pluviais e nas caatingas, que tem o tronco manchado de claro e escuro, folíolos pequenos muito ornamentais, os frutos são legumes e lisos, perfumados e ricos em taninos, e a madeira é extremamente dura. Estes tambem fazem parte da nossa proteção e preservação na Escola Agricola Municipal Presidente José sarney. localizado na Comunidade Terra Vermelha - Poço Verde - SE


--------------------------------------------------------------------------
Juazeiro - Zizyphus joazeiro
Família - Ramnaáceas
Arvore alta e copada. carcteristica da caatinga nordestina, de folhas trinervada, flores pequeninas fruto drupáceo, amarelo, com polpa edulce e cuja casca é rica em saponina e serve como sabão e dentfrício. fornece ao gado sobra e alimento, não perdendo a folhagem durante a seca.
Este també faz parte do nosso controle e serve como fonte de pesquisa aos nossos alunos.
------------------- 
Hermano Alves em 05 de maio de 2011

terça-feira, 3 de maio de 2011

OS AMANTES DA NATUREZA DEVEM CUMPRIR ESTES COMPROMISSOS.

DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS DO CLUBE DOS AMANTES DA NATUREZA, DIVULGADO PELA REVISTA NATUREZA (EDIÇÃO 218, ANO 19 Nº 2, MARÇO 2006). INSPIRADO NA DECLARAÇÃO DE ESTOCOLMO SOBRE MEIO AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)
-------------------------------------------------------------------------------------

1. Proteger a Natureza e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
2. Preservar a flora e a fauna silvestre, contribuindo para evitar a extinção das espécies.
3. Dar preferência a produtos biodegradáveis, além de racionalizar o consumo de água e de energia, conservando assim, os recursos naturais.
4. Adotar a coleta seletiva de lixo e outros materiais recicláveis, além de divulgar essa pratica essencial para o equilíbrio ecológico.
5. Denunciar violações ambientais às autoridade competentes, tais como: Policia Floresta, Ibama, e ONGs especializadas.
6. Procurar plantar a maior quantidade de árvores, preferencialmente as nativas ameaçadas de extinção.
7. Auxiliar os outros associados na obtenção de sementes e mudas, especialmente as nativas de cada região.
8. Incentiva o amor à Natureza nas crianças, no círculo de amigos, na comunidade e na internet, divulgando informações corretas sobre as plantas, os animais e seu habitat.
9. Trabalhar pela melhoria da qualidade de vida na sua comunidade, entendendo que a paz - e anão violencia - é a maneira mas eficaz de melhorar o mundo onde vivemos.
10. Reservar um tempo para se dedicar a Natureza, presenteando a si mesmo com momentos de meditação e tranqüilidade. Entre outras ações...
 CLUBE DOS AMANTES DA NATUREZA

Conheça endereços úteis para ajudar aos associados em www.europanet.com.br/club

Rimem comigo sobre a Natureza
Saiba que a Natureza
Nos da força e proteção
Dando sombra e água fresca
Em pleno sol de verão.

Aqui mesmo em Poço Verde
O povo já imagina
Que faremos com a seca
Quando secar a cacimba?

imaginem em outras bandas
Nos confins deste sertão
O que seria do povo
Sem existir plantação!

Por isso aconselhamos
As pessoas lá da roça
Não destrua as nossas plantas
Nem pra fazer a palhoça.

Se puder plante uma árvore
Sem destruir a quem tem
A natureza te adora
cada vez vai querer bem.

Já destruirmos o bastante
Limite da Natureza
Agora vamos plantar
Pra mostrar nossa presteza.

Se moramos na caatinga
Lugar seco de doer
Devemos sim, preservar
Melhorando o viver.

A cada dia que passa
A terra fica pelada
Não nasce mas nem capim
Ou se quer a marmelada.

Por isso procuraremos
Preservar nossa floresta
Onde as aves vivem soltas
Cantando e fazendo festa.

Não podemos esquecer
Das espécies animais
Pois conservando a floresta
Os alegram muito mais.

É assim que se preserva
Plantando e cuidando mais
Não matando nossas planta
Protegendo aos animais.
-------------------------------


Hermano Alves
Poço Verde - SE
Em 03 de maio de 2011